Artigo, Maynard Marques de Santa Rosa - Desfecho macabro

O autor é General de Exército

“É tempo de murici, cada um cuide de si!”, foi o que respondeu o Cel Tamarindo, comandante em exercício da 3ª Expedição contra Canudos ao oficial que, ansiosamente, o interpelara sobre o que fazer, na tarde de 3 de março de 1897. A investida tinha fracassado, parte da tropa estava em pânico e o comandante de ofício, Cel Moreira César, jazia moribundo no leito de morte.  

O relato primoroso de Euclides da Cunha, em “Os Sertões”, traduz a perplexidade de um comandante pusilânime no momento decisivo. Faltou firmeza. Em choque, sentado na caixa de um tambor, chupando longo cachimbo, o Cel Tamarindo não deliberava.  O peso da responsabilidade era maior do que a sua força vital. Por insegurança, relegou os companheiros à própria sorte. 

(...) 

O desfecho macabro da 3ª Expedição passou para a História como lição do resultado da omissão e da fraqueza de um comandante de qualquer época. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

15 comentários:

automation disse...

Exatamente o mesmo que o capitão covarde r fracassado do Bostonaro fez com os trouxas patriotarios, fugiu pra os USA e deixou os babacas na mão.

Anônimo disse...

O preço... há de se pagar!

automation disse...

“Os Sertões” é vigorosa denúncia às atrocidades cometidas contra uma população esquecida do interior brasileiro. Vale como uma primeira tomada de consciência para com um problema complexo na construção da identidade nacional. O problema persiste, ainda que sobre outras perspectivas. Euclides é cartesiano. O livro se divide em três partes: a terra, o homem e a luta. Euclides é ambicioso, escreve sobre vários assuntos: geologia, botânica, sociologia, antropologia, política, mineralogia, hidrologia, frenologia, história. Especialistas apontam que há muitos erros e premissas mal fundamentadas.

automation disse...

Os relatos de viagem da expedição feitos pelo jornalista e escritor Euclides da Cunha entre 1904 e 1905 ao Acre e à Amazônia e publicados em forma de livros e ensaios impressionam por sua atualidade. Na época, o autor de Os Sertões (1902), sobre a Guerra de Canudos, na Bahia, já denunciava a violência contra os povos originários, a devastação ambiental e a exploração predatória dos recursos naturais da floresta, destruição cujos responsáveis eram os caucheiros peruanos, extrativistas que exploravam a região em busca de látex, seiva retirada de espécies vegetais usada para a produção da borracha.

aparecido disse...

O que fazer com um militar delator ?? a delação, premiada ou não, é totalmente incompatível com um militar profissional...+coloca em risco a segurança pessoal e fisica dos demais integrantes de um grupo, como colocou a delação do Mauro Cid....entre as máfias a delação é premiada com a morte... sem choro.... entre os civis as vezes é punida as vezes não....mas entre militares, se for em epoca de guerra, é pena de morte também.... Se o sujeito estava em meio a trama, a obrigação era destruir tudo depois de cancelado o plano e se fosse preso, como foi, segurar a barra sabendo que teria companheiros do lado de fora trabalhando por ele...mas o homem se ca..gou todo e soltou muito mais do que deveria... se fosse comigo arrumava um jeito dele vestir uma mini saia e colocá-lo numa cela com vinte marmanjos... e deixá-lo lá por um bom tempo....

Anônimo disse...

Sempre falei isso. Capitão Bundão emponderou o xandão para ferrar a nação. Quem ainda crê nele é bobão. Bolsojudas é o grande culpado de tudo. Por covardia ou promessa de acordão para se livrar e ao filhote. Merece a cadeia
Ele merece.
Os infelizes de 08/01 não. Foram usados e descartados. Mas....esperar justiça, clemência ou compreensão do stf é demais!

Anônimo disse...

Tamarindo acabou dependurado numa árvore,cabeça pra baixo.
Moreira Cézar,foi o tirano de 1893.
Executou a chacina no trem em Curitiba ,,na serra,onde assassinou o Barão do Batovi e seu filho e muitos outros.
Recebeu um fim digno dum ordinário.

Anônimo disse...

Cabe muito bem aos dias atuais.

Bastava um puxão de orelhas no stf (garantido pela força dos tanques) quando anularam a decisão do voto da urna eletrônica COM VOTO IMPRESSO.

Era só mostrar que stf tinha ido além das chinelas.

Anônimo disse...

O ministro Alexandre de Moraes deveria colocar a mão na consciência, o que aconteceu não passou de uma armadilha com pessoas infiltradas, o povo não é bobo, não é agindo com perseguições que o povo vai ficar do lado dos petistas ou socialistas fabianos, não, bem, a menos que já confiam demais nas urnas eletrônicas. Nós gostamos muito do Presidente e os militares, nós só não queremos ficar do lado de Israel que vem nos causando tanto mal há décadas. Os esquerdistas tem um problema, eles gostam de usar o que se fala contra a pessoa. Se fala em um sentido, eles levam pra outro sentido.

Anônimo disse...

Estamos muito triste com esse massacre que estão fazendo com o ex Presidente Bolsonaro e os militares, eles não merecem isso. Ele foi um bom Presidente, tanto que o povo gosta muito dele juntamente com o Gal Heleno, o Gal Braga Neto. Nós lembramos da injustiça que fizeram com ele com o caso da Mariele. Isso está soando medo dele se eleger na próxima eleição.O ministro Alexandre de Moraes deve parar com as perseguições, somos todos brasileiros, compatriotas, o melhor é a pacificação e a reconciliação, a união em prol do Brasil. A culpa de tudo isso é dos espiões lobistas de Israel, nós também sofremos um massacre um pouco parecido pelos espiões lobistas de Israel com o João Doria propagando mentira contra nós, uma das razões que não queremos ficar do lado de Israel e estes, fizeram o mesmo com ele também quando ele estava na Presidência, isso porque eles o empurraram para o estado de Israel quando ele se elegeu. Os brasileiros precisam cortar os passos desses espiões lobistas de Israel aqui dentro do Brasil, Israel com seus espiões já causaram muito mal aos brasileiros e vem de muitas décadas, Brasil não tem que ficar grudado com esse pais, com esses lobos em pele de cordeiro, isso é uma cruz pesada demais para carregar.

Anônimo disse...

Zurra mais Jumentinho mortadela !

Anônimo disse...

É isso aí Jumentinho. Aliás, gostei desse teu pseudônimo.

Anônimo disse...

Ué Jumentinho, mas foi a tua turma de infiltrados que ferrou com esses infelizes no dia oito. Tudo adredemente preparado. Agora quer jogar a culpa no Bolsonaro ?

Anônimo disse...

esta milicada de hj em dia é de corte positivista

Anônimo disse...

Jumentolandia está preocupada : surra nas eleições municipais, surra na OAB , Trump chegando, o SISTEMA CORRUPTO está em pânico, inventa GÓRPI de táxi ; Felipe Martins " simulou " a entrada nos USA kkkk - a imigração americana foi enganda ......os JUMENTOS não sabem nem mentir/enganar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/