O jornalista Lauro Jardim, que assina a coluna Radar na revista Veja, escreve esta tarde que o conhecido estresse entre mercado de ações e governos
petistas tem agora uma medida em números. Leia tudo:
De acordo com uma pesquisa inédita da
Economatica, durante os governos do PT o Brasil teve o pior desempenho entre
todas as principais bolsas da América Latina.
. A valorização do Ibovespa entre janeiro de 2003, quando
Lula assumiu, e ontem foi de 8,2%. Neste período, as bolsas de Peru, Argentina,
México e Chile se valorizaram, respectivamente, 21%, 14,1%, 13,9% e 8,8%.
. Entre 1995 e 2002, período em que FHC, comandou o Brasil,
a valorização foi menor, 3,1’%, mas ainda assim o Brasil teve o melhor
desempenho da região. Neste período, todas as outras bolsas da América Latina
registraram fortes desvalorizações.
5 comentários:
A política econômica do petismo é isso, grana para funcionalismo público, para pelegos amestrados nos cabides dos CC's, bolsas BNDES para Eikes Batistas e Luizas Trajanos da vida e esmolas de 70 reais para a pobraiada que são suspensas caso arranjem emprego (que incentivo, hein?). E o resto da sociedade? Que se dane, eles já tem sanguessugas o suficiente no bolso para se manterem no poder.
Ok. E qual a maior economia da América Latina?
Os investidores perderam totalmente a confiança neste governo petralha incompetente e corrupto! As ações da petrobrás são um exemplo disso, e a bolsa só irá subir quando estiver garantida a eleição do Aécio!
só as bolsas estão mal. MAS OS BOLSOS DA PETEZADA A GRANA TÁ SAINDO PELO LADRÃO.
Desmorona conto do vigário na Bolsa das pesquisas eleitorais. Veja deu uma mãozinha aos vigaristas.
0 de março de 2014 (repare na capa à direita e na nossa nota avisando do conto do vigário)
Aquela estória (com "e" mesmo) de que a Bolsa de Valores subia quando pesquisas eleitorais desfavoráveis a Dilma eram publicadas nunca me convenceu. Qualquer um que já viu o be-a-bá de como funcionam as mesas de operações financeiras dos bancos de investimentos jamais cairia nesta lorota.
Ou melhor, sempre me convenceu que era golpe financeiro de tubarões do mercado, espertos e inescrupulosos, para espalhar o boato, manipular cotações e pegar o rico dinheirinho de coxinhas otários ou ingênuos desavisados que se aventuram a investir na Bovespa se informando pela Veja-Globo-Folha-Estadão, mídia que propagandeava irresponsavelmente o boato adequado para os especuladores aplicarem o conto do vigário em suas vítimas. Repare como a capa da revista Veja acabou ajudando a espalhar e referendar o boato dos especuladores.
Agora cá para nós, é lamentável que pessoas percam parte de suas economias neste golpe para os tubarões especuladores, sobretudo as pessoas de boa-fé e que o dinheiro faz falta, mas também acreditar na Veja, Globo, etc. para tomar decisões de investimento, ainda mais politizando a economia, é pedir para perder dinheiro.
Agora Dilma subiu 4 pontos no Datafolha (6 pontos na espontânea), enquanto Aécio e Campos continuaram empacados, oscilando dentro da margem de erro. E a Bolsa subiu. As ações da Petrobras também subiram.
Parece que a operação caça otários, usando Aécio, Ibope e Datafolha, já deu o que tinha que dar. As vítimas já perceberam ou já perderam o dinheiro que tinham para perder, e não está mais funcionando para trazer lucros aos tubarões.
Vou até repetir a nota que publicamos aqui no dia 30 de março deste ano, avisando quando começou esse golpe:
Capas da Veja: Quem quer ser a próxima vítima a perder dinheiro?
Essa estória de que a pesquisa Ibope influenciou tanto a Bolsa de Valores está muito mal contada, e quem conhece minimamente como funciona os bastidores do mercado financeiro é muito difícil engolir essa versão que estão contando.
O cheiro é de tubarões espalhando boatos para pegar o rico dinheirinho de calouros na Bolsa, ingênuos e amadores que aplicam conforme os boatos realimentados no noticiário.
* * *
Sabemos que tucanos, banqueiros e especuladores são almas gêmeas. Nasceram uns para os outros. Se amam e adorariam que Aécio Neves ou mesmo o neo-vendilhão Eduardo Campos ganhasse a eleição.
Mas são profissionais e não rasgam dinheiro nem pelo "amor" carnal que tem pelos tucanos.
Duas pesquisas feitas simultâneas (só divulgadas com 7 dias de diferença), uma mostrando que a popularidade de Dilma "caiu", e mesmo assim as intenções de votos continuaram extremamente favoráveis à presidenta e desfavoráveis à oposição, não influiria nas decisões de profissionais no mercado financeiro. Só se a pesquisa trouxesse de fato uma forte possibilidade de virada é que influiria, pois aí sentiriam a chance de comprar estatais (ou pedaços delas) a preço de banana, como FHC vendeu a Vale.
O resto são profissionais inescrupulosos espalhando boatos para influenciar os mais inocentes e amadores a caírem como uns patinhos.
Postar um comentário