Saiba por que o novo governo gaúcho quer criar o Conselhão

Se tem uma coisa que os governos do PT gostam é o assembleísmo, pelo menos até que seus projetos de Poder estejam consolidados.

. É com esta perspectiva que deve ser encarado o Conselhão anunciado nesta sexta-feira pelo governador Tarso Genro. Ele replica no Estado o mesmo modelo que implantou para Lula, o Conselho Econômico e Social do governo do Brasil.

. Esses Conselhões, da mesma forma que o Conselho do Orçamento Participativo, que Tarso Genro ajudou a criar na prefeitura de Porto Alegre, não visam apenas substituir instituições republicanas tradicionais, como Congresso, Assembléias e Câmaras de Vereadores, usurpando suas funções. É que a idéia é enfiar para dentro deles alguns nomes com ou sem verdadeira representação, mesmo de áreas com as quais o Partido tem pouca ou nenhuma afinidade,  filtrando as diferenças ali dentro e enquadrando as demandas dentro do figurino desejado pelo governo. A alienação e o oportunismo político e ideológico fazem o resto. É o melhor dos mundos para Partidos que possuem projeto claro de Poder, porque quando este é alcançado, só valerá o centralismo democrático. 

. O novo governador só não insistiu ainda com a proposta de criação do Conselho Permanente de Democratização da Informação, tese que Tarso Genro defende desde seu último livro, “Esquerda em Processo”.

- Conselhos como os do OP resultaram em rotundos fracassos, mesmo em Porto Alegre. O editor procurou saber como anda o inventário sobre as obras aprovadas pela população e conseguiu uma lista de 850 casos pendentes, alguns dos quais desde 1990. 

- Sobre o OP e as administrações do PT nos seus 16 anos de governo em Porto Alegre, leia o livro “Herança Maldita”, do editor, 400 páginas, R$ 50,00. Peça exemplar via polibio.braga@uol.com.br  

7 comentários:

turquinho disse...

Orçamento Paricipativo fracasso???
governo da Yeda sucesso???
o josnalista bebeu ou fumou demais???

Anônimo disse...

Muito lamentável que após o ilibado governo da fêmea idosa da ave da família ramphastidae, a terra farroupilha seja novamente invadida por genro marxista e seus jagunços anarco-comunistas. Vamos nos preparar para um novo holocausto.
A debandada rumo aos Estados de Santa Catarina, Paraná e S. Paulo será inevitável e incontrolável, pois nestes Estados governados pelos homens de benz, haverá muito mel e leite para a gauchada faminta e sedenta.

Anônimo disse...

Seria melhor viver em Cuba?
Os que vão para SC, SP e PR, ao menos poderão respirar liberdade.
Nós que ficamos teremos que guarnecer as posições e resistir ao estouro da manada.
Alguma proteção teremos que buscar.
Já o "Turquinho" é uma felicidade total.
Os graúdos já estão se arrumando, entretanto os professores e policiais que esperem a sobra.
E por incrível que pareça, não se vê nenhuma reclamação do CPERGS do PSOL, da CUT e demais linhas acessórias.
Não seria isto uma forma de corrupção?
Corrupção das mentes desses pelegos.

Anônimo disse...

Estes conselhos é uma Reuniao de palpiteiros que tao com tempo. Tem entidades, sindicatos, associacoes pra tudo que è lado. O que precisa ser feito todo mundo Sabe. Agora é engraxar as maos, trabalhar e menos Papo furado, ponto final. Chega de bla bla bla !!!!

Anônimo disse...

"turquinho" vê se pega um passaporte diplomático e voltes pra Turquia.

SB disse...

O orçamento participativo, assim como o comunismo em si, embora na teoria seja muito interessante, na prática não funciona.
O que se vê onde o PT implantou o orçamento participativo são 2 coisas:
1) a coisa vai para o lado que o governo quer: como eles "enxertam" pessoas deles no meio do povo e são pessoas de boa lábia e que fazem o seu show, acabam usando as pessoas como massa de manobra. Assim, aprovam o que querem/é de interesse do governo, não necessariamente o que o povo precisa, ainda que acabe "querendo" aquilo que foi aprovado
2) é a desculpa perfeita: quando alguém reclama de falta de iluminação pública, saneamento/esgoto, pavimentação, etc. eles dizem "Ah, mas isto não estava no orçamento participativo".
Além, é claro, de ser, a princípio, dispensável. Afinal os governantes são eleitos para fazer o que tem que ser feito. Ninguém precisa dizer o que precisa fazer. No máximo informar. Se o governante não faz, que se eleja outro.
Mas, como tudo no populismo barato, o orçamento participativo serve para enganar as pessoas e fazerem com que pensem que elas é que mandam e estão no poder.

Anônimo disse...

ESSES CONSELHOS É SÓ PARA ENGANAR E, LEGITIMAR SACANAGENS. BEM AO ESTILO PT.
ESTE SERÁ O ÚLTIMO GOVERNO DO PT NA FACE DA TERRA.
ELES NÃO TEM MAIS LIDERANÇAS E, OS AMIGOS DELES É O EVO E O CHAVES.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/