Lula "ouve" empresários sobre a crise, mas pacote anticíclico já está pronto.

Jorge Gerdau e Paulo Tigre são dois dos 17 empresários brasileiros que o presidente Lula receberá daqui a pouco no Palácio do Planalto para discutir a crise e propor soluções ao governo do PT.

. A idéia da reunião nasceu segunda-feira, na reunião da coordenação política do governo.

. Aparentemente, a reunião será apenas de mentirinha, porque o ministro Guido Mantega prometeu para hoje a edição de um pacote anti-crise, com benefícios financeiros e fiscais para as empresas investirem e a população consumir. O pacote vai na contramão da decisão de ontem do Copom, que justamente manteve a taxa básica de juros em 13,75% para evitar que o consumos e aqueça e com isto faça explodir a inflação.

- Os empresários reclamam que o dinheiro que Lula mandou liberar para as empresas não chega na ponta e quando chega é muito seletivo e custa caro, o que já produziu reflexos que inevitavelmente desbordarão sobre os investimentos, os empregos, a arrecadação e o crescimento da economia. O freio de mão foi puxado. Nem uma só entidade privada ou pública que faz projeções econômicas, aposta no crescimento do PIB em níveis parecidos com os dest e ano (5%). As apostas ficam em 50% disto, ou 2,5%, num cenário otimista. Lula e o PT sabem que o custo de uma retração deste tamanho às vésperas das eleições de 2010 são fatais para seus projetos políticos.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/