Artigo, Paulo Brossard - O Julinho e o ensino

A charge é de Muller.



O ex-ministro Paulo Brossar resolveu entrar na discussão sobre a degradação do ensino gaúcho sob o governo do PT, com ênfase par ao caso do Julinho, o outrora exemplar Colégio Júlio de Castilhos. Leia tudo:


Um fato chocante e de inegável importância social foi divulgado por ZH dias antes do Natal ao retratar a alarmante deterioração de um dos mais conceituados colégios de Porto Alegre, o “Julinho”, como era familiarmente denominado o “Julio de Castilhos”. Ao tempo em que surgiam colégios de inspiração religiosa, logo consagrados pela excelência do ensino ministrados por notáveis educadores, o governo rio-grandense, de forte tintura comtiana, cuidou de formar seu colégio padrão, que viria a levar o nome do chefe republicano; cansei de ouvir referências respeitosas ao colégio laico destinado a cotejar com os católicos e evangélicos; o maior louvor suponho viesse daqueles que lhe houvessem frequentado. O trabalho da jornalista Letícia Duarte estendeu-se pelo ano escolar, 27 de fevereiro a 22 de novembro de 2013; registrando o colapso do que fora um colégio modelar; é impossível resumi-lo, o espaço seria insuficiente para um resumo do resumo, limito-me a dizer que, a todos os títulos, o quadro é deplorável.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

7 comentários:

Anônimo disse...

É assim que eles fazem gestão,em vez de pegar um colégio para referência de ensino e replicá-lo nos demais, eles simplesmente deterioram todos para que fiquem todos na mesma draga.Não há necessidade de aplicar método Paulo Freire,método etc...e tal.Basta verificar um colégio bem administrado em qualquer Estado do Brasil e replicar em todos os demais colégios.No Enem os melhores foram os colégios Militares é só consultar.

Luiz A. Buss (03/2503) disse...

Excelente artigo de Paulo Brossard.
Será que ainda há como corrigir?

Anônimo disse...

Políbio,

A falência do Julinho tem nome e sobrenome: PT+CPERS!!

O resto é conversa mole!!

JulioK

Anônimo disse...

Disse tudo o DR. Paulo Brossard.
Mostra bem o quanto é importante para esses governos(estadual e federal)a educacão.Depois criam se cotas para a universidade e cotas em concurso público.

Cesar disse...

Podemos expandir as palavras brilhantes do Dr Paulo Brossard, a educação no RS. Governos comunistas alternadamente, e a ferocidade politica do CPERS, só poderia dar nisso mesmo! Ainda bem que eu já eduquei os meus filhos e muito bem, mas tem os meus netos e netas, que farei tudo para que eles não passem nas mãos desses revolucionários retrógrados!

Gil Rikardo disse...

A deterioração é de longa data, se bem lembro, dos meus dias de primário, lá pela década de setenta. E pelo jeito tão cedo não há de mudar. Diante disso, surgiu-me a mágica consoladora ao imaginar que este ítem “educação”, deveria ser responsabilidade da sociedade civil… nada de políticos, governos, partidos, teorias e outros que mais… caberia a nós e nossos filhos zelar pelas escolas durante a nossa vida… imaginem eu contribuindo por mais de quarenta anos com a minha escola… e esta contribuição é desde o dinheiro até a participação no conselho de classe… opa tá muito bom para ser verdade. Voltei com o barulho dos sindicatos não querendo largar o osso, também o grito dos políticos desejando manter seus cabos eleitorais… MAS continuarei imaginando… por enquanto sonhar não é pecado!

Anônimo disse...

Perguntar não ofende: Paulo Brossar foi Ministro da Justiça em que governo? Resposta: Sarney. E quem indicou Paulo Brossar para o STF? Resposta Sarney. Muitos papagaios de piratas exigem que Doutorado ou Mestrado para ser Ministro do STF, sabiam que Paulo Brossard sequer fez Pos graduaçã, mas ele pode (porque diz o que eu quero ouvir), ou outros é que não podem (porque dizem o que eu não quero ouvir). S

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/