Dica do editor - Hoje é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Na montagem ao lado, os ativistas gaúchos Fabiano Rheinheimer (à esquerda) e João Palhano, lembram a data.

O 27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2005, por ocasião do 60º aniversário da derrota do regime nazista e da libertação dos campos de concentração nazistas.

O que foi o Holocausto

O Holocausto foi a perseguição e aniquilação sistemática de judeus e outros povos realizada pela Alemanha nazista e seus colaboradores entre 1933 e 1945.  Nesse período, os judeus foram as principais vítimas, e cerca de seis milhões deles foram mortos. A data de 27 de janeiro rememora a libertação do campo de concentração e extermínio nazista de Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas em 1945, indica a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Foi o maior centro de extermínio criado pelos nazistas. Quando os soviéticos chegaram ao local, encontraram apenas 7 mil sobreviventes dos mais de um milhão de judeus que foram mortos naquele lugar.

10 comentários:

Anônimo disse...

A historia se repete na palestina

Anônimo disse...

Deveriam também lembrar dos 28 milhões de russos que morreram para derrotar as tropas nazistas, até então invencíveis. Se não fosse pelo sacrifício deles hoje não existiriam judeus e todos estaríamos falando alemão. Lamento que o ocidente ignore os heróis que praticamente sozinhos venceram aquela guerra. Quem conhece a história sabe o que digo.

Anônimo disse...

O Anchieta é da facção do papa negro, o argentino, né?

Anônimo disse...

Concordo com o comentário das 18:52. Conheço a história militar. A Alemanha nazista foi a maior máquina de guerra que o mundo já viu. Os países ocidentais recuaram com o rabo entre as pernas frente tamanho poderio. Os russos, que seriam exterminados de qualquer forma para dar espaço (lebesraun) para colonos alemães, lutaram até a morte. Velhos, mulheres e crianças com mais de 12 anos inclusas. Era morrer lutando ou ser executado. Daí o tamanho absurdo de mortes do lado russo. Realmente deveriam ser homenageados, inclusive pelos judeus sobreviventes. Uma questão de justiça e de gratidão.

José Corrêa disse...

O Anônimo das 18:52 deveria lembrar que muitas mortes russas foram causadas pelo camarada Stálin!!!

E que a URSS recebeu muito equipamento dos EUA e da Grã-Bretanha!!!

E deveria lembrar também que os pogrms russos inspiraram o Cabo da Boêmia!!!

Anônimo disse...

¨Anônimo disse...
Deveriam também lembrar dos 28 milhões de russos que morreram para derrotar as tropas nazistas, até então invencíveis. Se não fosse pelo sacrifício deles hoje não existiriam judeus e todos estaríamos falando alemão. Lamento que o ocidente ignore os heróis que praticamente sozinhos venceram aquela guerra. Quem conhece a história sabe o que digo.

27 de janeiro de 2024 às 18:52¨


E vc devia se lembrar que se não fosse a ajuda que os russos receberam do ocidente eles tinham apanhado feio da Alemanha. Durante a Operação Barbarossa e os primeiros anos de luta contra a Alemanha, a URSS recebeu enormes quantidades de equipamentos militares, recursos e alimentos do Reino Unido e dos Estados Unidos por meio do Lend-Lease Act, iniciativa americana para fornecer ajuda militar aos aliados que começou antes mesmo de sua entrada na guerra.
Essa ajuda, que incluía tanques, aviões de combate e caminhões, além de alimentos e combustível, foi vital para a sobrevivência da URSS nos primeiros anos de sucesso alemão, como o ex-general e líder soviético Nikita Khruschev lembrou em suas memórias.
E vc devia se lembrar também que os russos no início foram aliados dos Alemães na invasão da Polônia e Stalin queria mesmo era ser amiguinho e parceiro de Hitler, só que Hitler tinha outros planos....


https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/essencial-ou-dispensavel-entenda-o-papel-da-uniao-sovietica-na-2a-guerra-mundial/

Anônimo disse...

Pelo visto muita gente ¨se esqueceu¨ que Stalin tinha muita simpatia por Hitler! A expressão de alegria do ditador soviético em várias fotos quando do Pacto Molotov–Ribbentrop deixa isso evidente.
Os dois genocidas queriam mesmo era invadir a Europa dividindo os espólios entre si, como bem ficou demonstrado na invasão da Polônia e a divisão desse pobre país entre as duas ditaduras.
Só que em um mundo de traições e de assassinatos em massa para chegar ao poder absoluto Hitler traiu o então companheiro de invasão Stalin, que ficou tristinho e teve que contar com a ajuda do ocidente pra não ser destruído.


Anônimo disse...

Quem venceu foi o inverno russo. Você não conhece nada de história. E seriamos muito melhores se falássemos alemão. É só ver a Alemanha arrasada duas vezes na primeira e na segunda guerra e ainda assim sustenta a comunistada da Europa.

Anônimo disse...

Esqueceram do cerco dos Russos bonzinhos em Holodomor?

Anônimo disse...

Luiz da Silva está com almoço festivo no palácio...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/