Artigo, Rodrigo O. Ribas - Agricultura irrigada ou morte

Sobre a estiagem que assola o nosso Estado, precisamos entender que ela é recorrente. Nosso clima mais frio indica as janelas de produção, especialmente no verão, período que coincide com a falta de chuvas. Na agricultura, afetam o crescimento e desenvolvimento das plantas. Na pecuária, a baixa oferta de pasto causa perda de peso e desnutrição. Já na vida silvestre, desconheço um tipo de agressão maior para a natureza que a própria seca. E se no campo as perdas são diretas, nas cidades colhemos esses prejuízos depois. Com as safras em andamento, sabemos que novas chuvas podem mudar tudo, mas elas vindo ou não, essa inconstância precisa trazer um aprendizado.

A solução passa pelos sistemas de irrigação

(...)

Estamos, novamente, frente a frente com uma de nossas maiores batalhas. Devemos, de forma definitiva, criar uma divisa para nossa sobrevivência.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ser impedido de fazer um depósito de água, parece piada.

Anônimo disse...

ESSE É UM ASSUNTO QUE DIZ RESPEITO E MUITO AO FUTUTO GOVERNADOR ÔNIX !

JÁ ESTÁ NA HORA DE, DESDE JÁ, FIRMAR COMPROMISSO COM BOLSONARO, O REELEITO, PARA INICIAR UM PROJETO FORTE DE IRRIGAÇÃO AQUI NO RS. ENTENDO QUE O NORDESTE ERA REALMENTE PRIORIDADE, MAS LÁ JÁ ESTÁ TUDO MUITO AVANÇADO. NOSSA VEZ AGORA !

Anônimo disse...

Daí quando querem criar baragens e micro barragens pra armazenar agua e produzir energia elétrica, os pseudo defensores do meio ambiente piram. E agora que nao tem agua pra beber e a energia elétrica la nas nuvens?????? Só atraso!

Anônimo disse...

SEM FEPAM o Rio Grande construiu-os proprietários rurais- quase todos os açudes para irrigar arros-o maior consumidor de água. COM FEPAM -nem pensem em aumentar um açude JÁ EXISTENTE sem cumprir os rituais dela-lentos, bem lentos, muito lentos, "tartarugantes"! Quando dá uma merda como esta seca, a FEPAM fas cara de paisagem, pois não é o dos seus técnicos e "dirigentes" que está na estaca! A primeira aula de QUALQUER TÉCNICO DA FEPAM é demonstrar que conhece o CICLO DAS ÁGUAS!!!! O CICLO DAS ÁGUAS é o DESTINO DAS CHUVAS-quanto se infiltra no solo, quanto escorre por ele, quanto é retido pelas árvores, troncos, galhos, folhas, quanto se evapora, quanto vai para cursos de água, rios e oceanos e QUANTO DE ÁGUA NÓS SEGURAMOS em nossos açudes para plantas, animais e pessoas, caso não segurarmos em alguma parte do mundo onde existam FEPAMS do bem, os governos mandam segurar as águas o mais que puderem, pois ela, a água é aquele cavalo que passa encilhado e a FEPAM é quem evita ou atrapalha no que puder de montar este cavalo!

Anônimo disse...

O tal do aquífero Guarani(na verdade sistema aquífero) não é uma panaceia universal, só em algumas partes do oeste do estado é que tem potencialidades boas, no resto do estado tem vazões bem mais baixas, e onde tem nelas vazões maiores a água está muito profunda sem garantia de boa qualidade e com custo milionário de extração, falem com geólogos sérios comprometidos com a verdade para saber a realidade.

Anônimo disse...

Não é proibido, basta fazer. O que acontece é que o dono da terra quer que o estado pague as obras e a energia elétrica.

Anônimo disse...

Dizem, que um dos "pojetos" do cachaceiroMIJÃO9dedos, é fazer a TRANSPOSIÇÃO DO AMAZONAS ! "Água para o Brasil" !
k k k k k k k

Anônimo disse...

Fepam, ainda existe essa coisa !

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/