Este blog não devolveu, mas considera inaceitável esta nota da Federação Israelita do RS

O editor iria apenas devolver a mensagem da Federação Israelita do RS, já que a considera inaceitável, mas resolveu publicá-la. A nota rebate opinião do editor. Vai o texto:

É grave a acusação de que nota emitida pela FIRS é “vil”, quando a Federação nada mais fez que alertar quanto ao grave teor contido na ação de Doris Denise Neumann ao citar uma frase que decorava os portões de campos de concentração na Alemanha nazista. A expressão "o trabalho liberta” não é de uso comum em nosso vocabulário, e ninguém a usa de forma inocente ou inadvertida, sem conhecimento do seu teor histórico, mormente quando, no caso em questão, ainda é repetida no seu original, em alemão. A memória do holocausto é muito cara ao povo judeu e à humanidade, e a banalização desse período nefasto da história da humanidade é algo com o que a entidade nunca irá compactuar. Além disso, a FIRS reforça ainda que não aceita ilações sobre posicionamentos políticos da entidade, que é apartidária e se relaciona com as instituições municipais, estaduais e federais, e com as autoridades constituídas. A FIRS não apoia, apoiou ou apoiará algum partido ou governante.


51 comentários:

Anônimo disse...

Se a FIRS não apoiou, não apoia e nem apoiará algum partido ou governante, esta entidade é TOTALMENTE ALIENADA, ou como dizem os gaúchos da fronteira, "ela bóia mais do que bosta na água"!

Anônimo disse...

A nota é serena e bem fundamentada.
Não provoca nem é raivosa.
Independente,pois se diz apartidária.
Logo,uma pedra em cima do incidente, é a melhor solução,pois é sabido que o editor é admirador do povo judeu.
Assim como este anônimo que escreveu.

Anônimo disse...

Se não tem lado cala-boca o trabalho liberta estou desempregado endividado e vem como uma baboseira dessas que só um conhecedor profundo de história conheceria isso.
Tudo fechado o cara pronuciou uma verdade.Vai caçar o que fazer. Como DIZ NAS ESCRITURASS O MORNO DEUS VOMITA!

Renato disse...

A expressão vem do título de um romance do filólogo alemão Lorenz Diefenbach, Arbeit macht frei: Erzählung von Lorenz Diefenbach (1873), no qual apostadores e fraudadores encontram o caminho para a virtude por meio do trabalho.[3] A frase também era usada no francês ("le travail vous libère!") por Auguste Forel, um pesquisador de formigas, neuroanatomista e psiquiatra suíço, em sua obra "Fourmis de la Suisse" ("As Formigas da Suíça") (1920).[4] Em 1922, a Deutsche Schulverein de Viena, uma organização étnica nacionalista "protetora" dos alemães dentro do Império Austríaco, imprimiu selos da associação com a frase Arbeit macht frei. A expressão foi adotada em 1928 pelo governo da República de Weimar como um slogan que exaltava os efeitos de seu programa de grandes obras públicas que tinha como objetivo acabar com o desemprego. O uso da frase continuou quando o Partido Nazista chegou ao poder, em 1933.

Anônimo disse...

Isso se chama mimimi.Agora é obrigado a saber da História dos judeus? Uma frase banal virou pomo de discórdia? Acho que esses caras estao precisando se ocupar pois isso é mera falta do que fazer. Tentam criar uma narrativa anti semita como se já as existentes nao fossem suficiente ? Vão caçar sapo com bodoque!

Anônimo disse...

Ser apartidária não significa que não seja POLITICA e faça POLITICA. O holocausto não é monopólio dos judeus. Houve holocausto na China, na Rússia, na Europa, na África. Há um possível holocausto biológico em andamento.

NINGUÉM SABE A LONGO PRAZO AS CONSEQUÊNCIAS DA VACINAÇÃO EM JOGO.

Luis disse...

A FIRS, se não concorda com a opinião do editor, deveria se limitar a sua esfera de ação, que claramente NÃO é trabalhar! Além do mais, se são mesmo "apoliticos", não deveriam se prestar a soltar uma nota daquelas se colocando como vassalos da RBS, só pela origem de seus fundadores!?

Gilson disse...

Tem que ter saco para aguentar esse mimimi judeu! Tudo agora tem que ser politicamente correto!

Anônimo disse...

