Estourou a bolha de entusiasmo pelo Brasil no exterior

* Clipping BBC Brasil, de Londres

A desaceleração da economia brasileira estourou o que muitos analistas acreditam ter sido uma "bolha" de entusiasmo pelo Brasil no exterior.

Esse ritmo mais lento da economia brasileira foi confirmado nesta sexta-feira com a divulgação dos dados do Produto Interno Bruto (PIB) pelo IBGE. Segundo os números, no primeiro trimestre deste ano, o Brasil cresceu apenas 0,2% em relação aos três últimos meses de 2012.

Na segunda metade dos anos 2000, quando o Brasil ganhou a preferência de investidores estrangeiros, os holofotes da mídia internacional e, de quebra, o direito de sediar uma Olimpíada e uma Copa do Mundo, o termo "Brasilmania" passou a ser usado para referir-se ao crescente interesse internacional pelo país.
Agora, não só o fenômeno parece estar perdendo força como já há especialistas denunciando "exagero" nas análises negativas sobre a economia brasileira.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

7 comentários:

Anônimo disse...

foram os juros...

o interesse pelo Brasil foi-se junto com a redução dos juros...

todo o crescimento do desgoverno foi feito em cima de um castelo de areia, que agora vem desmoronando...

todo mundo, menos os idiotas de sempre, sabia que aquela montanha de grana que entrava no pais e fazia o governo se gabar para os tontos era dinheiro para especulação...

fala serio, qual empresario sensato e decente vai querer investir nessa esbornia onde a corrupção impera, a burocracia eh infernal e ha "pedágios" de todo tipo que criam dificuldades para vender facilidades?

não da pra investir seriamente no Bananão, não ha politica econômica definida, o "crescimento" se baseou no ridículo consumo de carros e eletrodomésticos e reformas importantes não foram feitas...

o único governo que levou o pais a serio - e por isso saiu impopular - foi o de FHC, que teve coragem de mexer em alguns pilares estruturais da administração e lançou o plano econômico que salvou o Brasil da desgraça completa...

impressionante como o 9dedos ficou 8 anos no poder sem promover rigorosamente nenhuma reforma e sem construir nenhuma obra de grande porte...

tudo que começou não foi terminado, do tal navio que nunca navegou a ferrovias, transposição de águas no Nordeste e por ai vai...

nem a famigerada duplicação da BR-101 o miserável conseguiu entregar!!!

Anônimo disse...

O mundo econômico não é formado por amadores, assim sendo, logo perceberam que o Brasil apresentou um fogo de palha de crescimento. Enquanto reformas para valer não forem implementadas no Brasil não seremos um país seguro para investimentos, essa é a dura realidade.

Anônimo disse...

Uma Nação é formada pelas caracteristicas homogenias de seu povo.

Falta muito para sermos uma Nação, somos apenas habitantes num País chamado Brasil, sem identidade própria.

Por isso se sujeitamos a todo tido de aventureiro, falastrão e demagogo, face a marca do individualismo impregnada em cada um de nós.

Se sujeitamos as emoções em frente a um aparelho de TV, sentados comodamente sem olharmos ao lado, nosso visinho. Portanto, nada queremos mudar por dar trabalho, desgaste e temor.

SOMOS TODOS CONIVENTES!
Arcamos com os efeitos.

Anônimo disse...

os empresários olham para os portos, aeroportos e estradas dessepaiz dos petebas e simplesmente escolhem lugares mais desenvolvidos e seguros para investir...

sem contar que o vira-latismo em moda na America Latina com as nacionalizações populistas simplesmente afugenta quem tem dinheiro pra investir...

Anônimo disse...

Quem investe num país que ama o Irã a Síria ? Num país que tem um ex-presidente porcalhão, desbocado, corrupto e que na verdade continua presidente.

Um país que opta pelos vagabundos do MST e dos sindicatos ao invez do agronegócio e setor privado?

A única coisa que atraia era o juro alto... a fantoche da dilma mandou baixar, e agora esta ocorrendo fuga de capitais... bye bye Brasil.... ao invez de imotar a Venezuela, porque não imitar a Austrália?

Anônimo disse...

O Brasil não é um "oásis", se os EUA vão mal a Europa vai mal os BRICS, em especial a China que junto com os EUA é o maior parceiro economico do Brasil.

Resumindo: se toda a economia mundial vai mal é natural que o Brasil sofra sobressaltos.

A Diferença nossa com outros países é que nós temos reservas e um bom mercado interno.

Anônimo disse...

nao imitamos a Australia porque somos primitivos...

sempre achamos que o lado tosco eh o certo...

na verdade eh inveja do primeiro mundo...

lembram quando Lula quis dar uma de líder mundial e liderar o bloco dos países de ditadores assassinos so para se contrapor aos EUA e o restante do mundo civilizado?

eh isso, síndrome de vira-latismo...

o cara preferiu ser "líder" de uma coleção de ditadores facínoras do que ser um membro regular do mundo civilizado...

tinha que aparecer a qualquer custo...

o importante para o energúmeno era ser líder, mesmo que fosse da escumalha de ditadores de países furrecas...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/