O jornalista Roger Cohen, do The New York Times, reproduz neste domingo as dramáticas cenas que presenciou e até das quais participou, ontem, em Teerã, durante as enormes manifestações do povo contra a ditadura teocrática, enfrentando a violenta repressão das SS do governo e dos aiatolás. E Lula e o PT ainda ficam do lado dos malfeitores iranianos, o que não é surpreendente para quem já apóia ditadores carniceiros como Fidel Castro e Hugo Chavez.
. É uma narração épica. O clima descrito é semelhante aos "Dez Dias que Abalaram o Mundo", sobre a Revolução de 1917 na Rússia, de John Reed, ou semelhante às reportagens sobre a Queda do Muro (Berlim) e a Revolução de Veludo (República Tcheca). Leia apenas o trecho a seguir (o texto completo está no link, que remete para o site UOL deste domingo):
O comandante da polícia iraniana, de uniforme verde, subiu a alameda do Hospital Komak a pé, de braços erguidos, ao lado de sua pequena unidade militar. "Juro por Deus", gritou para os manifestantes à sua frente, "tenho filhos, mulher, não quero bater em ninguém. Por favor, vão para casa."
Quem é o líder supremo?
Ali Hosseini Khamenei O líder supremo não é só o chefe de Estado, acima do presidente eleito, como deve ratificar qualquer decisão política, incluindo a posse do chefe de governo. Além de ter a última palavra em assuntos de segurança nacional e política externa, é o comandante-em-chefe das Forças Armadas do Irã, incluindo a Guarda Revolucionária, um exército ideológico que depende diretamente de seu gabinete e que também controla a milícia de voluntários conhecidos como "basijis" .
Leia mais
Um homem ao meu lado jogou uma pedra nele. O comandante, sem se intimidar, continuou seu apelo. Havia gritos de "Junte-se a nós! Junte-se a nós".
CLIQUE EM CIMA E LEIA A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2009/06/21/ult574u9452.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário