Tarso, mão de ferro, impõe novo piso salarial, sem ouvir empresários do RS

Ao chamar as centrais sindicais para uma reunião as 9h da manhã e as federações empresariais para outra reunião, esta as 15h, o governo do sr. Tarso Genro já tinha decidido unilateralmente o índice que concederia para reajustar o novo piso salarial regional.

. É que ele agendou entrevista coletiva para o meio dia. O release do Palácio Piratini informava que na coletiva seria anunciado o novo índice.

. A entrevista acabou transferida para o final da tarde.

. Ao meio dia ou à noitinha, tanto faz, o fato é que negociações ocorridas num único dia podem ser chamadas do que quiser o dr. Tarso, mas não podem ser chamadas de negociações.

. Foi tudo uma mise em scène. O governo agiu com autoritarismo. As centrais melhoraram a pedida dos 10% iniciais, consguindo emplacar 11%, e as federações empresariais foram apenas comunicadas sobre a decisão do governo. Como se sabe, os empresários pagarão o novo piso aos seus empregados - piso muito maior do que aquele que o governo paga aos seus próprios empregados.

- Em outros tempos, entidades autônomas como a Fiergs, reagiriam de modo vigoroso. Não é o que ocorre hoje. A Fiergs foi transformada numa espécie de CUT empresarial do PT. Foi-se o tempo em que os presidentes da Fiergs, Fecomércio e Federasul iam para as tribunas da Assembléia para ultrajar Yeda Crusius por querer manter o ICMS no nível deixado por Rigotto.


BIER MARKT
52 marcas de chopes e cervejas artesanais de várias partes do globo, harmonizados com petiscos inspirados na gastronomia alemã (experimente salsicha bock com chucrute ao bacon). Peça apfelstrudel de sobremesa, com sorvete de creme. Rua Castro Alves 442, fone 3013.2300. Site: http://www.biermarkt.com.br/
- Agora com mais lugares.

9 comentários:

Anônimo disse...

Não Políbio, você está terrivelmente enganado. Os trabalhadores criam a riqueza que recebem na forma de salário. Os empresários não vão ter esforço algum. Quem vai se esforçar para que a riqueza produzida possa pagar salários são os próprios trabalhadores. Os empresários continuarão indo ao Iguatemi, circulando com carrões, morando em condomínios de luxo, veraneando em Jurerê Internacional etc. Se liga.

Anônimo disse...

Tá. Alguém ficou surpreso com este comportamento do Tarso? o cara é confiável justamente por que consegue-se antecipar exatamente o que ele pensa e fará: tudo o que for necessario para implantar um estado controlando o capital e os meios de producao. simples assim.

- Quanto à Fiergs estar menos autônoma na defesa do empresariado: nao tem problema. É justamente por isto que está surgindo a FIESG (Federação das Indústrias da Serra Gaucha). 70% da força industrial está na serra, que há décadas nao passa por POA para ir a SP ou Brasilia. Nem figurativamente, nem literalmente. POA está se resumindo a um centro burocrata-estatal, já que a área de serviços também vai debandar do Tarso. Ficarao apenas o aparato estatal e as empresas com dirigentes estatais em seus conselhos de administracao. Cuba e Venezuela é café pequeno...

Posso estar errado, mas antevejo uma divisao do estado do RS em dois estados. Nao em metade Sul/Norte. Mas em serra e o resto. E com razao. Porque Caxias tem que sustentar POA?

Anônimo disse...

Sobre o comentario acima:
>Os empresários não vão ter esforço algum.

Bueno se é tao simples assim, entao todos os operarios vao virar empresarios, certo?


É, pelo visto é mais um sinal de que POA tem vocacao e alma diferente da serra....

Anônimo disse...

O comentário das 15:13 é no mínimo patético... Tirando os empresários mais afortunados, a maioria, está trabalhando com pouquíssima margem de lucro, a maioria não é contemplada com programas milagrosos do governo. Também estão com uma das maiores cargas tributárias do planeta, também estão sofrendo com a entrada de produtos piratas que não pagam os impostos. Está cada vez mais difícil encontrar um trabalhador capacidado e que no mínimo faça juz ao seu mirabolante salário. Jurerê Internacional? Quem frequenta é a turma do mensalão, vagabundos que criaram a megalomania da classe C e D com dinheiro público. Empresário mesmo, muito pouco consegue usufruir de suas "riquezas". Ter um bom carro é o mínimo que se pode esperar e morar em condomínio é no mínimo por segurança. Mas se vc ainda estiver recalcado, monte seu próprio negócio, pague todos os impostos, salários, seja competitivo e daí nós conversaremos novamente.

Anônimo disse...

>O comentário das 15:13 é no mínimo >patético...
Discordo. dizer que é patético é elogio. E é uma ofensa aos comentarios pateticos.

É o comentário mais desqualificado que li nos ultimos 30 anos. Digo vinte anos com um bom motivo.... A pessoa que escreveu certamente é qualificada. Mas o texto foi bem triste. O texto cheira a 1917... ou aquelas coisas que professores comunistas de moral e civica diziam nos colégios brasileiros nos anos 80. Eu tive a infelicidade de ter um professor assim. O cara era uma nulidade.

Este tipo de comentário me lembra da revolucao dos bichos:
-nao precisa de empresario.
- Tudo é operario.
- E precisa de governamente, afinal alguém tem que organizar.
- E os governantes precisam de privilegios, afinal todos sao iguais uns aos outros
- Os governantes sao mais iguais do que os outros, logo precisam de privilegios.

É impressionante como comentarios como aqueles ainda existem!

Justiniano disse...

Logo a parte da Serra incluindo o eixo Marau-Passo Fundo-Erechim será economicamente o futuro do RS, porque a região de POA está cada vez mais atrasada, até porque para ir para São Paulo também não precisamos passar por POA, incluindo o vôo da Avianca.

Anônimo disse...

concordo que o trabalhador cria a riquesa mas que adianta se o Governo fica com a fatia maior do lucro sem botar um prego na obra, tenha dó anonimo das 15:27

PC Flores disse...

Polibio - o comentário das 15:13 não deveria ser publicado, pois " possui conteúdo altamente ofensivo" a inteligencia das pessoas.

Anônimo disse...

O igonorante das 15:13 deve ser um professor estadual primário fracassado. Nada sabe sobre as leis que regem a atividade empresarial. Nada sabe, por exemplo, que empresário responde civilmente e criminalmente pelo empreendimento, sendo que os empregados tem todas as garantias da CLT, Civil e governamental.

Verifiques quem realmente são os freguentadores das caras praias catarinenses e verás que se trata de altos funcionário públicos e alguns bons advogados.
Empresário não tem muito tempo pra lazer, senão quebra.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/