Mulher que citou lema nazista foi candidata a prefeita pelo Patriota no RS:

10 março, 2021 - DCM

A militante bolsonarista que, conforme mostrou o DCM, citou um lema nazista em protesto contra o lockdown, se chama Doris Denise Neumann e é filiada ao PATRIOTA. Ela foi candidata a prefeita em Nova Petrópolis (RS) em 2020.

Além de ter concorrido a prefeita pelo partido simpático ao presidente, a propagadora de lemas nazistas também já se deixou fotografar ao lado do presidente com uma camiseta do PSL, então sigla a que pertencia Bolsonaro, e que o levou à presidência da República.

“Arbeit macht frei, o trabalho liberta. Os alemães vão entender”, disse a militante em seu protesto.

Esse lema estava no portão dos campos de concentração como uma piada de humor negro, uma schadenfreude, uma vez que ninguém saía de lá vivo. A entrada de Auschwitz tinha essa marca.

Paulo Rocha disse...

O leitor Renato das 14:08 matou a cobra e mostrou o pau. A FIRS quer é ver pelo em ovo e fazer mimimi, assim como faz mimimi a polícia ao abrir inquérito com base no artigo 20 da Lei 7.716/1989:

"Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

Pena: reclusão de um a três anos e multa.(Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.(Incluído pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

§ 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza: (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.(Incluído pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

§ 3º No caso do parágrafo anterior, o juiz poderá determinar, ouvido o Ministério Público ou a pedido deste, ainda antes do inquérito policial, sob pena de desobediência: (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

I - o recolhimento imediato ou a busca e apreensão dos exemplares do material respectivo;(Incluído pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)

II - a cessação das respectivas transmissões radiofônicas, televisivas, eletrônicas ou da publicação por qualquer meio; (Redação dada pela Lei nº 12.735, de 2012)

III - a interdição das respectivas mensagens ou páginas de informação na rede mundial de computadores. (Incluído pela Lei nº 12.288, de 2010)

§ 4º Na hipótese do § 2º, constitui efeito da condenação, após o trânsito em julgado da decisão, a destruição do material apreendido. (Incluído pela Lei nº 9.459, de 15/05/97)"

Esse país virou uma vergonha.

Klauss disse...

Tô cagando pra judeu e pra Pelotense, precisamos salvar vidas que trabalham...

Anônimo disse...

Manifestações de cunho perigosamente paranoide e que ultrapassam o bom senso e a civilidade. Espero que não sejam mero oportunismo agora se forem patológicas devem ser tratadas.

Anônimo disse...


"NINGUÉM SABE A LONGO PRAZO AS CONSEQUÊNCIAS DA VACINAÇÃO EM JOGO."

Mas sabemos as consequências de lockdowns: FOME E MISÉRIA PARA QUEM TRABALHA

QUEM NÃO TRABALHA ESTÁ COM SEU SALÁRIO GARANTIDO? SÓ OS DEPENDENTES DO SERVIÇO PUBLICO. Esses não precisam trabalhar como o povo trabalha.

É evidente que há uma séria dicotomia nessa relação: POVO PAGANDO IMPOSTOS, PRIVADOS DE SUA RENDA E TRABALHO, PARA SER OPRIMIDO POR QUEM TEM RENDA GARANTIDA PAGA PELO POVO.

Anônimo disse...

RS: Contra lockdown, bolsonarista usa lema nazista:

11/03/2021 - Leia Já

A advogada, militante bolsonarista e presidente da secretaria da Mulher do partido Patriota, Doris Denise Neumann, usou um lema nazista para criticar as medidas de isolamento decretadas pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), na última quarta (10). Em 2020, Neumann foi ao Planalto, para visitar o presidente Jair Bolsonaro, quando era candidata a prefeita de Nova Petrópolis, no interior gaúcho.

“Os alemães vão entender a frase que eu vou falar: Arbeit macht frei. Não foi isso que a gente aprendeu? Que o trabalho nos faz ser livre (sic). Pois aqui nós estamos reivindicando o trabalho. Se o governador que foi posto por nós no poder para a decisão não decidir que nós possamos trabalhar, a gente tira ele”, afirmou a bolsonarista, em vídeo que circula nas redes sociais.

(...)

A frase “Arbeit macht frei” (do alemão, “só o trabalho liberta”) foi afixada pelos nazistas em diversos campos de concentração, a exemplo de Auschwitz. Nesses espaços, judeus, opositores da ditadura hitlerista, homossexuais, religiosos, ciganos e negros eram forçados a trabalhar até a morte, privados de água, comida e condições básicas de higiene.

