Preços dos combustíveis e energia elétrica derrubaram a inflação de julho

As reduções dos preços dos combustíveis (-14,15%) e das tarifas de energia elétrica (-5,78%) aliviaram o bolso dos brasileiros e contribuíram para a primeira deflação brasileira desde maio de 2020. Em julho, a inflação oficial caiu 0,68%, o menor resultado da série histórica do índice, iniciada em janeiro de 1980, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Leia mais na nota a seguir.

Mesmo com a variação negativa, o IPCA (índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registra alta de 10,07% no acumulado dos últimos 12 meses, resultado ainda acima do dobro do teto da meta estabelecida pelo governo para o período, de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto (de 2% a 5%). No ano, o índice tem alta de 4,77%.

CLIQUE AQUI para saber detalhes.

29 comentários:

Anônimo disse...

De imediato se pensa, olha , a economia melhorou: mentira , depois dos preços serem alçados para cima , das empresas reduzirem as quantidades dos produtos , além de modificarem sua composição para pior (soro do leite por exemplo ), natural é que os preços se mantenham ou reduzam num mínimo , assim a situação continua a mesma economia de país em subdesenvolvimento , muito triste a fome, a violência , continuam....

Anônimo disse...

Fake news.

Anônimo disse...

Com data para terminar, ou seja, 31 de dezembro?

Anônimo disse...

O mesmo que causou inflação (petróleo) está causando a deflação. Juros alto é covardia governamental contra os pobres para atender o cartel bancário. Nada justifica, pois não está havendo excesso de demanda por produtos com excesso de dinheiro no mercado. E a indústria não está operando na sua completa capacidade.

Anônimo disse...

Deflação? Quem fez essa pesquisa não vai em mercado, açougue, padaria, posto de gasolina. Pergunta pro povo se teve "deflação". Fala sério!

Anônimo disse...

O preços estão tão altos que qqr redução vira deflação.

Anônimo disse...

No Brazil manipular números virou rotina nesse desgoverno: Desemprego, inventaram desalentados pra disfarçar os 47 milhoes sem carteira assinada. Inflacao, inventaram as PeCs Calote, Kamikazi, ro bo da grana do estado pra forjar reducao de precos, mas só até a eleicao. Em23 a bom ba de efeito retar dado explodirá na mao se tiver hoje retar dados a votar no B ozo Ladron

Anônimo disse...

Não adianta haver deflação agora, manobra vil de final de mandato. Até porque deflação não é bom sinal. É um adágio o que vivemos atualmente, um funeral de um país que foi destruído com o único objetivo de que a elite pudesse (mais uma vez) pilhar o estado e sacrificar o povo. A elite brasileira ainda não superou o fim da escravidão. E olha que já são 134 anos.

Anônimo disse...

Medidas artificiais...

Anônimo disse...

Esses índices têm muita coisa não consumida pela classe média ou baixa. Façamos a nossa pesquisa de inflação com a tira do supermercado e boletos de luz, condomínio...

ARS disse...

Mas a imprensa marrom não vai gostar nada disso.

Anônimo disse...

Mas esta conta virá logo após as eleições, Bolsonaro fazendo o que Dilma tb fez, segurou as tarifas publicas para ser reeleita, onde esta a diferença entes eles ? Editor silência de forma covarde , todos sabem que isto não se sustenta, eo próprio Banco Central , já sinalizou com a taxa de juros que a inflação voltará forte em 2023, porqueo Governo está gastando o que não tem. E quem ganha e quem Perde? Ganha quem tiver dinheiro investido só no tesouro direto ja temos uma rentalibilida liquida de 1% ao mes garantida até dezembro de 2023, imajina ganhar 1% liquido sem risco nenhum . Quem perde ? Vc eleitor de Bolsonaro leitor deste blog militante, você vai pagar esta conta.

Anônimo disse...

