O Senado aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 914/24, que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). O texto traz incentivos financeiros e redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para estimular a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de veículos com menor emissão de gases do efeito estufa.
Em maio, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou que 69 empresas há haviam se habilitado no programa.
Os incentivos, segundo o governo, estão orçados em R$ 3,5 bilhões para 2024 e somam R$ 19,3 bilhões em cinco anos. A expectativa é de que o Brasil possa passar a produzir, por exemplo, os componentes de veículos elétricos, hoje importados.
CLIQUE AQUI para conhecer todos os detalhes do que foi aprovado.
4 comentários:
"A expectativa é de que o Brasil possa passar a produzir os componentes de veículos elétricos, hoje importados."
Será? Mais fácil importar da China e colar a etiqueta aqui no Brasil.
Mais incentivos para a Tesla de Elon Musk e para a BID Chinesa. Nesta hora não tem ideologia, é o dinheiro que manda. Aprovado por unanimidade. Na pratica, vão obrigar o brasileiro a comprar carro elétrico, taxando os carros a combustão.
Quais gases de efeitos estufa?
O vilão dessa história, o CO2, está numa concentração de 0,035% na atmosfera. É praticamente zero. Se arredondarmos para uma casa decimal é 0,0%. Qual é o efeito dessa concentração no clima? NADA, rigorosamente nada!
O Ricardo Felício, pesquisador da USP tinha toda a razão. Dá para entender o motivo da USP perseguir esse pequisador. Tem muitas pesquisas na USP que visam desenvolver tecnologias para "sequestrar o CO2 da atmosfera", ou seja, dinheiro jogado na lata do lixo.
É difícil entender como ninguém vai atrás de informação achada com dois cliques no Google, para desmascarar essa narrativa mentirosa.
Essa história de gases de efeito estufa é falsa como uma nota de 3 reais mas a midia e os jornlaistas continuam publicando como se fosse verdade.
Muitas grandes empresas como a Ford e GM estão indo para o buraco porque investiram bilhões em carros os elétricos que não tem futuro. Eles tentaram empurrar mas não deu. A venda de carros elétricos despencou nos Estados Unidos.
E o Brasil, que já tem essa informação, decide investir em tecnologia obsoleta. A única coisa que daria para concluir é que tem gente que espera mamar muito dinheiro do governo.
Mesmo os híbridos, é uma estupidez pagar o dobro do valor para comprar um veículo com um motor a combustão, um tanque de gasolina, uma bateria de grande capacidade caríssima e dois motores elétrico para poupar uns litrinhos de gasolina. Você nunca vai recuperar esse investimento.
Postar um comentário