Ministro Rossi irá nesta sexta a Santa Rosa para discutir Plano Safra e crises da carne e das máquinas agrícolas


O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi,  irá nesta sexta-feira a Santa Rosa, RS, acompanhado pelo deputado Osmar Terra, PMDB.

.  O RS enfrenta problemas terríveis em relação a produtos do setor primário (arroz e carnes) como também em relação a produtos da chamada indústria tradicional, sobretudo agroindústria (máquinas agrícolas, móveis e calçados, por exemplo), áreas sobre a qual o ministro Rossi poderá fazer alguma coisa.

. O governo estadual tem sido chamado a intervir e tem trabalhado com apoio político e medidas de apoio creditício e fiscal, mas é tudo muito insuficiente.

. O agrobusines representa quase 40% do PIB do RS. A safra de grãos deste ano é a maior da história, mas um dos grãos, o arroz, vive turbulência dramática. Além disto, o setor primário não trata apenas de grãos, mas também de carnes.

. A agenda do ministro inclui tres pontos:

1) O momento da crise por que passa o setor metal mecânico (máquinas agrícolas). 

2) A crise  da suinocultura, com o embargo a carne suína brasileira, 
3) O Plano Safra.

. O deputado Osmar Terra disse nesta quarta-feira ao editor que o caso mais grave é o da carne:

- O embargo russo à carne suína brasileira atinge diretamente nossa região Noroeste,grande produtora. É preciso que o governo federal busque saídas para o impasse.

. A reunião será às 9 horas, na sede Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (Acisap).

- Nesta quinta-feira, a secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul prorrogará por mais dois meses a isenção de ICMS sobre a comercialização de suínos vivos para outros Estados. Há excedente de produção no Estado, agravado pelos cortes russos. Nos demais Estados a isenção poderia desequilibrar a balança gaúcha. 

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/