Artigo, Merval Pereira - Limite de mandatos

A crítica do presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa aos “políticos profissionais”, defendendo a limitação de mandatos parlamentares na mesma linha proposta pelo partido que a ex-senadora Marina Silva pretende organizar, provocou não apenas as especulações naturais de que estaria falando em causa própria, se apresentando como uma alternativa, como também comentários mais ácidos de políticos que, por enquanto preferem ficar no anonimato.

. Há os exemplos concretos, de grandes homens públicos que tiveram vários mandatos seguidos no Congresso, como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Teotonio Vilela, além de uns poucos atuais, o que leva a crer que a questão seja de qualidade individual, e não de tempo de mandato. Há também o fato de que entre os condenados do mensalão a maioria é de políticos de poucos mandatos, quando não de um apenas.Há também os argumentos jurídicos, que dizem ser flagrantemente inconstitucional uma decisão nesse sentido, pois nas condições de elegibilidade tal proibição não figura. Seria preciso modificar a Constituição para impor essa restrição.

Há também quem lembre que o ministro Joaquim Barbosa, assim como todos os membros do STF, têm mandatos vitalícios, o que por si só denotaria uma incoerência de sua parte criticar a longevidade dos políticos que, em vez de serem nomeados, são eleitos pelo voto direto dos cidadãos.
A campanha da ex-senadora Marina Silva, que pretende que seu novo partido seja “diferente” dos existentes, também não encontra muito eco entre os políticos que poderiam formar em sua bancada, ao contrário do que aconteceu, por exemplo, com o PSD do ex-prefeito paulista Gilberto Kassab, o protótipo de “mais do mesmo” no campo partidário.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

PRIMEIRA PILSNER URQUELL NO BRASIL, NESTE SÁBADO, NO BIER MARKT
Quem viu o Anonymus Gourmet, esta manhã, na RBS TV, percebeu que quem falava era um dos donos e o local era o Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre. Esta noite, vá lá com seus amigos, parentes, colegas, conhecidos - e recomende. O melhor por três anos seguidos, segundo Vejinha:
Pilsner Urquell, a melhor pilsen do mundo
Após muita luta e um ano de negociações, engatamos em barril, pela 1º vez no Brasil, a Pilsner Urquell, a primeira pilsen do mundo e considerada pelos maiores conhecedores da área a melhor pilsen do mundo !! Exclusivo no Brasil !! Biermarkt Vom Fass e Original !! Veja nossos endereços em www.biermarkt.com.br (Pedro Mariano, diretor).
A MELHOR, SEGUNDO VEJINHA

4 comentários:

Anônimo disse...

O pior é que tem Ministro do STF querendo que aumentar o tempo de permanencia no cargo, ou seja, além de serem nomeados para o Cargo querem se perpetuar no poder.


E ainda falam dos politicos, que fazem "concurso" de 4 em 4 anos para se manter no poder (senador 8 anos).

Surfista Prateado disse...

Ministros do STF também deveriam ter mandato de no máximo 8 anos. Quanto aos políticos, deveriam ter direito a se reeleger uma vez só, depois disso, apenas poderiam concorrer em um cargo superior, se fosse vereador, apenas para prefeito, governador, deputado estadual e federal, senador, se deputado estadual, só governador, senador, federal ou presidente . Não se elegendo, acabou. Desta forma, os bons poderiam continuar até chegar a presidência.

Anônimo disse...


Sobre a crítica das associações de juízes a Barbosa:

As três maiores entidades de classe da magistratura nacional que emitem nota conjunta de repúdio contra a mistificadora entrevista que o presidente do STF deu aos veículos internacionais.

A AMB, bem como a AJUFE e a ANAMATRA, emitiram ontem dura nota contra os risíveis e indecentes desígnios de Barbosa, que pretende igualar as funções de juízes às funções de integrantes do Ministério Público, o que é na verdade um rotundo e sonoro desserviço à Constituição da República Federativa do Brasil.

Para tanto, tenta manobras como essa de "igualar" as funções de magistrados, que devem fazer justiça apreciando imparcialmente as demandas, com as funções de procuradores, que tem o dever constitucional de fazer a parte acusatória. E diz ainda que o problema é de "mentalidade" dos magistrados nacionais!

Muito boa essa nota das entidades representativas da magistratura. Sinal de que mesmo em setores conservadores da sociedade começam a espocar vozes de apreensão e descontentamento com o comportamento arrivista de Barbosa. Não é possível resolver os problemas de um país com base em demagogia, punitivismo tresloucado, populismo penal ou justiçamentos midiáticos...

Agora os conservadores estão contestando o despreparo e o comportamento arbitrário e tresloucado de Joaquim Barbosa. Justamente quando ELES são as vítimas de suas acusações e suas conclusões inquisitórias.

Anônimo disse...

O HERÓI NACIONAL, JOAQUIM BARBOSA TEM RAZÃO, OS POLITICOS SÃO PROFISSIONAIS DA POLITICAGEM E NÃO ESTÃO NA POLÍTICA PARA SERVIR O POVO, E SIM PARA SERVIREM-SE.
JÁ VIU POLÍTICO POBRE?
ELES ENRIQUECEM NOS CARGOS.
COMO? CORRUPÇÃO. TODOS SEM EXCESSÃO.
POLÍTICO É COMO GALINHA EM SUPERMERCADO, SE COMPRA INTEIRO OU EM PEDAÇOS, DEPENDE DA NEGOCIATA.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/