Assaltantes agem livres e soltos em Gramado

Em Gramado, serra do RS, 110 kms de Porto Alegre (1h30m de carro), 35 mil habitantes, o enorme vai e vem de turistas acabou atraindo também muitos marginais. Os políticos, os empresários e a mídia locais, evitam falar em roubos, furtos, assaltos, sequestros relâmpagos, porque isto atrapalha o turismo, mas a violência desembarcou em Gramado. Nem de longe é algo semelhante ao que acontece em Porto Alegre, mas muita gente já tem histórias para contar.

. A seguir, dois depoimentos de pessoas que escolheram Gramado para o lazer, revoltadas com o que vem acontecendo:

Meu nome é Roberto Giordani Junior, médico, residente em Porto Alegre.

Meus pais adotaram a cidade de Gramado como a cidade para morar a partir de 5 anos atrás. Assim como outras familias, há mais ou menos 1,5 meses foram assaltados a mão armada chegando em casa, covardemente, por uma dupla de assaltantes encapuzados, armados e chapados. Minha mãe, meu pai, minha irmã e minha sobrinha de 1,5 anos.

Até então, não sabiam sobre muitos assaltos na cidade. Mas, falando com um e outro, amigos e conhecidos, foram sabedores que várias casas e familias foram vítimas do mesmo tipo de assalto.

Sabendo das vítimas, meu pai reuniu-as em um grupo, marcaram audiência, foram a prefeitura para conversar com o prefeito e BM. Não preciso dizer que foi em vão. O descaso foi tanto, que o grupo falou na cara do prefeito que gostariam que ele, prefeito, sofresse o mesmo tipo de agressão para saber como se sentiam.

E como é ano de eleições municipais, eles estão, desculpe a expressão, mas expressando o que realmente acontece, dando pouca bola pra todos.

Abaixo envio um relato que meu pai enviou ontem a alguns jornalistas. Não sei se já chegou ao Sr. Se o Sr. puder ajudar de alguma forma, certamente ele e os demais ficarão extremamente agradecidos.

Obrigado.

"Caros Jornalistas:
A imprensa e a mídia falada e televisiva têm, nos últimos anos, desempenhado um papel de vital importância no compromisso fundamental do jornalismo que é a Verdade.Entre aqueles jornalistas que sempre estiveram comprometidos com a mesma, por intermédio de colunas de jornais ou em programas de Rádio ou TV, identifico o prezado jornalista como um líder destemido na defesa da verdade e da justiça.Digo isto, pois é meu desejo que julgue o abaixo escrito e se concluir que os graves fatos descritos merecerem sua atenção e aprovação, suplicaria que desse conhecimento ao Rio Grande dos mesmos. A cidade de Gramado - RS, no último ano pelo menos, tornou-se uma verdadeira “Ilha da Fantasia da Mentira”, de que é uma cidade diferenciada em segurança, ou seja: aqui em Gramado respira-se e goza-se de segurança, como a maioria das pessoas pensa.
Tomei conhecimento que neste período houve, pelo menos uma dúzia de ataques de ladrões encapuzados, armados de revólveres e facas, a residências de empresários, pousada e restaurante, sendo que somente nos últimos 45 dias foram cinco violentas ocorrências a uma pousada e quatro residências. Como todo marginal, usam a covarde atitude de ameaçar com revólveres e de seqüestro, até crianças quando estão presentes; surpreendem os cidadãos ao chegarem nas residências, forçam com as armas a entrada nos imóveis e dentro, trancam portas e janelas, ficando por horas revirando tudo, exigindo e por fim conseguindo com agressões físicas a coronhadas, os pertences das pessoas e objetos do imóvel.E o pior: tudo vinha sendo acobertado, pois praticamente nada foi publicado sobre os fatos, a não ser nos últimos dias, quando a seqüência de assaltos, tornou-se já um fato incontrolável de insegurança.
As ocorrências poderiam ser divulgadas pela mídia e as pessoas preservadas, como, aliás, foi feito na última semana; mas antes, não o foram, o que me leva a perguntar: “a quem interessa este silêncio?“.
Uma desagradável surpresa: a cidade turística de Gramado não tem Delegado titular, e as funções estavam sendo cobertas pelo Delegado da cidade de Canela, cuja providência maior que entendi, foi recomendar ao Sr. Prefeito que fizesse uma Penitenciária em Gramado, pois o que eu ouvi e ao seu dizer, não tem onde prender suspeitos.E nós, cidadãos? Neste ínterim, ficamos sujeitos a isto?
Não pairam dúvidas sobre a capacidade da Polícia Civil, pois sabemos de seu incansável empenho nas funções de Proteger e Servir; porém, visto a série de ocorrências, providências já deveriam ter sido tomadas para coibir a ação dos delinqüentes e talvez, já tivessem evitado muitas destas ocorrências.
Confesso que fiquei um tanto decepcionado com a atuação do Batalhão Turismo da nossa gloriosa e valente Brigada Militar, sediado em Gramado: após todos os fatos mencionados não sentimos que haveria por parte do seu Comandante, presente à Reunião, uma atitude mais forte frente à aceleração dos delitos. Posso estar enganado, mas somente com uma atitude forte de policiamento é que se reprime o criminoso.
Para falar a verdade, em uma reunião, esperançosos de uma ação imediata por parte de quem deveria zelar pela segurança dos cidadãos gramadenses, incluindo a própria Prefeitura, e saímos de lá com desesperança, sabendo que muito pouco será feito.Por todos estes motivos, restou-me, após tanto sofrimento da minha família, pois somente quem sofreu tamanha agressão sabe das seqüelas e quão dolorosos e deprimentes são assaltos desta natureza, tão somente apelar ao censo de compreensão e justiça, para que ajude uma comunidade como é a cidade de Gramado, conhecida até mesmo mundialmente pela excelência de seu Turismo e Festival de Cinema, para que não caia no descrédito definitivo com respeito à segurança, já abalada agora e pior ficará, se não se tomarem duras e definitivas providências a respeito.
Mais uma vez sou grato pela sua atenção. "

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/