MPX desiste de usina de US$ 1,4 bi no RS por causa do Ibama

A MPX avisou o governo gaúcho que está desistindo da sua usina de Candiota, que receberia investimento de US$ 1,4 bilhão.

. É que o Ibama não quer conceder a licença ambiental.

- Em Candiota, a CGTEE ultima as obras de duplicação da sua termelétrica (carvão).


OPINIÃO DO LEITOR
A farsa do Ibama sobre Candiota

O IBAMA se preocupa tanto com o meio ambiente de Candiota que não destinou ao município um centavo sequer das verbas de compensação ambiental da Fase C da UTE Presidente Médici. Violou o mais elementar senso de justiça, o princípio da razoabilidade, e o preconizado pela legislação ambiental, não obstante os reiterados recursos do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Candiota. Quando se trata de arrecadar verbas vultosas ou entravar investimentos que respeitam as normas mais exigentes de proteção ambiental o IBAMA é despótico e inflexível, mas quando se trata de coibir caça, pesca, queimadas e derrubada de mata nativa causadas pela ocupação intensiva da zona rural por assentamentos de pequenos agricultores do INCRA, o IBAMA é hipócrita e omisso. Fotos de satélite demonstram claramente que a extensão do impacto ambiental causado pela ocupação intensiva da área rural do município é muito maior que o impacto causado por qualquer outra atividade. Aliás, o próprio ministro do meio ambiente declarou e comprovou com dados, no ano passado, que o maior impacto ambiental na Amazônia é causado pelos assentamentos do INCRA.A atuação cínica, tacanha e despótica do IBAMA apresenta ainda o efeito negativo de denegrir a imagem do verdadeiro ambientalismo.Ricardo SaraviaPresidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Candiota.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não concede a licença por perseguição política ao governo Yeda. Não querem o RS com investimentos de porte. Enquanto a Carepa destrói as matas do Pará, o Ibama se faz de morto.

Anônimo disse...

O IBAMA se preocupa tanto com o meio ambiente de Candiota que não destinou ao município um centavo sequer das verbas de compensação ambiental da Fase C da UTE Presidente Médici. Violou o mais elementar senso de justiça, o princípio da razoabilidade, e o preconizado pela legislação ambiental, não obstante os reiterados recursos do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Candiota.
Quando se trata de arrecadar verbas vultosas ou entravar investimentos que respeitam as normas mais exigentes de proteção ambiental o IBAMA é despótico e inflexível, mas quando se trata de coibir caça, pesca, queimadas e derrubada de mata nativa causadas pela ocupação intensiva da zona rural por assentamentos de pequenos agricultores do INCRA, o IBAMA é hipócrita e omisso.
Fotos de satélite demonstram claramente que a extensão do impacto ambiental causado pela ocupação intensiva da área rural do município é muito maior que o impacto causado por qualquer outra atividade. Aliás, o próprio ministro do meio ambiente declarou e comprovou com dados, no ano passado, que o maior impacto ambiental na Amazônia é causado pelos assentamentos do INCRA.
A atuação cínica, tacanha e despótica do IBAMA apresenta ainda o efeito negativo de denegrir a imagem do verdadeiro ambientalismo.
Ricardo Saravia
Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Candiota.

Ketleen Grala disse...

Mais uma vez, entraves para o desenvolvimento da Metade Sul. Como se já não bastasse o que foi feito com a Silvicultura...
Ketleen Grala
Candiota/RS

Anônimo disse...

Mas sera que Candiota não foi incluida por falta de um projeto bem feito ou uma justificativa para da verba da compensação ambiental?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/