A Polícia Civil informou que abriu procedimento para investigar o caso. Antes de integrar o Patriota, Neumann era do PSL e chegou a trabalhar pela fundação do Aliança Pelo Brasil, partido que Jair Bolsonaro tentou criar.

José Corrêa disse...

Se a "FIRS" acha isso tudo, errou ao super dimensionar uma frase!!!

E como o comentarista Renato das 14:11 DEMONSTROU, a frase NÃO TEM APENAS o sentido que a "FIRS" quer impor!!!

Anônimo disse...

Espero que a comunidade judaica entre na Justiça para proibir os bolsnaristas usarem a bandeira de Israel nas passeatas antidemocratas fascistas que eles fazem.

Anônimo disse...

Integrantes da comunidade judaica apoiaram a eleição de Bolsonaro. Alguns até participam do Governo dele. Isso não ofende a memória do povo judeu massacrado pelo nazismo? Afinal, integrantes desse Governo são adeptos do antissemitismo, ou seja, colaboraram com a eleição do coiso, nós avisamos......

Anônimo disse...

"Judeus" Khazares...

Anônimo disse...

Meu Deus! Meu pai do céu! O que está acontecendo com o ser humano? As trevas estão dominando? Socorro Jesus! Holocausto biológico com vacina, só na cabeça louca de terraplanista minion!

Anônimo disse...

CHUPA EDITOR GAGÁ

CHUPA EDITOR GAGÁ

CHUPA EDITOR GAGÁ

CHUPA EDITOR GAGÁ

CHUPA EDITOR GAGÁ

CHUPA EDITOR GAGÁ

CHUPA EDITOR GAGÁ

CHUPA EDITOR GAGÁ

CHUPA EDITOR GAGÁ

CHUPA EDITOR GAGÁ

CHUPA EDITOR GAGÁ

CHUPA EDITOR GAGÁ

CHUPA EDITOR GAGÁ

CHUPA EDITOR GAGÁ

CHUPA EDITOR GAGÁ

CHUPA EDITOR GAGÁ

CHUPA EDITOR GAGÁ

CHUPA EDITOR GAGÁ

Sheila disse...

Quer dizer que quem precisa do trabalho para sobreviver agora virou nazista neste desgoverno do ditador Leite????? É óbvio que a nota da FIRS tem a clara intenção de fazer o que Hitler fez: fazer propaganda desonesta e criminosa.

Anônimo disse...


Essa FIRS é totalmente alienada, tá sempre puxando o saco de quem tá no governo, não ajudou nessa pandemia nenhum necessitado, fica apenas na retórica, é apenas mais uma entidade colaboracionista.

Anônimo disse...


[ironia] Nazismo não era de esquerda pra essa gente louca da extrema direita bozo-olavética Br?

Anônimo disse...

Militante bolsonarista usa lema nazista em protesto contra lockdown no RS:

Por Lucas Rocha 11 mar 2021 - Forum

A advogada Doris Denise Neumann, militante bolsonarista e presidenta da secretaria da mulher do partido Patriota no Rio Grande do Sul, usou um lema nazista durante protesto realizado contra o isolamento social rígido decretado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) na quarta-feira (11).

“Os alemães vão entender a frase que eu vou falar: Arbeit macht frei. Não foi isso que a gente aprendeu? Que o trabalho nos faz ser livre. Pois aqui nós estamos reivindicando o trabalho. Se o governador que foi posto por nós no poder para a decisão não decidir que nós possamos trabalhar, a gente tira ele”, disse Neumann em vídeo que circula nas redes sociais.

A militante, que já foi ao Palácio do Planalto encontrar Bolsonaro, foi candidata à Prefeitura de Nova Petrópolis pelo Patriota em 2020. Ela era do PSL no período em que o mandatário ainda estava na legenda e chegou a trabalhar pela fundação do Aliança Pelo Brasil – partido que o presidente tentou criar.

A frase Arbeit macht frei era afixada em alguns campos de concentração do período nazista, incluindo o campo de Auschwitz – conhecido o mais cruel de todos. A Polícia Civil já abriu procedimento para investigar o caso.

Em entrevista à Fórum, a antropóloga Adriana Dias, que é doutora em antropologia social pela Unicamp e que há anos pesquisa o fenômeno do nazismo, disse que o episódio é muito grave.

