Leitores se dividem ao avaliar o duelo Busatto x Feijó

Uma das questões mais recorrentes nas colocações dos leitores é a discussão sobre a legalidade ou ilegalidade da gravação procedida por Paulo Afonso Feijó sem o conhecimento de Cesar Busatto. O editor desta página considera que houve crime no caso. Em Zero Hora de hoje, o procurador Geral de Justiça, Mauro Renner, informa que o STF tem jurisprudência garantindo a legalidade. A verdade é que o STF e o STJ dividem-se em relação ao uso de gravações criminosas como elemento de prova. Alguns ministros sustentam ser prova lícita a gravação com a autorização de um dos interlocutores, mas seu posicionamento é que essa afirmação deve ser vista com ponderação. No STJ, há jurisprudência tanto para admitir a licitude quanto para não admitir, dependendo do caso. A gravação colhida por Feijó foi com violação da privacidade, direito expresso no inciso X do artigo 5º da Constituição Federal.

A seguir vão e-mails selecionados entre 134 que o editor recebeu durante o dia, todos a respeito do episódio Feijó x Busatto. Os textos foram editados, mas conservam o conteúdo. Alguns leitores escrevem muito e boa parte dos petistas prefere o insulto, o que justifica a edição.

APROVEITE para ler (se você quiser falar com o editor, escreva para
polibio.braga@uol.com.br):

A gravação foi uma covardia
Essa atitude de gravar e armar para cima do Busatto foi um ato de covardia e canalhice, porque elaborou junto com a vanguarda do atraso. No programa Conversas Cruzadas da TVCão, Busatto falou da atitude de hipocrisia pitboy que se instalou no comando da CP da Assembléia. Yeda paga na mídia por não querer pagar o preço que lhe cobram, mas que Brasília cobre. J. Reichert, Porto Alegre.

É o traíra dos traíras

É traíra dos traíras. Com um cara desses não fazia negócios nem a pau. Seus pares empresários, como eu, devem estar aparvalhados. Pedro Vicente Silva, Porto Alegre, RS.

Síndrome do Sérgio Fortes

Há alguns anos, quando o promotor Sérgio Fortes entrou lá na Sogenalda, algemou e prendeu o atual vice Paulo Feijó, todo mundo gritou contra a ilegalidade. Fortes foi desautorizado quando chegou com o empresário preso. Depois acabou sendo defenestrado da carreira. Feijó não aprendeu com aquilo ? Que feio o que fez agora, gravando os outros pelas costas ! Nunca vi disto no RS. Armando Guedes Pereira, Porto Alegre, RS.



Querem reencarnar Borges
Tem gente que quer reencarnar os espíritos de Julio de Castilho e Borges de Medeiros. Acabou essa de tomar o poder a qualquer custo e custe o que custar, difamando e ferindo a história de muitos homens públicos. Tem que pedir exame de sanidade mental ao Feijó. Marcos de Vitto, Caxias do Sul, RS.


A Fenaseg e o governo Olívio
Quando o presidente da Fenaseg vier falar na CPI do Detran, quinta-feira, seria bom que a base governista apresentasse em coletiva como é que o governo Olívio torrou o dinheiro que a Fenaseg deu ao Detran durante quatro anos. Vai ser gozado ver a cara do Fabiano ! Aliás, quem vai perguntar o que teve a ver o Clube da Cidadania, no governo Olívio, com os interesses da Fenaseg ? Quem mata esta charada ? Tomé Centeno, Porto Alegre, RS.

Juristas dizem que não é ilegal gravar à traição
Pelo que vários juristas declararam nas últimas horas, não há nada de ilegal em gravar uma conversa em que aquele que grava é participante. Diria que alguém que tem conhecimento de atos como os denunciados, tendo provas ou gravações como as que tinham Feijó tem o DEVER de denunciar. Vicente Domingos, Porto Alegre, RS.

Feijó tem razão
O que acaba soando estranho é que alguns jornalistas procuram atacar só Feijó, no que tem todo o direito, mas o fazem com o único intuito de diminuir o peso da pena que deve (ou deveria) ser implacável com todos (de todos os governos passados) que embolsaram (para não dizer outra coisa) o dinheiro público. James Masi Dressler, Porto Alegre, RS.

Parabé ns por não adotar o discurso único
É com muito orgulho que vejo que o Rio Grande do Sul possui jornalistas responsáveis que conseguem ver que o que fez sr. Paulo Feijó é, fundamentalmente, um ato de traição. Augusto Bueno, RS.

Falsos guardiões da moral
É incrível ver os deputados do PT agindo como “guardiões da moral e da ética”, quando sabemos que a verdade sobre eles é muito mais suja do que cueca com dólar. Paulo Bernardi, Porto Alegre, RS.

Busatto errou mais
Então, quem errou mais foi Busatto. Cometeu crime, sim, de prevaricação e deve ser punido por isto. Feijó, digam o que disserem, com razões ou contra-razões, estava diante da opção de ou cometer um crime de prevaricação ou um delito ético. Obrigado por ser antiético num ninho de cobras, vice-governador Paulo Afonso Feijó. Este sim é um novo jeito de governar.Glauco Armani, Porto Alegre, RS.

Caras-pintadas ou caras de pau ?
Cômico os cara-pintadas, pseudo-estudantes (caras-de-pau) ontem, no Piratini, meia hora depois da divulgação da fita do Feijó... Viu como eles são bem articulados para agredir e ofender os outros??? Cadê os caras-pintadas no caso das roubalheiras do governo Lula ?
Varlei Disiuta, Porto Alegre, RS.

Procurador diz que gravação traiçoeira é legal
"De acordo com o procurador-geral de Justiça, a gravação feita por Feijó éconsiderada legal uma vez que foi feita por um dos protagonistas dodiálogo." Estevão Arnhold, Ivoti, RS

Divergimos sobre este caso do Busatto
Respeito tua opinião. Leio todos os dias tua coluna. Continuarei lendo. Mas neste ponto divergimos. Mas é salutar para a democracia! (não a democracia que o Bussato, disse pregar, no mentiruso (mistura de discurso com mentira que fez a pouco).. Cléo Martellet, Porto Alegre, RS.

Os desvios não começaram no governo Olívio
Em seu "post" de que trata do "day after" você afirma que os devios de dinheiro iniciaram no governo de Olivio Dutra. Até onde sei e, se estiver errado por favor faça a correção, não consta nenhum integrante do governo do PT (Olivio Dutra) indiciado em qualquer processo relativo aos escândalos do Detran. Miguel A Barreiro, Porto Alegre, RS.

Que horror !
Que horror!! São essas as façanhas narradas no Hino Riograndense ? Marta Malheiros Sintra, São Paulo, SP.

Os fins justificam os meios ?
Agora, além de conviver com futricas entre a governadora e o seu vice, aparece essa história de gravação.Estou opinando baseada no que li na tua coluna de hoje, e sou mais uma a perguntar: os fins justificam os meios? Carla Schmitz, Porto Alegre, RS.

Olívio era o caminho
Não quero fazer a defesa do Olívio, até porque não tenho procuração dele para fazê-lo, porém na época em que o mesmo era candidato ao governo do Estado, tu falavas diariamente que a Yeda seria a solução para a alavancagem do crescimento no Rio Grande. Talvez eu não tenha entendido bem. Farah Santos, Porto Alegre, RS.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/