O PT e
o governo Lula inventaram a Rodovia do Parque (Porto Alegre a Sapucaia) no
momento em que o governo Yeda Crusius, PSDB, recebia e anunciava o projeto para
a construção da Rodovia do Progresso, mas ligando além de Sapucaia, ou seja, até
Sapiranga. Os dois projetos visavam desafogar o terrível trecho da BR-116 da
Grande Porto Alegre, uma rodovia atravancada, estreita, de alta incidência de
acidentes e mortes, e por onde passa quase 70% da produção da economia do
Estado, que por isto ressente-se tremendamente.
. Pois o que se vê agora é
que as obras da Rodovia do Parque, federal, claudicam, e agora poderão ser
paralisadas, enquanto o governo estadual acovarda-se e não consegue aprovar a
PPP da Rodovia do Progresso.
. As denúncias que paralisarão as obras da
Rodovia do Parque são do TCU, conforme esta nota do site
WWW.zerohora.com.br
- O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a
paralisação da construção da Rodovia do Parque (BR-448) e da duplicação da
BR-116 entre a Região Metropolitana e Pelotas. O relatório apresentado pelo
órgão, na manhã desta terça-feira, em Brasília, indicou que houve problemas com
os valores dos dois empreendimentos. O TCU analisou 200 obras no país,
recomendando em 22 a parada dos trabalhos. Alternativa para o fluxo de veículos
que vão de Porto Alegre a Sapucaia do Sul, a Rodovia do Parque (BR-448) teve
problemas identificados nos três lotes, todos com aditivos de contrato. Segundo
o tribunal, nos trechos houve superfaturamento em decorrência de itens pagos
duas vezes, de preços mais altos que os de mercado, de material comprado acima
da quantidade necessária e de reajustamentos irregulares.
Já na BR-116, o TCU
considerou o projeto básico deficiente, superdimensionado e com preços acima do
mercado. Após a recomendação, o tribunal encaminha o relatório ao presidente do
Senado, José Sarney, que repassa à Comissão Mista de Orçamento, responsável por
sustar ou não o repasse de recursos para as obras.
4 comentários:
Então, se fosse na terra maranhense isto não ocorreria, a parada. No Maranhão tudo iria ser tocado depressa.
E ainda tem uns idiotas propondo novo aeroporto próximo à Portão. Este deveria ser ao lado da freeway - Glorinha-Gravataí - o acesso rodo viário está pronto e tem capacidade para fluxo intenso de veículos e conecta com a grande P. Alegre por várias vias.
Dinheiro federal mal chega no RS, quando vem o TCU embarga a obra... Onde esta o Tarso nestas horas??? Se tivesse capacidade produtiva e vergonha na cara estaria fazendo de tudo pra resolver o impasse. Ahh mas provavelmente ta visitando Cuba ou algum companheiro da esquerda "escocesa" por ai. A saida pro RS eh mais simples do que parece: Trabalho!!! Po nem parece estado de imigrantes...
O TCU faz falácia a toda hora!
Por vezes, é irresponsável e leviano, ao realizar relatórios com apontamentos absurdos e inveridicos em relação a pseudos "superfaturamentos".
As obras da BR 116 tiveram o inicio retardado em 2 anos (a licitação foi em setembro 2010), em razão de inconformidades apontadas pelo TCU.
Em razão disto, mesmo padecendo de efetiva comprovação e veracidade, o TCU emitiu um acórdão, reduzindo, intempestivamente, o valor das obras liberando então o inicio das mesmas.
Agora, vem novamente falar em sobrepreco!?!
Até qdo o TCU vai seguir com acusações levianas, sempre com este argumento de sobrepreço e superfaturamento?
As empreiteiras são o único setor no Brasil que tem preços teto tabelados, com lucro máximo admitido em 7,2% (LAIR). E mesmo com preços tabelados e este "lucro nababesco", o TCU nao respeita contratos, recalcula custos de forma amadora , sem qqr critério técnico ou relação com fatores de mercado e/ ou localização / regionalização, impondo de forma arbitrária, reduções de preços nos contratos!
Esta na hora de auditor o TCU!
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