“A frase que, que em português significa “o trabalho liberta”, está no portão de Auschwitz e, na verdade, simboliza a escravidão que todos os prisioneiros de Auschwitz foram submetidos. Judeus, ciganos, os da resistência francesa, os comunistas, os LGBT, testemunhas de Jeová… Todas as resistências ao partido totalitário nazista foram submetidas com esse ideal de escravidão pelo trabalho”, disse Dias, que é colunista da Fórum.

“Essa frase representa o Partido Nazista na sua mais radical radical e cruel face. Auschwitz é conhecido como o mais cruel campo de concentração, e o mais famoso. Essa frase é conhecida mundialmente por representar uma ambição solução final ambição de destruição total dos judeus e de todos os grupos que eram odiados pelos nazistas”, completou.

Segundo a antropóloga, quando a bolsonarista diz “os alemães vão entender”, ela fala para as pessoas que compartilham da mesma ideologia. “É muito sério que ela tenha usado isso nesse momento. Principalmente por ser uma pessoa que foi candidata à Prefeitura de uma cidade, uma pessoa que é advogada, uma pessoa que já tirou fotos com presidente, com os filhos do presidente. É muito sério, esse pessoa precisa ser investigada com muita seriedade”, declarou.

O uso do termo tem reaparecido com certa frequência nos últimos tempos. Questionada se isso significa um avanço do neonazismo, Dias apontou o seguinte: “Um grupo específico de neonazismo, hitlerista, usa muito esse lema, inclusive ele já foi pichado aqui em São Paulo. Representa uma mostra que o neonazismo está colocando sua face pública, está virando movimento de massa”....

Anônimo disse...

O Facebook e o Tweeter estão se expandindo para outras áreas, afinal a liberdade é para todos e não privilégio de alguns?

Anônimo disse...

Pastor é alvo de operação da PF por ofensas contra comunidade judaica:

As investigações começaram após a publicação de vídeos na internet nos quais o suspeito clamou por um novo holocausto

12/03/2021 - IG

A Polícia Federal faz, nesta sexta-feira, a Operação Shalom, que tem como alvo um pastor que teria cometido ofensas contra a comunidade judaica. Os agentes estão na rua com o objetivo de cumprir dois mandados de busca e apreensão. expedios pela 8ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

As investigações começaram após a publicação de vídeos na internet nos quais o suspeito, identificado como sendo o pastor Tupirani da Hora Lores, segundo o portal de notícias "G1", clamou por um novo holocausto. As imagens geraram repercussão internacional, além de, de acordo com a PF, "alimentar o ódio e a intolerância racial".

De acordo com a Polícia Federal, o pastor já havia sido preso e condenado pela prática e incitação à discriminação religiosa.

Fonte: Último Segundo - iG @ https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2021-03-12/pastor-e-alvo-de-operacao-da-pf-por-ofensas-contra-comunidade-judaica.html

Ariel disse...

...desde pequeno ouço essa frase sem nunca associá-la aos campos nazistas; verdadeiramente, uma éssima associação dessa frase com o que se passava em tais campos...li alguns livros a respeito e a todos se tira lições, inclusive, das traições de muitos internados etc.....faz parte, infelizmente, do ser humano; não queiramos associar o Brasil de hoje com coisas que o nosso povo não viveu e enm sabe.....

Anônimo disse...

Um médico judeu-americano, Dr. Zelenko, foi cancelado em N. York. Judeu Ortodoxo.
Estava salvado vidas, dentro de sua comunidade. Ou não ? Hoje, novayorquinos, querem o impeachment do governador Cuomo, pelas centenas e centenas de mortes havidas em Lares de Idosos, dado a falta de assistência médica adequada, ou o impedimento para tal fim.

Um infectologista brasileiro, de origem judaica, Ricardo Ariel Zimerman, estava exercendo se ofício, publicando nas redes os seus conhecimentos sobre o vírus e depois sobre mutações. Era frontalmente contra o lockdown, e explicou o porquê, denominando o nefasto efeito que acontece em 'clusters', ou seja, em pequenas aglomeração de pessoas, convivendo de modo fechado, familiares ou não. Foi cancelado.

É preciso que em tempos assim, alguém com origem judaica manifeste publicamente sua inconformidade com atos infundados, como os que vem reiteradamente acontecendo, ou até pela omissão, face o Mal Maior que vem sendo instalado, e da forma mais autoritária.

Se não existe unanimidade, pelo visto, na própria comunidade de origem judaica, mas as instituições querem se manifestar em nome da 'isenção', ou de uma suposta unidade, isto, por si, é a própria negação da convivência democrática, pela qual tanto temos lutado.

