Está nascendo uma chapa de oposição para disputar o comando da União dos Vereadores do Estado do Rio Grande do Sul (Uvergs), comandada há 12 anos pela mesma diretoria. Reunidos em Porto Alegre, 15 vereadores, de todos os principais partidos políticos (PP, PMDB, PSDB, PT, PDT e PTB), de todas as regiões do Estado, firmaram um compromisso de lançar candidatura de oposição com o objetivo de recuperar a imagem e o prestígio da Uvergs.
.A eleição, ainda sem data definida, está prevista para ocorrer em março de 2009. Entre as propostas do grupo de vereadores está a democratização da entidades, ampliando o número de edis associados, e a mudança das eleições na Uvergs, hoje de quatro em quatro anos, para de dois em dois anos. Atualmente, de 496 Câmaras Municipais, apenas 146 estão aptas a participar do pleito na Uvergs.
. Eleito em São Francisco de Paula, Sérgio Bandoca Foscarini, do PP, reclama que os vereadores eleitos estão sendo excluídos do processo eleitoral. "Isso é um absurdo, já que na última eleição ocorreu uma renovação de mais de 50% nas Câmaras de Vereadores do Estado", afirma.
. O atual presidente da Uvergs é o vereador de Cachoeira do Sul, Luis Fernando Godói, do PDT. O candidato da situação atual vice, Antônio Bacarin, do PMDB de Entre-Ijuís.
Nenhum comentário:
Postar um comentário