STF torna réu caminhoneiro que incentivou "violento ataque ao estado democrático de direito".

 Se prevalecer o voto do relator, o caminhoneiro será condenado a 14 ou 17 anos de cadeia, que tem sido os totais de penas que o STF costuma dar aos presos políticos do 8 de Janeiro.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta terça-feira, 6, maioria de votos para tornar réu Ramiro Alves da Rocha Cruz Junior, acusado de convocar pessoas para participar dos protestos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.O acusado é conhecido como "Ramiro dos Caminhoneiros" e foi denunciado ao Supremo pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Durante as investigações, a Polícia Federal (PF) concluiu que o investigado atuou como "intenso incentivador e organizador dos atos golpistas". Ele vai responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O julgamento ocorre no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico da Corte e não há deliberação presencial. O julgamento será encerrado na sexta-feira, 9. Faltam os votos dos ministros Luiz Fux e Cristiano Zanin. 

A defesa negou tudo.



7 comentários:

Anônimo disse...

Qualquer semelhança como a ditadura chavista é coincidência!

Anônimo disse...

Ataque ao estado.democràtivo foi desenterrar o lula de novo pelo STF. Aí se encarnam num caminhoneiro. Bando de canalhas

Ariel disse...

Eu não quero mas, DEUS PERMITA QUE OS ALGOZES DESSES ABSURDOS DE JULGAMENTOS E SENTENÇAS ARBITRÁRIAS tenham encontro com o demônio...na verdade, eu não quero mas..
DEUS PERMITA!

Anônimo disse...

14 anos?
É pouco para terroristas, depredadores agitadores e baderneiros

Anônimo disse...

Aqui já é Venezuela. STF q age dessa forma em relação a um camioneiro desarmado , a começar pela falta de competência do FORO. Dilma, Marighela, Zé Dirceu esses assaltaram, roubam, sequestraram, tudo com metralhadoras e fuzis/explosivos.... terrorista q foram indenizados, anistiados e chegaram ao poder.dai , agora , pegam um camioneiro pra Cristo .... pqp

Anônimo disse...

Até um bobo sabe que não houve tentativa de golpe por aqui. Golpe é o que está acontecendo hoje na Venezuela, fraude eleitoral.

Anônimo disse...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nesta quinta-feira (8) no Diário Oficial da União uma medida provisória que isenta os atletas olímpicos de pagarem Imposto de Renda sobre os prêmios recebidos pelas Olimpíadas de Paris 2024.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/