Le Monde apresenta Zé Dirceu e os réus do Mensalão com uniformes de prisioneiros. Jornal francês de esquerda dá uma página sobre o processo no STF.

* Clipping blog Ricardo Orlandini

O escândalo do mensalão é tratado em página inteira no jornal Le Monde desta terça-feira. Um artigo, com a manchete “Em Brasília, a corrupção política em julgamento”, explica o processo. O Monde traz ainda uma entrevista exclusiva com o juiz Joaquim Barbosa, relator do processo e ministro do Supremo Tribunal Federal.

. A foto de ilustração traz uma montagem dos principais acusados, vestidos de presidiários, em uma prisão diante do Palácio da Alvorada. Em primeiro plano, José Dirceu. A matéria traz um panorama do caso, com datas, nomes e acusações.

. Na entrevista para o jornal francês, o ministro-relator Joaquim Barbosa, diz que o processo “vai marcar a ruptura de um modelo de corrupção no Brasil”. O Monde retrata Barbosa, 58 anos, com doutorado em Paris, como um jurista reconhecido pela sua independência.

. Barbosa explica que a tradição que prevalece no Brasil é a de que um rico nunca comparece a um tribunal.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem original. O texto está em francês.
CLIQUE acima para ver melhor: a ilustração é da edição de hoje do Le Monde. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Conhece aquela musiquinha "editor"? "SONHO MEU, SONHO MEU..."

Luiz disse...

Pensei que ia abrir o site do Políbio e ia deparar com as noticias dos jornais de hoje sobre a duplicação da BR 101 Sul e sobre o desenvolvimento do Polo Naval do RS, mas, claro, estas notícias incomodam quem torce contra o Rio Grande

Anônimo disse...

Cadeia para todos. Tá faltando o beneficiário mor, o grande molusco.

Anônimo disse...

Faltou o Lula na foto. Tremendo ladino, escapou liso, enquanto os pau-mandados foram pegos! Afinal, 30 anos de sindicalismo tem que servir para alguma coisa. O Min. Marco Aurélio quando se referiu ao Lula como "sujeito safo", deveria ter dito "cobra criada". O cappo montou o esquema e na hora certa tirou o corpo fora, ficando os trouxas! Tem que pegarem 50 anos de cadeia prá deixarem de ser otários!

Anônimo disse...

Deveria mostrar o povo brasileiro com orelhas de burros, pois depois disto tudo o PT, partido dos mensaleiros, ainda vai ser líder nas eleições.

Aquiles disse...

Esta foto-montagem deste jornaleco da esquerdalha mundial é como aquela propaganda do cartão de crédito:

TEM COISAS NA VIDA QUE O DINHEIRO NÃO COMPRA E NEM PAGA !!!!

Anônimo disse...

No Brasil, rico não vai preso, nem chega a comparecer em audiencias"... È uma tradição que caso venha abaixo, deverá ser comemorada, pois retrata uma mudança de conceito importante para o combate a corrupção em nosso pais. Mas sinceramente duvido muito que venha a acontecer.

Paulo Rocha - Eldorado do Sul disse...

Reparei que falta de um "presidiário" na montagem... O dono do mensalão.

Anônimo disse...

Tá faltando o chefe na foto. Mas no país dos coitadinhos, um cara sem estudo e que chegou à Presidência, mesmo roubando como nunca se viu neste país, jamais iria em cana. É o famoso coitadismo brasileiro ou o medo de uma revolta popular dos bolsas-escola, bolsas-família, bolsas/auxílio-moradia do Judiciário, etc.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/