Zero Hora demonstra que gasto com diárias aumenta mais no governo Tarso Genro do que nas gestões de Yeda Crusius e Germano Rigotto

No livro "Cabo de Guerra", o editor demonstra que logo no início do seu governo, Yeda Crusius mandou cortar 30% das CCs e também nas diárias, algumas das medidas capazes de conduzir ao ajuste fiscal e ao déficit zero. Na época, dizia Yeda: "Diárias têm sido usadas como meio de engordar salários e até promover desvios de dinheiro público". A reportagem de Zero Hora, a seguir, um trabalho da repórter Cleidi Pereira, não chega a fazer este tipo de análise, mas ela é real. Revela a repórter que no governo Tarso Genro, a média anual de gastos com diárias  é 89,7% maior do que a da administração Yeda e 68,4% em relação à de Rigotto. A ilustração ao lado também é de Zero Hora. Leia tudo:

A menos de um ano para o fim do mandato, o governador Tarso Genro (PT) já bateu o recorde de gastos com diárias no Executivo, superando seus antecessores
Yeda Crusius (PSDB) e Germano Rigotto (PMDB).

Dados do Portal da Transparência mostram que os pagamentos já somam R$ 325,2 milhões na gestão petista. O gasto médio anual de Tarso com diárias é 89,7% maior que o de Yeda e 68,4% em relação ao de Rigotto. A despesa em 2013 foi 63,6% maior comparada à do primeiro ano de mandato, em valores corrigidos pelo IPCA. Com a verba paga em diárias nos três anos de governo, seria possível pavimentar 162 quilômetros de estradas ou construir 224 creches.

O número total também chama a atenção porque corresponde a 77,1% do que gastaram juntos Yeda e Rigotto — em valores corrigidos pelo IPCA e desconsiderando o primeiro ano do peemedebista, cujos dados não estão disponíveis no portal. O total gasto pelo Executivo no ano passado equivale a 94,6% de toda a despesa do Estado com diárias no período, considerando Legislativo e Judiciário, bem como Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado (TCE). Se comparados os penúltimos anos de gestão dos governadores, Tarso gastou 114,5% a mais do que Yeda e 94,2% a mais do que Rigotto.

O Piratini baseia a alta na ampliação de políticas públicas em relação aos governos de Yeda e Rigotto. Mas para a deputada Zilá Breitenbach, líder da bancada do PSDB, a disparada nas diárias mostra que o governo petista não tem controle sobre a gestão. Segundo ela, o Piratini deveria racionalizar os recursos para fazer frente ao déficit de R$ 1,4 bilhão registrado em 2013:
— Em todas as áreas, há desperdícios. O governo não está preocupado em equalizar as contas, e quem não faz economia jamais tem perspectiva de pagamentos futuros. Isso preocupa.

A líder da bancada do PMDB, Maria Helena Sartori, também discorda da interpretação do governo. Conforme a peemedebista, os resultados das viagens de Tarso ainda são incipientes:
— Curiosamente, toda a vez que tem problema, o governador está viajando, como quando foram deflagradas as operações Concutare e Kilowatt. Talvez seria melhor se ele estivesse aqui.

13 comentários:

Anônimo disse...

A Rosane de Oliveira permitiu que saísse esta matéria ????

Anônimo disse...

Mas gastar desnecessáriamente é a única coisa que o PT sabe fazer bem...

Anônimo disse...

Políbio,

Curiosamente, quem gastou menos (Yeda) foi a que ZEROU o déficit!!

JulioK

Anônimo disse...

"A Rosane de Oliveira permitiu que saísse esta matéria"!!!! que piada, Ela não é nada lá dentro. É a mosca do coco do cavalo do Zorro. Ela não deixa nada. Ela é paga para assinar o que a família Sirtsky quer que apareça e depois que os ventos mudarem ser chutada para fora como a laranja podre no belo balaio...

Anônimo disse...

Qual será a nova tapeação e enrolação que a jornalista Rosane de Oliveira vai criar na sua próxima coluna p/ defender o Tarso Genro das gastanças em viagens inúteis.

Anônimo disse...

A RBS já deve ter vislumbrado que o pt vai ser "largado" do poder. Logo se aproxima de Ana Amélia de forma escancarada.

Anônimo disse...

É A FARRA COMUNISTA COM O DINHEIRO DO POVO.
CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE.
POVO BURRO TEM QUE MORRER DE FOME, VIDE CUBA E NICARÁGUA.

Anônimo disse...

SIM, DOM PEDRO SERÁ EXUMADO

ATENÇÃO MARIA NECRÓFILA

ATENÇÃO MARIA DO OSSÁRIO

DOM PEDRO SERÁ EXUMADO

PRINCESA ISABEL EXUMADA

ONDE ANDA A MINISTRA QUE NÃO ESTÁ LÁ?

SERÁ QUE TIVERAM SEUS DIREITOS HUMANOS PREJUDICADOS?

Anônimo disse...

Grande, Yeda. Menos gastos com diárias, déficit zero e retomada do transporte fluvial entre porto alegre-guaíba, hoje com projeção de atender toda a zona sul da capital. O ponta-pé inicial para isso partiu da Governadora. Na sua gestão foi assinado o contrato de concessão, mas nas fotos da inauguração aparece o Tarso Genro, hoje recordita em gasto com diárias.

Anônimo disse...

É que tarso é mais conhecido no mundo politico, sua representatividade vai além do mampituba, quando viaja para o exterior fala em nome do Brasil. Já Yeda além de desconhecida, quando Ministra de Estado,ficou conhecida por servir cafézinho para os demais ministros nas reuniões ministeriais, além disso tinha medinho de viajar por causa do vice. Rigoto não tinha problema com o vice, mas não era desconhecido nacional e mundialmente.

Anônimo disse...

Cade o meu comentário? Segundo o acima, não tinha nenhum conteúdo ofensivo (a não ser dizer que as diárias não engordavam o magros salários dos servidores estaduais; mas isto não é conteúdo ofensivo, é fato)

Anônimo disse...

Isso é óbvio e uLULante não há nem necessidade de pesquisa."Quem nunca comeu melado,quando come se lambuza".

Anônimo disse...

Muita calma nessa hora anonimo das 15:24 o editor consegue acochambrar 99% das noticias contra o PSDB, PPS, DEMOnioS, PSB e PP. Uma noticia que outra ele se passa e é publicado. Enquanto isso as hienas, digo, seus seguidores, riem a toa, pensando que são os donos da cocada, enquanto isso o trem passa.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/