Governo insiste com pacotes de efeitos limitados

Vem aí um novo pacote para estimular a economia. Embora o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, tenha adiantado alguns pontos nesta terça-feira, o desenho completo do conjunto de medidas sairá nesta quarta-feira pela boca da presidente Dilma Rouseff.

. O governo parece alarmado com a falta de reação a todas as medidas de reaquecimento implementadas até agora.

. São todas medidas pontuais.

. O governo vacila sobre a questão principal, que é de natureza distinta da “marolinha” de 2008 e por isto exige uma abordagem que implique também em melhorar a qualidade dos gastos do próprio governo, reformar suas estruturas administrativas, modernizar a economia para torná-la mais competitiva e reforçar o setor exportador.

. O mercado prossegue descrente em relação a qualquer tipo de reação relevante para 2012, tanto que já reestimou as taxas de crescimento do PIB para pouco mais de 2%, com viés de queda.

. Nesta quarta, o conjunto de medidas terá como fator principal o apoio a medidas generalizadas para alavancar a economia. Um dos itens principais será o reforço e a aceleração das compras governamentais.

. O problema central da retração econômica é o alto nível de inadimplência. Nesta terça-feira, o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, avisou que o atraso nos pagamentos das pessoas físicas é de 8%, o maior desde maio de 2009.
 
. A inadimplência é maior na área do crédito para veículos.

. O governo tem agido para estimular a oferta de empréstimos e financiamentos, mas a inadimplência impede melhorias.

9 comentários:

Anônimo disse...

voltamos a era Sarney com força total...

a cada 15 dias, um pacote econômico...

essa corja vermelha acabou com os fundamentos da economia do pais que nos custou tanto na época FHC...

so quem viveu os tempos da inflação tresloucada e da loucura da URV sabe o valor que tem o Plano Real...

Anônimo disse...

Cadê a Reforma Tributaria, os Governos precisam extorquir menos a populacao !!

Anônimo disse...

Políbio, tu não entendes nada de economia!

Anônimo disse...

É isto aí, Políbio.

Quem entende de economia são o Guido Manteiga e a ex-dona da lojinha de R$1,99.

Sds

Oswald disse...

Ah, o petralha entende tudo de economia. De repente como ele entende tudo poderia ocupar o lugar do Mantega ou da Dilma.

Anônimo disse...

Ja era meu caro Polibio! A Nacao privilegiada dona da 6 maior economia do mundo, finalmente mostra a sua cara e cai na real de onde nunca deveria ter saido! Essa estoria de Brasil progresso e de crescimento eu ouco desde que tinha la meus 15 anos e hoje ja nos 60 ninguem me engana mais com o tal Pais do futuro que nunca chega ainda mais com este bando de bandidos e de ladroes que tomou conta do poder e dele nao sai mais!!!!

Nélio disse...

Isso é o melhor que esse governo tem a oferecer de armas para combater a crise. Exigir mais de quem mal sabe o mínimo é maldade...

Anônimo disse...

O Brasil é a 6ª economia do mundo apesar das esquerdas, poderia já ser a 2ª se não houvessem aqui corruPTos e parasitas que vivem do dinheiro de cabides de emprego em estatais. Por exemplo, quase todos os comentários de esquerdistas que aparecem esta hora em blogs saem de computadores de estatais, de sindicatos e de partidos políticos de esquerda, mas principalmente dos cabides de empregos para inúteis morais e intelectuais.

Daniel disse...

Bom mesmo era no tempo do FHC que o pais quebrava ano sim e ano tambem...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/