Endividamento das famílias brasileiras é o maior da história, diz CNC

A edição de setembro da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresenta novo recorde: 13% das famílias brasileiras afirmam não ter condições de pagar suas dívidas. Esse é o maior percentual desde o início da série histórica da pesquisa, iniciada em 2010. A inadimplência também renovou seu recorde e chegou a 30,5% no mês passado, o que aponta um quadro de crescente fragilidade financeira. Pela primeira vez desde outubro de 2022, o percentual geral de famílias endividadas chega a 79,2%. O cenário é complementado por um elevado comprometimento da renda: 18,8% dos consumidores têm mais da metade dos rendimentos comprometidos com dívidas. Quando observado o tempo de inadimplência, 48,7% das famílias que não pagam suas dívidas já estão nesta situação há mais de 90 dias, destacando o agravamento dos prazos de inadimplência e o efeito dos juros sobre o montante a ser pago.

“Esses dados, combinados a um menor crescimento da projeção de vendas para o Dia das Crianças, por exemplo, justificam a preocupação da CNC com as famílias inadimplentes e com as altas taxas de juros praticadas ao longo de 2025 no Brasil”, avalia o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

CLIQUE AQUI para ler mais.

13 comentários:

Anônimo disse...

O patrão que não corrige os salários pela inflação reduz o poder de compra dos trabalhadores, que consomem menos. Isso diminui a receita do comércio, que, sem vendas, corta investimentos e empregos, aprofundando a crise. A falta de ajuste salarial perpetua esse ciclo vicioso, quebrando o comércio e prejudicando a economia.

Anônimo disse...

Faltou um “veja como isso é bom” no final da manchete! FAZUELI QUEM É CÚMPLICE!

Anônimo disse...

Com as eleiçoes do ano que vem, logo teremos uma bolsa inadimplencia, para agradar os bancos....kkkkk

Anônimo disse...

Se a Porcão está publicando isso, a coisa está muito pior!!!
Faizuélli bando de abestados!!!

Anônimo disse...

Pedra cantada. Os JUMENTOS amestrados tinham juros no consignado a 34% a.a. e o LULADRÃO liberou e está em 59%, crédito do trabalhador kkk. O Brasil está quebrado tecnicamente, e 27 já está destruído. Hoje dólar subiu pra 5,50 e ações BB caíram 3,75% pq vem chumbo mais grosso. Não pagaram dividendos segundo trimestre, e DIZEM q será em dezembro. Impossível pois não tem caixa. FARSAS desse tipo não enganam o mercado, só idiotas q assistem ao BONNER contar mentiras no JN. O Brasil não tem chance.

Anônimo disse...

Fiquem tranquilos, isso é mentira da oposição, essas placas de aluga-se, são uma franquia de coisas grátis do governo.

Anônimo disse...

Já já aparece a claque amestrada com seus protocolos da SECOM para explicar como tudo isso é teoria da conspiração e que a economia nunca esteve melhor.

Também vai ter aquele bestinha de sempre perguntando sobre a pesquisa de intenção de voto para tentar mudar de assunto e para "provar" (na cabeça dele) que o líder do Regime é um bom líder.

Anônimo disse...

veja como isso é bom...

Anônimo disse...

E esta

"A conversa reservada de Lula com dois banqueiros em SP"

Pod's crê, mano...
Lula foi avisar uzómi de que ele vai taxar os bancos e os ricos.

Com Lula é assim. Não dá moleza pra ricos e banqueiros. Ele é foda!

Anônimo disse...

Bem menor que 2.026

Anônimo disse...

Novo Desenrola

Anônimo disse...

A Pangloss de saias ainda não disse "Veja como isso é bom"?

Anônimo disse...

O patrão no caso é o governo, que cobra 50% de imposto em uma CG 125.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/