Valério propõe receber proteção em troca de delação. Publicitário teme ser morto na cadeia e propõe contar tudo sobre o Mensalão.

* Clipping  G1, em Brasília

A assessoria do Supremo Tribunal Federal informou que o tribunal recebeu em setembro um fax, endereçado ao presidente Carlos Ayres Britto, no qual Marcos Valério, condenado como operador do esquema do mensalão, oferece a delação premiada (dar novas informações sobre o processo em troca de benefícios). A assessoria não informou quem enviou o fax. No documento, segundo o G1 apurou, Valério pede "proteção" em troca da delação.

Indagado pelo G1 se propôs a delação, o advogado Marcelo Leonardo, que defende Valério, respondeu somente que não comentará "especulações" sobre seu cliente. “Sobre isso, não tenho nada a declarar”, afirmou. Acusado pelo Ministério Público de ser o operador do mensalão, Valério foi considerado culpado pelo Supremo por cinco crimes (corrupção ativa, evasão de divisas, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e peculato) e condenado a 40 anos, 1 mês e 6 dias de prisão - até o final do julgamento o tamanho da pena ainda pode mudar.

Sob condição de anonimato, um dos ministros do STF disse que, nesta altura do julgamento, ainda que Valério preste novo depoimento com informações sobre o esquema do mensalão, a iniciativa não ajudaria a reduzir a pena. Segundo esse ministro, a única hipótese plausível para Valério ter proposto a delação premiada na reta final do julgamento é tentar evitar a prisão em regime fechado. Com a alegação de que tem a vida sob ameaça, ele poderia – em tese – obter um regime diferenciado de detenção, como a prisão domiciliar, na hipótese de colaborar com a Justiça revelando fatos sobre o mensalão ou outros supostos crimes cometidos pelos personagens envolvidos no esquema.

“Acho que ele está temendo a vida e está querendo proteção de testemunha. Se você dá a proteção de testemunha, obviamente que o cara não pode ficar na prisão – ou tem de ficar isolado", afirmou o ministro.
Pelas regras do Supremo, o relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, deveria analisar o pedido. Mas é possível que o caso seja distribuído a outro ministro do STF porque, em 22 de novembro, Barbosa assumirá a presidência do tribunal.

10 comentários:

Anônimo disse...

Se eu fosse Marcos Valério entrega desde de a origem, ou seja, que a origem do mensalão vem do PSDB do Senador Eduardo Azeredo, ex-Governador de Minas, ou seja, ele (Marcos Valério) que seria condenado mais uma vez (mensalão do PSDB), escapa pelo menos desse.

Anônimo disse...

Quem já viu o que houve com Toninho do PT, Celso Daniel e com o velhinho que deu a bengalada na cabeça do criminoso Zé Dirceu, sabe muito bem o que teme Marcos Valério, pois os métodos deste pessoal são os mesmos do PCC com os quais tem estranhas relações "políticas" nos períodos eleitorais em SP!

Anônimo disse...

agora?

ninguem da mais bola pro que o cara vai falar...

ainda mais depois que O Chefe conseguiu eleger o seu segundo poste...

a hora de ter falado ja passou...

mas enfim, so se tiver uma fita mostrando alguma coisa...

so bla, bla, bla nao vai dar em nada...

Mordaz disse...

Ele muito provavelmente será apagado na cadeia. E uma boa atitude, ainda que tardia, ele abrir o bico. Agora, imagina se na distribuição cai nas mãos de Lewandowski ou Tóffoli?

Anônimo disse...

É evidente que ele morre na cadeia, quem não acompanhou, leu ou ouviu falar do segurança do Getulio Vargas, o negão no final da pena foi assassinado dentro do presidio, sabia demais e o mesmo acontecerá com o valério, já não foi executado porque a quadrilha não esperava esse final de julgamento, na primeira vez que ficou preso nas dependencias da PF o cara foi brutalmente agredido e teve os dentes quebrados, ninguem fala isso. edus

Anônimo disse...

