Opinião do editor - Patriotismo não segura preços de supermercados

É um erro crasso apelar para que os supermercados tenham patriotismo e segurem os preços.

Vale a pena lembrar o fracasso dos fiscais do Sarney.

O que determina os preços é a lei da oferta e da procura e não qualquer forma de atitude patriótica dos agentes econômicos ou dos tabelamentos impostos pelos agentes públicos.

Como dizia James Carville, marqueteiro de Bill Clinton:

- É a economia, estúpido.

16 comentários:

Anônimo disse...

- É a economia, estúpido Manda para o Bozó

Murilo disse...

O auxílio emergencial oportunizou consumo, o pessoal aproveitou e subiu os preços...
Tem como dar certo ?

Anônimo disse...

Essa do patriotismo é a maior asneira já dita por Bolsonaro até agora. Pior ainda quando se sabe que as margens dos supermercados são baixas e que quem está aumentando os preços são os fornecedores, que tentam recuperar-se do prejuízo com o fecha-tudo. Se eles não subirem os preços, correm sério risco de quebrar. Depois de recapitalizarem, os preços tendem a voltar ao normal. Será que o SuperGuedes não explicou isso para ele?

Anônimo disse...

Que culpa tem o supermercado? O Brasil, maior produtor de alimento do mundo, está importando comida, a um dólar caríssimo, para poder exportar o que produz para a China. Resumo da ópera: a China passa bem, o agronegocio passa bem, mas o povo brasileiro passa mal, mais do que isso, muita gente passa fome.

Anônimo disse...

É o tal juro negativo, Dilma chegou em dois dígitos de inflação, o mesmo filme. Trocou o Mantega pele Guedes, mais o erro é o mesmo, juros artificiais.

Inflação é imposto disfarçado, atinge principalmente os assalariados.

Anônimo disse...

É a China, pagando mais pelo alimento brasileiro.

Anônimo disse...

Na zona do euro a recessão pandêmica produz deflação; aqui na "zona" do Real deveria acontecer um fenômeno bastante similar; porém diversos fatores conjunturais, entre eles a existência de uma casta intocável acoplada às tetas estatais que concentram o dinheiro "público (que na verdade não é público, é dinheiro proveniente de impostos (diga-se de passagem bem mal distribuído, além de corroído pela corrupção ...) Exemplo concreto: O bolicho do bairro tem só um em três dos seus clientes (que eram habituais) adimplentes, os outros dois consomem hoje bem menos do que antes. Então ele, o bolicheiro, raciocina: "Se o Fulano pode, então ele pode até pagar três vezes o que gasta aqui sem problemas". Assim a deflação por baixa demanda pode ir se tornando um tipo de estagflação. (Mas eu não sou economista pra afirmar que é isto que está acontecendo agora... há outros fatores na outra ponta, na produção, transporte etc)

Anônimo disse...

Recomendo olhar o canal RURAL BUSINESS no YouTube. Mostra a manipulação dos preços e o problema da oferta.

Anônimo disse...

CONCORFO.

BOLSONARO NÃO DEVE ENTRAR NESSA FRIA!

PRECISA TER AULA COM O POSTO IPIRANGA.

RICARDO AMMIRABILE VIANNA disse...

O que etá ocorrendo é o que se fama de inflação de demanda, com auxilio emergencial foi para grande numero de pessoas que tinham uma renda menor que o auxilio dado, provocou um grande crescimento de demanda justamente em itens básicos de alimentação e limpeza. Com consumo acima da média Brasil destes produtos ocorre falta e gera crescimento fora da curva. O que faz com que os preços tendem a subir , e isto irá ocorrer até que isto se estabilize. A inflação já mostra seu crescimento forte em função deste movimento.

Joel Robinson disse...

Mas foi o mito, o Bolsonerus infectus que pediu. Os covidiotas devem obedecer...

Anônimo disse...

corrupção e salvação dos corruptos está ai para mostrar que não.

Anônimo disse...

Tudo culpa do Bolsonaro. Que idiotice.Acordem. Muita infantilidade. Desde o início ele queria o comércio funcionando. O STF representante dos bandidos petistas, os pilantras dos governadores e ptefeitos fechando tudo, deixando aberto justamente os supermercados. Ganharam muito dinheiro. Agora botam os preços que eles querem. Pilantragem. Mas o povinho mesmo assim é cego.

Anônimo disse...

Bolsonaro tem o sistema excretor invertido. Excremento sai pela boca

Anônimo disse...

Tudo subiu pelos menos 50%. nesse sentido o governo é igual a qualquer outro anterior. Se é para mentir que seja uma mentira do tamanho do universo. A maquininha está rodando para pagar o funcionalismo. Nao vi os "imexíveis" públicos federal, estadual ou municipal perdendo seus empregos enquanto os vulneráveis perdiam seus empregos e milhares de empresas fechavam as portas.

Unknown disse...

Polibio, ouviu o canto da sereia? Muito estranho. Vc sabe que a atitude do governo não é de solicitar patriotismo. Está nas redes sociais onp3esidente disendo claramente que não se resolvi nada da inflação interferindo, muito menos nada tem a ver com fiscais de Sarney.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/