Os preços subiram doze,mas houve deflação de sessenta e oito negativos. Conta estranha. Deve ser pelo seguinte: o jatinho caiu vinte e cinco, a mansão caiu vinte e cinco, o Yatch de luxo caiu trinta, as joias (diamantes e outras) cairam vinte e dois, mas os alimentos só suibiram quinze por cento, daí essa média de deflação.

Anônimo disse...

A deflação é em decorrência de uma canetada do governo Bolsonaro, a diminuir por decreto o ICMS, e congelar momentaneamente os aumentos abruptos dos combustíveis, ou seja, até 31 de dezembro de 2022, portanto trata-se de ações exclusivamente eleitoreiras sem nenhum aspecto positivo para a economia em médio e longo prazo, motivo pelo qual os juros da SELIC permanecem às alturas, sem a tendência de baixa. Contudo, a inflação dos alimentos continua sem perspectivas de retração.

Anônimo disse...

Deflação significa basicamente pobreza, falta de renda, as pessoas não tem dinheiro pra comprar além de básico pra sobrevivência. Isso quando conseguem porque leite virou soro, carne osso, frango pele, arroz só o 3/4 e assim por diante.

Anônimo disse...

Os fãs do minto vão pirar, achando que a economia do país está bombando por causa do recuo. Coitados, é muita cloroquina na cabeça...

Anônimo disse...

Vamos aos fatos? Em economia, deflação é um fenômeno em que os preços de produtos e serviços caem em determinado período. É um movimento contrário ao da inflação, quando os preços sobem. Uma de suas causas é uma determinada crise econômica, quando os consumidores compram menos e forçam as empresas a reduzirem seus preços. A deflação causa uma retração da economia e pode levar a uma depressão. É diferente da desinflação, pois esta é uma desaceleração lenta do ritmo do aumento de preços.

Anônimo disse...

já pensou (sei que gado não pensa, mas ok) que a deflação seja por conta do povo estar quebrado, e economia estagnada e ninguém comprando nada além do necessário?

Anônimo disse...

A Venezuela era comandada por um ex-militar, apoiado por militares, que conduziu mal a economia. Para evitar isso, brasileiros elegeram um ex-militar, apoiado por militares e que não manja nada de economia.

Anônimo disse...

A Venezuela era comandada por um ex-militar, apoiado por militares, que conduziu mal a economia. Para evitar isso, brasileiros elegeram um ex-militar, apoiado por militares e que não manja nada de economia.

Anônimo disse...

Não existe deflação alguma, nem em supermercados, nem padarias ou açougues, etc. Conversa fiada de ano eleitoral.

Anônimo disse...

Prosperar com manipulação da economia por causas eleitoreiras???

Anônimo disse...

Dos alimentos subiram...o sr precisa colocar isso!!!!

Milton disse...

Hahhaha so tem comentários dos mortadelas desesperados. Um falando altas barbaridades de economia. Deve ter aprendido na Unicamp (escola dos comedores de mortadela). Vai ser no primeiro turno. Apesar de vcs a economia está voltando. Nao adianta torcer contra.

Anônimo disse...

Muito divertido ver o gado ouriçado por conta de uma anomalia econômica! Qualquer coisinha diverte as reses.

Anônimo disse...

Em outras palavras a inflação tira do pobre e dá para os ricos, principalmente a elite que tem estabilidade no emprego e que investe os supersalários e mega aposentadorias nos altos juros da dívida pública. A deflação ocorreu nos produtos consumidos pelos ricos. Esse é o mundo Bozo.

Anônimo disse...

E O LEITE ????

Anônimo disse...

Resumo da Opera: Deflação no andar de cima, inflação no de baixo

José Corrêa disse...

O dillsipero lavra nas hostes eskerdoPaTas!!!

Os comentários ridículos do manjado #gaadoPTba covidiota Anônimo das 10:08, 10:09, 10:10, 10:11, 10:11, 10:12, 10:13, 10:20, 10:27, 12:49, 13:05, 13:09, 13:11, 13:12, 13:12, 13:14, 13:14, 13:17, 13:18, 13:20, 15:37, 16:11 e 16:12 são a prova disso!!!

Choooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooola mais!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/