A Caixa Econômica Federal vai cobrar juros de 11% anuais, mais a TR (Taxa Referencial) nos financiamentos de capital de giro para construtoras, abaixo dos juros médios de mercado para esse tipo de financiamento, atualmente em 33,6%. Com o objetivo de evitar corrida das empresas para financiar projetos futuros, o governo definiu que o banco estatal só dará empréstimo para empreendimentos lançados antes do dia 1º de outubro e corriam o risco de ter a obra interrompida por falta de crédito.
. A linha de capital de giro de R$ 3 bilhões para as empresas de construção civil foi anunciada pela Caixa e pelo Ministério da Fazenda no final do mês passado, mas a regulamentação publicada ontem não garante o início dos empréstimos.
Falta ainda uma portaria, que não tem data para ser assinada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que ontem foi para reunião do G-20 nos EUA.
. As construtoras terão até 31 de março de 2008 para buscar essa linha de capital de giro na Caixa. O prazo máximo do financiamento é de 60 meses.
. As informações acima são do jornal Folha de S.Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário