O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, irá nesta sexta-feira a Santa Rosa, RS, acompanhado pelo deputado Osmar Terra, PMDB.
. O RS enfrenta problemas terríveis em relação a produtos do setor primário (arroz e carnes) como também em relação a produtos da chamada indústria tradicional, sobretudo agroindústria (máquinas agrícolas, móveis e calçados, por exemplo), áreas sobre a qual o ministro Rossi poderá fazer alguma coisa.
. O governo estadual tem sido chamado a intervir e tem trabalhado com apoio político e medidas de apoio creditício e fiscal, mas é tudo muito insuficiente.
. O agrobusines representa quase 40% do PIB do RS. A safra de grãos deste ano é a maior da história, mas um dos grãos, o arroz, vive turbulência dramática. Além disto, o setor primário não trata apenas de grãos, mas também de carnes.
. A agenda do ministro inclui tres pontos:
1) O momento da crise por que passa o setor metal mecânico (máquinas agrícolas).
2) A crise da suinocultura, com o embargo a carne suína brasileira,
3) O Plano Safra.
. O deputado Osmar Terra disse nesta quarta-feira ao editor que o caso mais grave é o da carne:
- O embargo russo à carne suína brasileira atinge diretamente nossa região Noroeste,grande produtora. É preciso que o governo federal busque saídas para o impasse.
. A reunião será às 9 horas, na sede Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa (Acisap).
- Nesta quinta-feira, a secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul prorrogará por mais dois meses a isenção de ICMS sobre a comercialização de suínos vivos para outros Estados. Há excedente de produção no Estado, agravado pelos cortes russos. Nos demais Estados a isenção poderia desequilibrar a balança gaúcha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário