* Clipping blog Ricardo Orlandini
O escândalo do mensalão é tratado em página inteira no jornal Le Monde desta terça-feira. Um artigo, com a manchete “Em Brasília, a corrupção política em julgamento”, explica o processo. O Monde traz ainda uma entrevista exclusiva com o juiz Joaquim Barbosa, relator do processo e ministro do Supremo Tribunal Federal.
. A foto de ilustração traz uma montagem dos principais acusados, vestidos de presidiários, em uma prisão diante do Palácio da Alvorada. Em primeiro plano, José Dirceu. A matéria traz um panorama do caso, com datas, nomes e acusações.
. Na entrevista para o jornal francês, o ministro-relator Joaquim Barbosa, diz que o processo “vai marcar a ruptura de um modelo de corrupção no Brasil”. O Monde retrata Barbosa, 58 anos, com doutorado em Paris, como um jurista reconhecido pela sua independência.
. Barbosa explica que a tradição que prevalece no Brasil é a de que um rico nunca comparece a um tribunal.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem original. O texto está em francês.
CLIQUE acima para ver melhor: a ilustração é da edição de hoje do Le Monde.
9 comentários:
Conhece aquela musiquinha "editor"? "SONHO MEU, SONHO MEU..."
Pensei que ia abrir o site do Políbio e ia deparar com as noticias dos jornais de hoje sobre a duplicação da BR 101 Sul e sobre o desenvolvimento do Polo Naval do RS, mas, claro, estas notícias incomodam quem torce contra o Rio Grande
Cadeia para todos. Tá faltando o beneficiário mor, o grande molusco.
Faltou o Lula na foto. Tremendo ladino, escapou liso, enquanto os pau-mandados foram pegos! Afinal, 30 anos de sindicalismo tem que servir para alguma coisa. O Min. Marco Aurélio quando se referiu ao Lula como "sujeito safo", deveria ter dito "cobra criada". O cappo montou o esquema e na hora certa tirou o corpo fora, ficando os trouxas! Tem que pegarem 50 anos de cadeia prá deixarem de ser otários!
Deveria mostrar o povo brasileiro com orelhas de burros, pois depois disto tudo o PT, partido dos mensaleiros, ainda vai ser líder nas eleições.
Esta foto-montagem deste jornaleco da esquerdalha mundial é como aquela propaganda do cartão de crédito:
TEM COISAS NA VIDA QUE O DINHEIRO NÃO COMPRA E NEM PAGA !!!!
No Brasil, rico não vai preso, nem chega a comparecer em audiencias"... È uma tradição que caso venha abaixo, deverá ser comemorada, pois retrata uma mudança de conceito importante para o combate a corrupção em nosso pais. Mas sinceramente duvido muito que venha a acontecer.
Reparei que falta de um "presidiário" na montagem... O dono do mensalão.
Tá faltando o chefe na foto. Mas no país dos coitadinhos, um cara sem estudo e que chegou à Presidência, mesmo roubando como nunca se viu neste país, jamais iria em cana. É o famoso coitadismo brasileiro ou o medo de uma revolta popular dos bolsas-escola, bolsas-família, bolsas/auxílio-moradia do Judiciário, etc.
Postar um comentário