Até 2023 o governo gaúcho quer que o transporte de cargas por rios e lagos do RS responda por 30% do bolo total ou 15% em dez anos. Hoje são apenas 4%. “Será um terço para cada modal: rodoviário, hidroviário e ferroviário”, disse nesta terça-feira o secretário de Logística e Infraestrutura, Daniel Andrade. O editor convidou Andrade para um café da manhã no Millenium Flat, em Porto Alegre, porque queria saber o que está fazendo o governo estadual na área.
. O RS possui 750 kms de vias navegáveis, do centro do Eswtado (Cachoeira do Sul) até Rio Grande. É o segundo mais importante complexo do gênero no Brasil.
. No caso das metas traçadas para 2023, não se trata de conversa. Neste momento, graças a uma consultoria fechada no ano passado com o governo holandês (administração do Porto de Amsterdam), sai do forno o Master Plan (Plano Diretor) do Business Plan já elaborado para a área hidroportuária do RS.
. Através de todos os meios de transportes, o Estado movimenta 100 milhõers de toneladas de carga, mas isto chegará a 210 milhões em 2017. - O ministro dos Transportes e das Águas da Holanda chegará a Porto Alegre em março. Ele virá com uma comitiva de 20º empresários. A vinda do ministro, que é o ministro mais importante do governo holandês, visa fortalecer a equipe que trabalha na consultoria acertada com o governo do RS.
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