Expoagas encerrou hoje com negócios de E$ 409 milhões, 11% mais do que 2014

A Expoagas 2015 – 34ª Convenção Gaúcha de Supermercados chegou ao final nesta quinta-feira (27), no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, apresentando ao varejo mais de 800 lançamentos, e encerrou com um volume recorde de negócios, na ordem de R$ 409 milhões – o que representa um crescimento de 11% sobre a edição anterior do evento e uma venda média de R$ 1,19 milhão por empresa expositora. 

O resultado positivo foi puxado por fornecedores de produtos de higiene e limpeza, de laticínios e de alimentos, e evidencia uma preocupação crescente dos consumidores gaúchos com produtos “saudáveis” e que proporcionem bem-estar.
   
Segundo dados apurados pelo Instituto Methodus nos dois primeiros dias da feira, 47,8% das vendas concretizadas na Expoagas 2015 foram junto a varejistas gaúchos, 40,3% a compradores de outros estados brasileiros e 11,7% junto a companhias de outros países. De acordo com os expositores entrevistados, aumentar as vendas, fixar sua marca no mercado e conquistar novos clientes foram os três principais motivos da participação no evento. A pesquisa foi realizada junto a 100 expositores da mostra, sendo 79% da indústria, 8% do comércio e 13% do setor de serviços. Conforme estimativas da Agas, 44,1 mil pessoas terão passado pelos corredores do Centro de Eventos da Fiergs ao final da feira, número 9% superior ao ano passado, representando 6,3 mil empresas diferentes – um crescimento de 18% no número de CNPJs em relação a 2014. Entre os visitantes, 82% são varejistas. “O comerciante é um otimista por natureza e, em momentos de instabilidade econômica como este, está em busca de oportunidades para crescer. É isto que a Expoagas proporciona, mais negócios, qualificação e novas parcerias”, destaca o presidente da entidade, Antônio Cesa Longo.
   
Tendências e hábitos de consumo – Ao contrário do ano passado, quando os negócios foram alavancados por empresas de máquinas e equipamentos, a Expoagas 2015 destacou o foco da indústria e do varejo em produtos para o consumidor final. “O gaúcho está com o poder de compra reduzido e valorizando mais do que nunca sua renda, e isto faz com que ele não abra mão da qualidade, mas pesquise muito preço”, observa Patrique Nicolini Manfroi, diretor da Agas, ressaltando que a feira apresentou ao varejo cerca de 800 lançamentos.
   
Questionados pelo Instituto Methodus sobre a movimentação de negócios nos estandes, 71% dos expositores informaram que realizaram negócios com profissionais de outros setores, que não supermercados. Os segmentos mais citados pelos fornecedores participantes da feira foram, pela ordem, restaurantes (56%), padarias (51%) e lojas de conveniência (42%). Segundo a pesquisa, 86,5% dos 344 expositores da Expoagas 2015 pretendem voltar à feira em 2016. As empresas expositoras ouvidas apontaram que, em média, as vendas na Expoagas representam 17,7% do total do faturamento de agosto. 73,5% dos expositores ampliaram a carta de clientes nos dois primeiros dias da feira e 99% atribuíram à Expoagas 2015 a classificação de muito importante ou importante para o desenvolvimento da sua companhia.


Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/