Anônimo disse...

O trabalho liberta.
O trabalho dignifica o homem.
Aprendi e ensinei isso aos meus filhos e alunos. Não fico de maneira alguma triste com isso. E quanto esta entidade, ela nem deve se meter em assuntos que não lhe dizem respeito.

Francisco Amado disse...

Judeus na sua maioria são SOCIALISTAS E vitimistas

Anônimo disse...

👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Anônimo disse...

👏👏👏👏👏👏👏

Anônimo disse...

Quase sempre uma BOA CAUSA perde simpatizantes por conta de exageros de seus defensores.

Anônimo disse...

de repente aparece um monte de gente que ja escutou a frase, inclusive em alemao, desde criancinhas... kkk querem enganar quem, gente q escuta olavo de carvalho e Ernesto araujo kkk

Anônimo disse...

nao ajudou ninguém... apenas sao donos do moinhos de vento os judeus...

Anônimo disse...

Caramba !
Mas que povo bem " sensível " !

Anônimo disse...

Essa Senhora merece uma boa reprimenda da Justiça para aprender a respeitar a dor do povo Judeu.

ZAPELINO B disse...

Acontece que o Polibius gosta de uma provocação gratuita e no caso, essa é DESMEDIDA e completamente fora de propósito!
O desgoverno do Bozó, do qual ele é assalariado, via SECOM, porque seu blog é CHAPA BRANCA,já teve o seu GOEBBELS tupiniquim, o tal ALVIN, que foi ministro da Educação e que, TAMBÉM para puxar o saco do BOZÓ fez aquela ridícula encenação de cunho nazista, onde, além da voz e postura, imitava a "performance" do manco goebbels com a música de Wagner ao fundo.
Acusaste o golpe né Polibius!!! Tu não passas mesmo de um covarde, que nunca assume o que faz! Igual ao BOZÓ!!!

ZAPELINO B disse...

Pelo jeito essa advogada idiota, de porta de cadeia, ignora o processo que o Elwanger levou, faz tempo, por disseminar provocações de cunho nazista. O nazismo é uma VERGONHA para os alemães decentes, agora esta idiota encontra graça em se passar por discípula de Hitler, só para puxar o saco do genocida!!!
Há quanto chega, esse fanatismo burro, o mesmo que anima o Polibius e que o repercutiu aqui nesse blog!!!
Não nega mesmo, que tem a mesma cabeça PODRE do BOZÓ!!!
PROCESSO NESSA VAGABUNDA e no Polibius também!!!

ZAPELINO B disse...

Será que "os alemães vão lhe entender", IDIOTA NAZISTA!!!
OLHA O CONTEXTO em que isso foi dito e não te faça de desentendido!!!
Só podes ser mais um bozominion burro!!!

Anônimo disse...

Não há como negar que o vírus foi criado em laboratório chinês. Novas cepas nos USA antes das eleições e no Brasil. Os países tem que investigar se temos uma guerra biológica em andamento, qual o papel da esquerda na guerra? A nove cepa foi espalhada no país por alguns petralhas? Os petralhas São contra o tratamento precoce visando matar o maior número de brasileiros.

Anônimo disse...

Alinhada com os petralhas...

Anônimo disse...

Ditadura, brasileiro não pode usar sua língua.

Anônimo disse...

Os petralhas São antissemitas, sempre à favor dos palestinos em seus atos terroristas. A tal associação apoia o inimigo?

Anônimo disse...

Pois é....mundo ta virado em mimizentos...é mimimi pra tudo. Culpa do Foro de Sap Paulo.

Anônimo disse...

Verdade. Vao rachar uma lenha, carpir um lote!

Anônimo disse...

Tu é doente, vai se tratar!

Anônimo disse...

Melhor mesmo é escutar o lula e a Dilma são gênios sociais!!!!!

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...

[ironia] Nazismo não era de esquerda pra essa gente louca da extrema direita bozo-olavética Br?

12 de março de 2021 15:10

Nacional socialismo, está até no nome, quer que eu desenhe?

Garivaldino Ferraz disse...


O comentarista Renato, de 12 de março de 2021 14:08 apresentou uma bela pesquisa sobre o uso da frase em questão.
Eu, reles alfabetizado funcional "vou no popular": somente gente muito vagabunda pode se ofender com a frase "o trabalho liberta"!!!

Anônimo disse...

Zé pequeno teu estado de saúde está piorando, voltaste a tomar aqueles remédios israelitas?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/