Novo diretório do PSDB no RS fica sem Yeda

Foi bastante tumultuada a convenção de domingo do PSDB que acabou elegendo para presidente o deputado Nelson Marchezan Júnior.

. O dia começou com a renúncia do presidente, o ex-deputado Claudio Diaz, inconformado com o envio de dois advogados pela Executiva do Partido em Brasília. Vice nacional, Diaz não tinha sido avisado. Ele expulsou os advogados, mas Marchezan Júnior insistiu com a presença de ambos.

. Ao final da tarde, a chapa liderada pelos deputados conseguiu 58,9%, seguida pela chapa 2, de Tomaz Wohgon (31,5%). A chapa 3, integrada por Diaz, Carlos Callegaro e Yeda Crusius, com 9,6%, não conseguiu indicar ninguém para o Diretório.

- Os Crusius não saíram de mãos abanando da convenção, que foi concorrida (333 votos), porque Tarsila Crusius, filha de Yeda, é a nova presidente do PSDB Mulher. Yeda, apesar da derrota, foi aplaudidíssima quando foi votar, as 13h.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sempre em terceiro...

Anônimo disse...

Yeda ñ perdeu, sim o PSDB RS com Marquesan pres.

Anônimo disse...

JC - E a sua vida partidária?
Yeda - Não vou estar na linha de frente. Nem convém.

JC - A senhora é citada por colegas do PSDB como possível candidata à prefeitura de Porto Alegre em 2012. É possível?
Yeda - Não. Eu vou ajudar a eleger alguém. Não precisarei ser chamada. Temos deputados eleitos, estaduais e federais. Aliás, para o PSDB foi um milagre ter eleito cinco estaduais, com o massacre pelo qual passamos durante quatro anos. O partido não cresceu. Mas as eleições municipais de 2012 são uma ótima oportunidade para mostrar que cumprimos o nosso programa de governo. Praticamos um governo municipalista. Vou estar muito presente para ajudar as pessoas a se elegerem.

JC - E se a senhora for convocada pelo PSDB para concorrer?
Yeda - Não tem crise que precise chamar a ex-governadora para ser candidata a prefeita.

JC - E pensa em voltar a concorrer ao governo do Estado?
Yeda - O projeto de mostrar que o Rio Grande do Sul é governável foi cumprido. Não vejo por que eu deveria ser outra vez governadora. Só se fosse em nome de um projeto. Quando começou 2011, eu disse: vou descansar um mês. Depois, volto e faço planos. Nisso, deu o Japão, a candidatura do Obama, a Europa está numa crise fenomenal. Mudou o cenário. Como vou pensar para daqui a três anos... É muito cedo ainda.

JC - E a inflação?
Yeda - Já acendeu a luz vermelha. Com a volta da inflação, se vê - a herança que o Fernando Henrique (Cardoso, PSDB) deixou e que o Lula sabiamente seguiu no Banco Central (BC) -, a gordura acabou. A volta da inflação é o que de pior pode acontecer para o Brasil.

Anônimo disse...

Yeda rompe o silêncio: perder o déficit zero é um retrocesso

Pedro Maciel e Guilherme Kolling

Marcelo G. Ribeiro/JC

''Considero o déficit zero o Plano Real do Rio Grande do Sul'', diz Yeda.
Desde que deixou o Palácio Piratini, em 1 de janeiro, a ex-governadora Yeda Crusius (PSDB) evitou comentar sua gestão e os movimentos do seu sucessor, Tarso Genro (PT). Ela rompe o silêncio sobre o tema nesta entrevista ao Jornal do Comércio, em que faz um balanço de seu governo e rebate a tese de que o déficit zero não existiu. A tucana avalia que seus críticos “só sabem governar com déficit” e diz que não manter o equilíbrio das contas será uma grande perda para o Estado. “O que há de pior para acontecer ao Rio Grande do Sul é o déficit.”

Yeda ainda observa a postura do Sindicato dos Professores (Cpers) em seu governo e após a posse de Tarso - “recusaram R$ 1,5 mil e agora aceitaram R$ 1,1 mil. A questão do Cpers foi política”. Também fala de seus projetos, como a criação de um instituto e a elaboração de dois textos para fazer um registro histórico do seu governo (2007-2010) - um sobre a política e outro sobre a gestão. Ela também planeja manter um site para publicar suas opiniões e formar grupos de discussões sobre conjuntura. A ex-governadora diz que se manterá afastada da linha de frente partidária no próximo período, descarta concorrer à prefeitura de Porto Alegre em 2012, mas diz que será atuante nas eleições municipais. Só despista ao falar sobre seus planos para 2014

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/