Blog do Claudio Humberto:

Escândalo das
fragatas cita mais
um brasileiro:

O ex-ministro da Justiça e ex-ministo STF, Nelson Jobim,indicado por FHC que nega envolvimento, agora tem companhia no escândalo de corrupção na venda ao Brasil de 11 fragatas italianas: o ex-deputado tucano Mauro Campos (MG), que no governo FHC presidiu a estatal Transpetro, à qual hoje presta serviços com seu estaleiro Rio Nave. Ele foi citado no depoimento ao Ministério Público de Giuseppe Bono, ex-diretor da estatal Finmeccanica, que vendeu as fragatas. Mauro Campos seria “mediador” do negócio.

As reuniões citadas por Giuseppe Bono ocorreram em plena crise diplomática com a Itália pela extradição do terrorista Cesare Battisti.

Deputados ligados a Silvio Berlusconi sugeriram comprar 50% do estaleiro de Mauro Campos, para “garantir presença estável no Brasil”.

Giuseppe Bono contou que o valor do estaleiro de Mauro Campos era “desproporcional”, sugerindo que poderia ser parte da transação.

A referência ao ex-deputado tucano Mauro Campos nas investigações, foi revelada primeiro pelo jornal italiano Il Messaggero.

Anônimo disse...

TOMARA QUE ELE CONTE...

ELE ESTÁ ENVOLVIDO NO MENSALÃO DO PSDB DE MINAS, COM O DANIEL DANTAS NA PRIVATARIA, COM O PERILLO EM GOIÁS, COM O ARRUDA DO DEM, ETC...

TOMARA QUE ELE CONTE TUDO...

NDSS disse...

Não sei o que os ministros do STF poderiam fazer neste caso. Não sei o que poderia ser feito para, digamos, ajudar Marcos Valério de alguma forma. Mas sei que esse arrogante e criminoso mensaleiro tem de abrir a boca - e abrir bem - e contar o que sabe, contar tudo o que há para ser contado (sabemos que há muito para ser descortinado). Lula, esse ser patético e lunático, tem de ser responsabilizado pelos muitos milhões de reais desviados de nossa educação, da saúde e da segurança.
Lula, esse batráquio medíocre, pernicioso e cancerígeno, tem de ser varrido da história, tem de servir como redenção da Justiça e, consequentemente, de exemplo para a camarilha de politiqueiros do Congresso Nacional que rateiam impunemente nossos impostos em nome do famigerado "presidencialismo de coalizão". E que esse tal Molusco seja o símbolo da derrocada de Dilma "Wanda" Rousseff e de milhares de parasitas canhotos incompetentes que se apoderaram de todas as nossas instituições e de nossos valores morais mais caros!
Eu tenho um sonho: olhar para um lado e ver todos os brasileiros honestos tendo pleno direito a saúde, educação de qualidade, segurança e dignidade; olhar para o outro lado e ver esse bando de esquerdopatas fedorentos reduzidos a uma pequena, disforme e insignificante massa de oposição, mas uma oposição sem voz nem vez, sem direito a um centavo sequer do Fundo Partidário, que, aliás, é dinheiro público e NÃO deveria servir para sustentar vagabundos prosélitos. Uma pequena e patética massa de bois de piranha sem direito a oxigênio que seja. Nada!
Este é o meu sonho. E vou viver para vê-lo realizado.
Que Marcos Valério abra aquela boca suja e conte tudo!

Alberto/NH disse...

Vai fundo Valério! Queremos saber a VERDADE!!!

Anônimo disse...

Temos aqui esquerdistas mensaleiros petistas falando mal de esquerdistas trambiqueiros também só que do PSDB, do que se depreende que eles mesmos se reconhecem todos como criminosos e portanto a revolução de 64, apesar de ter feito mal seu serviço, ajudou sim o Brasil, pois os mais radicais destes criminosos foram calados, os que sobraram eram os mais "calminhos"!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/