Entrevista, Margrid Sauer, Instituto Amostra - O jeitão simples e sincero blindou Sartori dos ataques de Tarso.

ENTREVISTA
Margrid Sauer, diretora do Instituto Amostra

A vitória de José Ivo Sartori já era esperada, mas os números encontrados ao final são compatíveis com o que apontavam as pesquisas ?
A pesquisa do Instituto Amostra apontava Sartori com 63% dos votos válidos, os demais institutos apontaram percentuais mais baixos, mas todos apontavam a vitória de Sartori e com uma votação muito perto dos 60%. 

Ao manter enorme margem de vantagem sobre Tarso, Sartori demonstrou que tipo de eleitor ele manteve e conquistou quando passou do terceiro lugar para a condição de vitorioso ?
Diferente do que se falou no final do primeiro turno, que o voto era anti petista e tanto fazia votar em Ana Amélia ou Sartori, acredito que Sartori conquistou o eleitor e isso deu a ele toda essa vantagem. Seu jeito simples, sua sinceridade, mesmo nos momentos difíceis da campanha, só contribuíram para que o eleitor conhecesse melhor o gringo Sartori. No primeiro turno, Tarso conseguiu desconstruir Ana Amélia, que era a líder.

Como é que não conseguiu fazer o mesmo com Sartori ?
Pelos motivos que citei anteriormente. Sartori conquistou a confiança do eleitor, a partir daí, nada mais que fosse dito abalaria a votação de Sartori.

Cite três principais erros da campanha de Tarso Genro.
1) Desprezar a força do PMDB;
2) Cometer o mesmo erro de 2002, centrar toda a estratégia da campanha em cima de um único adversário;
3) Ter descuidado de seu governo, quando as pesquisas ja apontavam um índice de aprovação regular.

3 comentários:

Anônimo disse...

O PP E O PMDB DEVEM SE UNIR SEMPRE ATÉ A MORTE DOS PTISTAS-TERRORISTAS STALINISTAS.
SÓ GANHAM VOTOS COM BOLSAS: VADIAGEM; VIADAGEM; PROSTITUIÇÃO; PRESÍDIO; CRACK; E TUDO O QUE É DO MAL.
O POVO VADIO GOSTA E, OS TRABALHADORES PAGAM.
É O COMUNISMO-CHAVISTA-CUBANO-STALINISTA DO PT.

Nádia disse...

.

Exatamente, o título diz absolutamente tudo..

Não saberia apontar os erros na campanha de tarso, mesmo porque esse tinha em seu
desfavor os quatro anos de governo.
Contudo, apontaria diversos na campanha de Aécio... não vou, mas
tenho certeza de que com pequenas modificações
ele teria emplacado.

Brasil ainda é um país de gente simples.. O dia em que um candidato
simplesmente disser o que pensa.. sem a encenação e todas as "vesguices"
que os "passabem" do marketing inventam, a coisa anda.
Claro, falar o que pensa com razoabilidade, com estrutura de pensamento,
conhecimento..etc (e até sem isso, vide dilma; mas ela manteve seu jeito (o verdadeiro)
de dragão sisudo.. que a fez/faz parecer franca,honesta,e, portanto,
confiável...

Me refiro à forma.. O número de situações em que se vê que o pessoal
do marketing encaminhou candidatos para o buraco.. dá até pena. Mas,
eles acham que não podem dar um peldo por iniciativa própria.. azar deles,
então.. e muitas vezes nosso, também.

Com relação a Sartori, quase escorregou com umas características
exageradamente juvenis na comunicação na rede..
(creio que, aconselhado por marketeiro) cheguei a ter receio, e
também quando ficou inseguro, nos debates, abrindo a guarda exatamente
por querer assumir um jeito que não parecia seu, o quê, percebido por
tarso, o fez golpear com vontade. Bem, mas no último debate, Sartori
corrigiu a rota e seu jeito simples conseguiu anular qualquer efeito
menos bom disso.. e ainda deu esse banho que foi. Achei que ganhasse, e
até que poderia dar uma humilhadinha, mas dar essa lavada... kkkkk só com o jeito dele mesmo.

.

Anônimo disse...

Instituto o quê??? Kkkkkk! Faz-me rir, Polibio, rsrs!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/