Opinião do editor - A Liberdade guiando o Povo

A tela ao lado é de Eugène Delacroix, 1830, e ela mostra a Liberdade empunhando a bandeira nacional e um fuzil com baioneta calada, tudo "em meio a canhões fumegantes", como escreve a jornalista Juliana Bublitz na edição deste final de semana do jornal Zero Hora, RBS. 

Ensina Bublitz:

- Ela (a Liberdade) representa a revolução de 1830, que tirou do poder o rei Carlos X,e simboliza a confiança no futuro da humanidade - um futuro de liberdade".

A  jornalista não explica a razão da lembrança, mas o editor lembra que o povo francês foi às ruas para acabar com o autoritarismo e a ditadura (o absolutismo).

Não parece estar longe o dia em que esta mulher do povo, a Liberdade, venha empunhar a bandeira nacional e o fuzil de baioneta calada, tudo para acabar com o autoritarismo e a ditadura, mas desta vez no Brasil.

4 comentários:

Anônimo disse...


Na mesma época que o Eugenio da Cruz pintava, Karl Marx dava os primeiros passos intelectuais na vizinha Alemanha.

Karl (que viveu praticamente toda sua vida adulta às custas de Friedrich Engels) tornou-se o guru de um regime idealmente libertador dos fracos e oprimidos... mas, na prática, um dos mais tiranos e opressores.

O pintor e Marx: nada a ver.

A não ser que Marx transitou muito pela Paris efervescente daquela época.

Anônimo disse...

Liberdade para destruir prédios públicos ?

Anônimo disse...

Enquanto houver bolsonarista que pensa que pode ,usando sua liberdade,quebrar palácios da república,não vislumbro a chagada desse dia.
Os poderes republicanos haverão a cada oportunidade,buscá-los para pagarem suas selvagerias.

Anônimo disse...

Grande coisa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/