O governo gaúcho acha que está de bom tamanho a previsão feita pelos economistas da Fiergs para o crescimento do PIB estadual, calculado em alguma coisa como 8,9%, mas espera e torce por mais.
. A FEE não se surpreenderia com algo próximo dos 10%.
. A governadora Yeda Crusius está deixando uma herança bendita para o governador Tarso Genro, que receberá um setor público com as finanças em ordem (déficit zero) e uma economia estadual em franco crescimento (PIB de 8,9% em 2010, Fiergs).
. Durante seus quatro anos de mandato, Yeda emplacou taxas gordas de crescimento do PIB (2007, 6,1% ; 2008, 3,9%; 2010, 8,9%) e apenas uma negativa (2009, menos 0,8%). Tudo muito próximo do que Lula emplacou no mesmo período: 6,1%, 5,1%, menos 0,2% e mais 7,6%.
. Um das razões principais do crescimento consistente da economia gaúcha foi a sucessão inédita de quatro supersafras seguidas, mas a doma das finanças estaduais e a recuperação da capacidade de investimento do Estado (só este ano, Yeda investiu R$ 1 bilhão em estradas novas e recuperadas, tudo de dinheiro próprio e tudo pago).
- O novo governo poderia pensar seriamente em trabalhar na mudança da matriz econômica do RS (leia nota a seguir sobre exportações).
CLIQUE no vídeo ao lado para ver e ouvir o comentário do editor sobre este assunto.
12 comentários:
Delmar Philippsen disse:
Políbio
O mais lamentável, cruel e injusto é que a melhor governadora que o RS jamis teve, terá que passar o bastão para um político que tem na dissimulação, na falsidade e na traição um dos seus pontos fortes. Os fatos não me desmentem.
De um político que passa a imagem de ser cordato e civilizado e que no entanto escreveu um livro em homenagem a Lenin - Lenin - Coração e Mente, um dos maiores assassinos da história, não se podia esperar um comportamento diferente em relação ao massacre comandado por ele contra a governadora.
Sei... da Yeda vem a herança "bendita"... do Lula a "maldita"... depois não sabe por que você perde todo espaço na mídia local. Você só vê um lado!!!
Esta vagabundagem do PT é que inventou esse papo de herança. Querem ganhar tudo no mole... Sem esforço nenhum!
se tudo isso fosse verdade ela teria passado a vergonha que fez nas eleições..conta outra Polibio
Baita herança bendita.....estradas sucateadas, empréstimo de 1,5 bi de dólares para pagar, FAPERGS sucateada, BANRISUL praticamente privatizado, escolas e saúde sucateadas.....e assim la nave vá.
Mariano da republica de santa maria.
Mas o mais triste mesmo é ter de admitir que a ignorância política tomou conta dos gaúchos. Mas, afinal,quem paga são os próprios.
Tu é burro ou tu te faz? O crescimento é nacional. Se dependesse desse governeco e de seus jornalistazitos puxa-sacos, a gente estaria com taxas negativas ano após ano.
Assim como aconteceu em POA, vão ficar oito anos e mais.
"Arvore que dá frutos leva pedradas", frase antiga.
A verdade: Arvore no Rio Grande do Sul leva pedradas, para poucos colherem os frutos. Hipocrizia reinante.
Na democracia todos se beneficiam dos frutos e não se usa pedras para colher. Indesejável, pelos poderes constituídos.
Só resta orar, pedir proteção espiritural para Mãe Pátria.
Quanto tempo vai levar para a petralhada acabar com os recursos do Estado? Acho que em menos de dois anos estaremos no vermelho. A incompetência petralha é notória e a falta de vontade de trabalhar também.
Gente domente: prozac e rivotril pros teus e pra ti, Polibio... heheheh
Quero só ver como é que o Tar$$o vai entregar o governo ao seu sucessor. É pagar para ver.
D. Boy
Em menos de 1 ano todo o esforço e bom trabalho desenvolvidos pela atual Governadora serão postos no lixo pela nuvem de gafanhotos destruidores que assolara este Estado-botocudo. E ai, o PT guasca culpara FHC, Yeda e o FMI e fugira de suas responsabilidades. Quando ainda Prefeito, o Sr. Tarso Genro teve o desplante de culpar o ex-prefeito Guilherme Socias Villela pelas inundações em POA após chuvas, mesmo depois de 16 anos na prefeitura, e Villela tendo sido prefeito na década de 80.
Postar um comentário