CNBB emite nota exigindo mais ética na política do RS

A CNBB/Regional Sul 3 emitiu nota neste domingo sobre a crise política no RS. A nota reclama por mais ética e pede que os eleitores gaúchos saibam escolher bem em outubro. Trata-se de um texto oportuníssimo emitido pelos bispos, que finalmente parece terem saído da casca.

. A nota não faz referência alguma aos desvios éticos percebidos diariamente na política nacional, sequer aos escândalos do dossiê montado na Casa Civil contra o ex-presidente FHC e ao mais recente episódio da trampa da venda da Varig para a Gol.

LEIA a íntegra:

Igreja Católica cobra ética na política do Estado.

Os Bispos gaúchos emitiram nota oficial neste domingosobre o atual momento político do Rio Grande do Sul. Otexto também foi aprovado pelos coordenadores de pastorale dirigentes de organizações católicas estãoreunidos com os bispos, em Porto Alegre, na 5ªAssembléia Regional da Ação Evangelizadora, queencerra ao meio-dia na Casa de Retiros Vila Betânia -Rua da Gruta, 220; Bairro Glória - na Zona Sul daCapital.O texto afirma que a corrupção existente no aparelhoestatal assume proporções desmedidas e destruidoras."Configura-se entre nós um costume de desvios éticosque envolvem especialmente os políticos". A IgrejaCatólica afirma que não basta a purificação dasatitudes dos políticos, mas é preciso apontar a origemda corrupção, que está na ganância e no podereconômico, responsabilizando os corruptos e corruptores. A nota oficial lamenta que em meio a esse cenário deapropriação indébita de recursos públicos existe umamá aplicação das verbas destinadas a investimentos naspolíticas públicas da área social. Os bispos edirigentes da Igreja esperam que os poderes constituídosna área do direito exerçam seu papel defiscalização, controle e definição de medidaspunitivas e reparadoras de tais fatos, que ferem acredibilidade da gestão pública.O documento refere-se ainda ao ano eleitoral. A igrejaafirma que neste ano de eleições é preciso dar um votoconsciente para vereadores e prefeitos, comprometidos com ahonestidade e transparência na gestão pública aserviço do bem comum, que em primeiro lugar é o bem dospobres. DIRETRIZES - A assembléia da Igreja no Rio Grande do Sulaprovou as diretrizes da ação evangelizadora no Estadopara os próximos quatro anos. Em comunhão com asdiretrizes nacionais, foram apontadas três prioridades:Cuidado com a vida, Formação das lideranças e dosfiéis em todas as dimensões e Evangelização da juventude.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/