Artigo, Francisco Ferraz, Estadão - Brasil entre Scylla e Charybdis

Não há avanço continuado. Nunca se chega a cruzar o ponto sem retorno

O autor, Francisco Ferraz, é professor de Ciência Política, RS.

Geograficamente situadas no Estreito de Messina, entre a Sicília e a costa da Itália, Scylla e Charybdis eram dois monstros marinhos da mitologia grega. Scylla era um monstro de seis cabeças que assumia a forma de uma extensa rocha submersa situada do lado italiano do estreito. Charybdis era um enorme redemoinho próximo da costa da Sicília. Para tornar mais grave a situação, ambos os riscos estavam perigosamente próximos um do outro. A expressão significava ter de escolher entre duas alternativas, ambas muito perigosas e provavelmente fatais.

Vou usar a expressão para tipificar dois modelos de governo e dois tipos de riscos políticos a que nos temos submetido nas eleições presidenciais. Para esse propósito vou redefinir Scylla por um governo de líderes moralistas, afirmativos, reformistas, com graus diferentes de autoritarismo e que não temem a impopularidade; e Charybdis, por lideranças populistas, negociadoras, transigentes, corruptas ou incompetentes, reféns da popularidade e predatórias.

As principais relações entre os dois riscos seriam...

CLIQUE AQUI para ler tudo.

2 comentários:

Emmanuel disse...

Não deu para ler o resto! Mas, para que? Bem se viu que coisa boa não vinha....

Emmanuel disse...

Não deu para ler o resto! Mas, para que? Bem se viu que coisa boa não vinha....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/