Artigo, Eduardo Nesuerbarth Trindade - Estamos preparados para o cornavírus ?

- O autor é presidente do Cremers. O artigo foi publicado no jornal Zero Hora de hoje.

Casos de infecção pelo coronavírus (2019-nCoV) identificado em dezembro na cidade de Wuhan, na China, foram detectados em outras localidades do país, como Pequim e Guangdong. Ainda foram confirmados casos na Tailândia, no Japão, na Coreia do Sul e nos Estados Unidos. As celebrações do Ano Novo Chinês no final de janeiro aumentarão o volume de viagens com destino e com origem na China e dentro do país, majorando a probabilidade de transmissão para outros locais, como Europa e África.

A grande arma contra o  coronavírus é a higiene das mãos e a etiqueta respiratória
São dezenas de mortos e centenas de pessoas infectadas com o coronavírus. Mais de mil casos considerados suspeitos investigados. 

Até agora, nenhum caso do 2019-nCoV foi confirmado no Brasil. 

O Brasil é um país continental, com milhares de quilômetros de fronteira seca, portos e aeroportos, e aberto para o mundo. Ao mesmo tempo, não tem estrutura adequada de atendimento em saúde nem investimento em prevenção e pesquisa e, muitas vezes, mostra descaso com a população. Precisamos adotar uma postura proativa, aderindo práticas apropriadas de prevenção e controle de infecções e, consequentemente, evitar a entrada do coronavírus e de outras doenças no país e proteger as pessoas. O objetivo não é gerar pânico desnecessário na população. É estar alerta e preparado para a potencial evolução do 2019-nCoV e de outras doenças, inclusive, aquelas que já são um problema de saúde pública e outras que pensávamos não mais existir no Brasil.

CLIQUE AQUI para ler o texto integral.

7 comentários:

Joel Robinson disse...

Claro que não. Me digam onde vão isolar um paciente que foi constatado ter o vírus? Tem protocolo de isolamento bem como equipamento para os médicos e enfermeiros? claro que não. Qual hospital do RS tem sala de isolamento? já providenciaram no aeroporto e postos de fronteira sistema de detecção? Claro que não. Usar aquela mascaras fajuta não resolve. No brasil nem tem a verdadeira mascara para vender. Estão perdendo tempo.

Joel Robinson disse...

A proposito veja como manipular pacientes com o vírus. Usar aquelas mascarazinhas fajutas não resolve.

https://foreignpolicy.com/2020/01/25/wuhan-coronavirus-safety-china/

Anônimo disse...

Não estamos!

Quer saber o porque?

Ande pelos hospitais com um celular novo de período de vocês com bastante memória interna e comece a gravar um vídeo.

Dos estacionamento dos hospitais de Porto Alegre, do mais pobre para o mais luxuoso!

Sugiro começarem pelo estacionamento pago da frente Santo Antônio focado para a entrada que fica na Avenida independência do pátio interno [Só observar bem o páteo e o pessoal que vai pro Santo Antonio].

Você vai ver vários "doutores" entrando e saindo com jalecos! O que é proibido por normal federal [Lembro até daquela bar/lancheira da esquina da entrada do estacionamento , médicos, enfermeiros e pessoal de análise indo ali pra fazer um lanchinho ou tomar aquele revigorante xícara de café vestido com os uniformes!]

Isso aqui é o mínimo aceitável...

https://www.youtube.com/watch?v=18HICOC6DP8

Se não mudou a regra...

Tinha motoboy que fazia aquele entrega esperta e rápida de lanches dentro do hospital em salas com pacientes internados pós operados com aquelas roupas todas sujas por andar no tempo e por muitas vezes debaixo de chuva com lama pra não dizer coisas piores [para funcionários lancharem]pena que o meu celular velho do tempo de vocês estragou e não eu pra colocar no "iou tubiu"!

Regra básica de saúde: chegou em ambiente hospitalar [tomar banho em ambiente esterilizado e trocar a roupa], saiu do hospital tomar banho em ambiente esterilizado e descartar a roupa utilizada no atendimento fornecido pelo hospital [para não levar infecções ou outros parasitas para outros ambientes e com isso não espalhar enfermidades].

Isso não é custo e se proteger de processos jurídicos e virar centro de ponto zero para espalhar vírus e doenças [Sai mais barato fazer isso, diminui as infecções e as superbactérias que ficam pouco suscetíveis a antibióticos].

Familiares e visitantes , só poderiam acessar os quartos depois de esterilizados, crianças menores que 14 anos não podem fazer visitas, se não for o caso de tratamento!

O pessoal que anda no pátio com amostras de culturas para investigação não deveriam andar ali, pra que serve as passagens que foram feitas?

Não vou me alongar muito porque como disse celular velho do tempo de vocês não permitiu publicar os vídeos!

Mas, em poucas horas vocês terão material bem bacana!


Global crisis 2020


i am the future!

Anônimo disse...

Pela madrugada ! Estamos F...dos !

Anônimo disse...

ah sim...

Ja ha casos no mundo civilizado, mas nós estamos preparadissimos...

o preparo ficará por conta do SUS, é?

aparecido disse...

O doutor não poderia ser mais claro ??? Enrola até o ultimo parágrafo...que o Brasil é um pais continental e nosso atendimento é precário qualquer um sabe...mas a medicina varia brasileira muito de lugar para lugar... No interior de SP por exemplo esse virus não faria grande estrago visto que temos uma rede de saude razoável... e no interiorzão do Brasil a população está muito espalhada e doenças infecciosas não progridem...o maior perigo no Brasil são grandes cidades onde o atendimento a saude é precaria e a população concentrada...como Rio de janeiro Salvador e Recife....é muito cedo para apavorar...

Anônimo disse...

O Brasil somente está preparadíssimo para a corrupção, não importa o partido que assuma em Brasília.
Muda a quadrilha mas, o MECANISMO continua, agora mais fino, elegante, mas, matando o povo brasileiro.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/