Entenda o jogo de cartas marcadas que fazem o governo Dilma e a Chevron

Que tal a ação dura do Governo contra a Chevron, com multas e proibições? Seria ótima se fosse verdade. Mas não é: Governo e Chevron se entendem bem.

1 - No dia 24, a Agência Nacional de Petróleo, ANP, decidiu proibir as operações da Chevron no poço onde houve o vazamento de petróleo. No dia 23, informa o sempre bem-informado colunista Cláudio Humberto, a Chevron americana divulgou nota anunciando "a suspensão voluntária das operações". Brasileiro é tão bonzinho que só no dia seguinte determinou à multinacional que fizesse exatamente aquilo que ela já tinha, publicamente, decidido fazer.

2 - O Presidente da Chevron para a América Latina, Ali Moshiri, prometeu cumprir a decisão da ANP - que, aliás, coincidia com a que a Chevron já tinha resolvido. E desde quando o gringo decide se vai cumprir uma decisão oficial?

3 - O Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão (mas se o chamarem de José Sarney ele fica muito feliz), explicou que a Chevron não foi proibida de trabalhar no campo de Frade, onde fica o poço que vazou. Imagine! Ela fica com seus onze poços que já estão rendendo, e não trabalha no que deu problemas.

Sem olhos em Frade
Aliás, notou que o Presidente da Chevron no Brasil, aquele que parecia um boneco repetindo frases gravadas, sumiu do cenário? Foi trocado por seu chefe, o Presidente para a América Latina. E este é quem diz que hoje a mancha de petróleo já desapareceu, e que só falta recolher 10% de um barril - algo como 16 litros.

Puxa, o homem é Presidente da empresa e nem mostram as fotos para ele!

Os três macaquinhos 1
Dos três macacos japoneses, um não vê, outro não ouve, o terceiro não fala. O presidente da Chevron não vê e não ouve; seu problema é que fala. Veja a profundidade de sua observação (bom, tinha mesmo de ser superficial: petróleo flutua) sobre o vazamento, os danos ambientais, o impacto sobre a vida marinha:
- "A mãe natureza é complicada".

Já lidar com as autoridades brasileiras parece bem mais simples.

* Clipping, Carlos Brinckmann.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:


Onde está o MPF para tomar as devidas providências?
O MPE GAÚCHO INVADIU ATÉ O PALÁCIO PIRATINI.

Saudações

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/