Projeto que aumenta o IPTU de Porto Alegre será votado segunda-feira

Segundo a prefeitura, o repasse do reajuste causado pela mudança na lei será distribuído ao longo de quatro anos, com um limitador de 30% de aumento ao ano nos primeiros três anos.

A Câmara de Vereadores votará segunda-feira o projeto de lei que altera a Lei Complementar 7/1973  e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na Capital. A matéria corrige a chamada planta genérica de valores (que estipula o valor venal dos imóveis) e define critérios para correções futuras destes valores; extingue a alíquota única atual, de 0,85%, e cria seis alíquotas, que variam de 0% a 0,8%, conforme o valor da propriedade. O projeto ainda modifica a sistemática de isenções para o pagamento do tributo.


O projeto propõe que a planta genérica de valores seja atualizada a cada quatro anos, com uma faixa de isenção (alíquota de 0%) para imóveis de valor venal de até R$ 60 mil. A alíquota única atual, de 0,85%, deixa de existir. As demais alíquotas serão de 0,4% a 0,8%, conforme o valor do imóvel. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro queremos: Emprego, Saúde, Educação e Segurança. Os que ainda trabalham nesse país a maioria se encontra desempregado ou ganhando um salário de miserável. Sobrecarregados de impostos que já nos dilacera, mais um, o povo não resistirá e como consequências não pagarão. Onde está o gestor da coisa pública Marchezan? Governar tirando tudo do trabalhador é fácil e Vergonhoso

Anônimo disse...

É a PMPA cobrando daqueles que escolheram o privilégio de ter imóveis em POA, E assim, retribuirem pelos excelentes serviços públicos municipais prestados a toda população porto alegrense.

Anônimo disse...

Sou contra o aumento de IPTU , neste cenário adverso em que vivemos de congelamento de salários , desemprego e crise econômica .!!!

Anônimo disse...

Claro que tem que aumentar O IPTU, senão como Marchezann vai pagar os CC's para viajarem para Marrocos em plena segunda feira sem bater o ponto. Muito bonita a CC "escolhida" pela Banca de Talentos. Enquanto isto o pessoal que passou no concurso de arquitetos não é chamado. Marchezan neste caso não veio a publico dar explicações.

https://www.facebook.com/jonastarcisio.reis/videos/vb.100002769963132/1053599061409083/?type=2&theater

Luiz Vargas disse...

Acho que em breve Júnior, o Kim Jong-un da capital botocuda, não vai poder botar o nariz para fora do paço municipal e da sua residência sob pena de ser esfolado por aqueles que caíram na sua conversa mole e mentirosa o elegendo.
É impressionante o dom dos eleitores alegreportenses em eleger crápulas que prometem o céu e entregam o inferno.

Anônimo disse...

E a lei do Teto? A palhaçada que foi para os Agentes fiscais e procuradores continuarem ganhando R$40.000,00 mensais. Porque continua pagando 900 cargos em Comissão se na falta de dinheiro a LRF manda que a primeira ação a tomar é demitir CC's. Quebrou a promessa de campanha em demitir os CC's e ficar somente com o necessário. Quebra a promessa novamente de NÃO aumentar impostos. Fiquei sabendo que tem servidor de carreira que já poderia estar aposentado recebendo CC. E o dinheiro do cartão TRI não utilizado dos servidores que fica na conta das empresas de transporte que deveria estar na conta da prefeitura?

Anônimo disse...


Realmente Marchezan esta decepcionando muito. Esperava muito dele pelo que aparentou que iria fazer quando assumisse. Doce ilusão.
Gostaria de saber se esta denuncia da Cargo em Comissão passeando em Marrocos é verdadeira. Não li nada na grande mídia sobre este fato.
O que torna mais estranha a relação da imprensa com Marchezan é isto, em alguns assuntos ninguém chega perto do prefeito e pergunta olho-no-olho. Medo?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/