Artigo, Luiz Carlos Bohn - BR-116, uma obra para todos os gaúchos

É comum observarmos disputas entre lideranças e políticos de diferentes regiões do Estado por emendas e espaço no orçamento público federal. Sem entrar no mérito da questão “pacto federativo”, são disputas saudáveis e legítimas, pois envolvem a conquista de recursos para melhorar os serviços e a infraestrutura disponibilizados à população dessas regiões.

Defendemos, contudo, que a duplicação da BR-116 Sul, entre Porto Alegre e Rio Grande, tem vários motivos para estar acima dessas disputas. A conclusão dessas obras, que já se arrastam por anos, seria uma conquista para o Estado, não para uma região.

A BR-116 possui importância especial nesse sentido, devido ao tamanho de sua influência sobre a produtividade de nossa economia. A rodovia conecta as regiões metropolitanas ao Porto de Rio Grande, um dos principais do país. Mesmo sem a duplicação e com todas as outras restrições de acesso, o porto movimentou US$ 25 bilhões em mercadorias em 2018, o que equivale a um quinto do PIB estadual. Além disso, como rota principal entre as regiões mais populosas do Estado e cidades de fronteira, representa uma abrangência muito grande para o fluxo de pessoas.

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7 comentários:

Unknown disse...

"Bolsonaro fala em tomar providências se tiver ‘algo robusto’ contra ministro do Turismo"
--- Pra quem teve Collor, FHC, Lula e Dilma... não custa nada ter um Bolsonaro.

Unknown disse...

Políbio... Nóis merece..m
"Bolsonaro fala em tomar providências se tiver ‘algo robusto’ contra ministro do Turismo"
--- Pra quem teve Collor, FHC, Lula e Dilma... não custa nada ter um Bolsonaro.

TIRO CERTO disse...

ÓIA QUEM FALANDO!

MAS TCHE,TU QUERIA QUE OS PETRAIA DENUNCIASSEM MENTIRAS E O PRESIDENTE SAISSE ATIRANDO?


ATE PARA ENGAIOLAR TEU CHEFE DE 9 DEDOS,LADRÃO,FOI PRECISO DEZENAS DE PROVAS,ORA, ORA ,CALA BOCA E VAI TE CATAR.

CONTA OUTRA!

Anônimo disse...

Políbio PRAGA: Inútil, zero à esquerda, péssimo profissional. Precisa difamar os outros e passar fake news pra ver se consegue algum ibope.
Só alguns dos retardados que vêm comentar aqui pra te dar audiência, porque na vida real, ficaria no último dos últimos lugares.

Anônimo disse...

Polibio: alguem do governo pode explicar a noticia da perda da receita federal do porto de rio grande para sc?

Anônimo disse...

12 de maio de 2019 18:09

Mas com certeza havia "algo bem robusto " no caso do Porto de Mariel de Fidel e no caso Mujica do Uruguai de Dilma e Lula, e quem tomaria providências contra si mesmo???

Depois de financiar o porto de Cuba, será a vez do Uruguai

"Ao dar US$ 1 bi para o comunista Mujica, Dilma beneficiará novo superporto de Rocha em prejuízo de Rio Grande
A Odebrecht, queridinha dos governos do PT, responsável pelas obras bilionárias do porto de Mariel, Cuba, levará de novo a melhor com o governo Dilma, porque caberá a ela construir o superporto no Uruguai, que poderá roubar cargas dos terminais brasileiros, sobretudo do porto de Rio Grande, RS. O governador Tarso Genro, ministros gaúchos e a própria Dilma, são coniventes com a operação de ajuda ao governo esquerdista de Mujica, mesmo sabendo que o superporto de Rocha roubará cargas de Rio Grande. Há duas semanas, o jornalista Danilo Ucha, JC, denunciou o negócio, que tem sido mantido em absoluto0 sigilo. O apoio brasileiro, repetindo um financiamento a Cuba, deve ser forte: cerca de US$ 1 bilhão do BNDES, recursos do Orçamento, via Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), e conhecimento técnico, segundo fontes que acompanham a negociação...
...será construído em Rocha, cidade a 288 quilômetros de Rio Grande (RS), onde está um dos mais importantes portos brasileiros. O projeto uruguaio, segundo os estudos atuais, é ousado: calado (profundidade) de 20 metros, que permite a atracação de navios com capacidade para até 180 mil toneladas. Os portos do Sul do Brasil têm, no máximo, 14 metros de calado e recebem navios com capacidade de até 78 mil toneladas. O porto uruguaio pode sugar cargas da região, afetando Sul e Centro-Oeste do Brasil, Paraguai, Bolívia e Norte e Centro da Argentina."
"Atenção: o porto será do tamanho de Paranaguá e Rio Grande juntos."
https://portoimagem.wordpress.com/2014/04/21/apoio-a-superporto-no-uruguai-pode-tirar-cargas-de-terminais-brasileiros-principalmente-de-rio-grande/

Dizem as escrituras:
"... tira primeiro a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão.» (Mateus 7:1-5)

Ariel disse...

Essa pendenga há muito existe. Há muitos outros interesses envolvidos em não permitir o pleno desenvolvimento da chamada ZONA SUL. O Porto de Rio Grande há muito deveria ser melhor aproveitado mas, a quem interessa o atraso da Zona Sul? Caxias,Porto Alegre..etc Uma vez concretizado esse avanço e com o Porto de Rio Grande plenamente equipado....Adeus Porto Alegre etc....Pelotas e Rio Grande tornar-se-ão uma região altamente desenvolvida pela proximidade ao Porto!

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