TCU denuncia superfaturamento e manda parar obras na Rodovia do Parque

O PT e o governo Lula inventaram a Rodovia do Parque (Porto Alegre a Sapucaia) no momento em que o governo Yeda Crusius, PSDB, recebia e anunciava o projeto para a construção da Rodovia do Progresso, mas ligando além de Sapucaia, ou seja, até Sapiranga.  Os dois projetos visavam desafogar o terrível trecho da BR-116 da Grande Porto Alegre, uma rodovia atravancada, estreita, de alta incidência de acidentes e mortes, e por onde passa quase 70% da produção da economia do Estado, que por isto ressente-se tremendamente.

. Pois o que se vê agora é que as obras da Rodovia do Parque, federal, claudicam, e agora poderão ser paralisadas, enquanto o governo estadual acovarda-se e não consegue aprovar a PPP da Rodovia do Progresso.

. As denúncias que paralisarão as obras da Rodovia do Parque são do TCU, conforme esta nota do site WWW.zerohora.com.br

- O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a paralisação da construção da Rodovia do Parque (BR-448) e da duplicação da BR-116 entre a Região Metropolitana e Pelotas. O relatório apresentado pelo órgão, na manhã desta terça-feira, em Brasília, indicou que houve problemas com os valores dos dois empreendimentos. O TCU analisou 200 obras no país, recomendando em 22 a parada dos trabalhos. Alternativa para o fluxo de veículos que vão de Porto Alegre a Sapucaia do Sul, a Rodovia do Parque (BR-448) teve problemas identificados nos três lotes, todos com aditivos de contrato. Segundo o tribunal, nos trechos houve superfaturamento em decorrência de itens pagos duas vezes, de preços mais altos que os de mercado, de material comprado acima da quantidade necessária e de reajustamentos irregulares.

Já na BR-116, o TCU considerou o projeto básico deficiente, superdimensionado e com preços acima do mercado. Após a recomendação, o tribunal encaminha o relatório ao presidente do Senado, José Sarney, que repassa à Comissão Mista de Orçamento, responsável por sustar ou não o repasse de recursos para as obras.

4 comentários:

Anônimo disse...

Então, se fosse na terra maranhense isto não ocorreria, a parada. No Maranhão tudo iria ser tocado depressa.

Anônimo disse...

E ainda tem uns idiotas propondo novo aeroporto próximo à Portão. Este deveria ser ao lado da freeway - Glorinha-Gravataí - o acesso rodo viário está pronto e tem capacidade para fluxo intenso de veículos e conecta com a grande P. Alegre por várias vias.

Anônimo disse...

Dinheiro federal mal chega no RS, quando vem o TCU embarga a obra... Onde esta o Tarso nestas horas??? Se tivesse capacidade produtiva e vergonha na cara estaria fazendo de tudo pra resolver o impasse. Ahh mas provavelmente ta visitando Cuba ou algum companheiro da esquerda "escocesa" por ai. A saida pro RS eh mais simples do que parece: Trabalho!!! Po nem parece estado de imigrantes...

Anônimo disse...

O TCU faz falácia a toda hora!
Por vezes, é irresponsável e leviano, ao realizar relatórios com apontamentos absurdos e inveridicos em relação a pseudos "superfaturamentos".

As obras da BR 116 tiveram o inicio retardado em 2 anos (a licitação foi em setembro 2010), em razão de inconformidades apontadas pelo TCU.

Em razão disto, mesmo padecendo de efetiva comprovação e veracidade, o TCU emitiu um acórdão, reduzindo, intempestivamente, o valor das obras liberando então o inicio das mesmas.

Agora, vem novamente falar em sobrepreco!?!

Até qdo o TCU vai seguir com acusações levianas, sempre com este argumento de sobrepreço e superfaturamento?

As empreiteiras são o único setor no Brasil que tem preços teto tabelados, com lucro máximo admitido em 7,2% (LAIR). E mesmo com preços tabelados e este "lucro nababesco", o TCU nao respeita contratos, recalcula custos de forma amadora , sem qqr critério técnico ou relação com fatores de mercado e/ ou localização / regionalização, impondo de forma arbitrária, reduções de preços nos contratos!

Esta na hora de auditor o TCU!

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