Clipping/ Folha de S.Paulo
24/10/2008
O apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições municipais não é decisivo na escolha do eleitorado. É o que mostra a mais recente pesquisa Datafolha. Segundo o instituto, mesmo em capitais onde o presidente subiu no palanque de seus aliados, o voto dos que acham o governo federal ótimo ou bom se divide entre o candidato de Lula e seu adversário.
É o caso de São Paulo. Entre aqueles que consideram o governo Lula ótimo ou bom, 50% votam na petista Marta Suplicy, enquanto 43% votam em Gilberto Kassab (DEM) -partido que faz oposição a Lula.
Dos que consideram o governo regular, 64% dizem votar em Kassab, contra 24% em Marta. Entre os que dizem que o governo é ruim, o resultado é de 76% a 11% para Kassab.
Lula subiu no palanque de Marta, apareceu em seu programa eleitoral e disse que a petista irá ganhar a eleição.
"Os dados mostram que o eleitor está prestando mais atenção na perspectiva de resolução dos problemas locais, mais próximos, do que nos apoios recebidos pelos candidatos", afirma Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.
No Rio de Janeiro, o candidato Eduardo Paes (PMDB) tem usado a estratégia de colar sua campanha à imagem de Lula. Entre os que aprovam o governo Lula, 49% ficam com Paes, contra 38% com Gabeira. Mas essa diferença já foi menor: na pesquisa de 16 e 17 de outubro, era de 45% a 41% para Paes.
Em Porto Alegre, Lula apóia a petista Maria do Rosário. Mas entre os que avaliam seu governo como ótimo ou bom, 40% dizem votar no adversário dela, José Fogaça (PMDB), contra 52% da deputada petista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário