Governo demite homem forte da área florestal do RS


Foi surpreendente a demissão do engenheiro Florestal Roberto M. Ferron do poderoso Defap, o Departamento de Florestas e Áreas Protegidas do RS. Houve pressão para a demissão ocorrida há duas semanas. Ferron, respeitado pela equipe e admirado por sua integridade, é do PSB. O governo quer colocar ali um aliado do PCdoB.

. O Defap ganhou importância repentina com a aprovação do novo Código Florestal, o que inclui o novo Cadastro Ambiental Rural. Ele controla 20 Agências Florestais Regionais, assessora municípios no licenciamento de florestas e controla o transporte de madeira no Estado.

- A demissão de Roberto M. Ferron não repercutiu na mídia.

5 comentários:

Anônimo disse...

PCdoB é aquele partido cujos membros não tem a menor restrição em receber propinas

Anônimo disse...

Pode não ter repercutido na midia, que é balizada e pautada pelas ONGS ambientalistas, mas junto ao Setor Florestal do RS, repercutiu muito e de forma extremamente negativa.
Ferron é um profissional sério, competente e respeitado por sua longa ficha de trabalho e dedicação a causa florestal do RS. E com respeito ao Cadastro Ambiental Rural, na verdadeira acepção da palavra, era o homem certo, na hora certa e no lugar certo.
Mas os gestores da SEMA, que por certo priorizam interesses partidários e ideológicos em detrimento dos interesses maiores da sociedade riograndense, são definitivamente os responsáveis pela saida do Eng. Ferron do comando do DEFAP, onde vinha desenvolvendo excelente trabalho. Há um interesse de que a gestão do CAR seja de responsabilidade da FEPAM e ai um dos porquês do esvaziamento do DEFAP e consequente exclusão do setor florestal desse processo.
Em respeito a todo o Setor Florestal do RS, o Governador, o Secretário do Meio Ambiente, o Chefe da Casa Cívil, tem a obrigação moral de vir a público e dar uma explicação coerente a respeito dessa demissão, que já citamos é um verdadeiro retrocesso na política florestal do estado.
E a propósito, quem estava no Fórum Florestal na Expodireto, escutou de viva voz as manifestações contundentes do próprio Ferron, a respeito dos verdadeiros motivos de sua demissão do DEFAP, e também pelo que se viu neste fórum outros orgãos estaduais estão de olho na gestão do CAR. Com que interesses?

Luiz Vargas disse...

Os quadrilheiro$ PeTralha$ tem método e estratégia em suas ações. Todo mundo conhece bem a índole do PCdoB (estes comuni$ta$ gostam de luxo e conforto, só que sem esforço algum, seu comunismo dura até acabar com o dinheiro dos outros).
Por falar em comuni$ta, por onde anda a cumpanhera Manuela? Será que ele já saldou suas dívidas de campanha?
Alguém ainda se lembra do cumpanhero Orlando $ilva que comprava tapioca com o cartão de crédito corporativo?
Ano que vem tem eleições e a cumpanherada já está azeitando a máquina arrecadadora de "recur$o$ não contabilizados$.

Anônimo disse...

Vai ser substituído por outro técnico do defap.

Cargo de confiança é assim. O PSB está querendo andar sozinho, pois que saia do governo.

Anônimo disse...

O CAR está sob responsabilidade nacional da SDRS - Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente e não do Serviço Florestal Brasileiro ou do Departamento de Florestas da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério.

Depreende-se que o CAR não é responsabilidade do 'setor florestal' porque é muito mais amplo envolve o ambiente como um todo.

Os lenhadores nem o inventário florestal tiveram competência em tocar... só querem dinheiro para seus eventos setoriais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/