TSE convida até jornalistas estrangeiros para acompanhar julgamento de Bolsonaro

O TSE dá demonstração de quer amplificar o alcance da decisão e não teme má interpretação internacional.

A Corte reservou três dias para o julgamento e escolheu a primeira delas para amanhã, dia 22, o número do Partido de Bolsonaro, o PL, como se sabe.

Em uma série de e-mails enviados à Associação dos Correspondentes Estrangeiros, a assessoria de imprensa do TSE convidou jornalistas estrangeiros para participar “do julgamento de ação de investigação contra Bolsonaro”.

A Revista Oeste conversou com  correspondentes estrangeiros e constatou que o convite o por parte de um órgão público brasileiro é bastante inusual. 

Ainda mais se tratando de um tribunal.

20 comentários:

Anônimo disse...

Tse só quer mostrar para o mundo que o julgamento está sendo realizado dentro das leis. Chora bode velho!

Anônimo disse...

ABAIXO SEGUE A PROVA  CABAL DE QUE O BRAZIL  É UMA REPUBLIQUETA BANANEIRA.

EUA, Biden, não conseguiu ter Bolsonaro de joelhos, escolheram e elegeram o Lula e foda-se o povo a nação..


EUA agiram para frear tentativas de Bolsonaro de não respeitar resultado das urnas, diz jornal.

Financial Times-20/06/2023

De acordo com a publicação, os esforços começaram a partir da visita ao Brasil de Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em agosto de 2021. A autoridade ouviu do então presidente Jair Bolsonaro contestações de fraudes às eleições norte-americanas de 2020, em que Donald Trump saiu derrotado.

O governo dos Estados Unidos então negociou e escolheu Lula para ser o próximo presidente, na prática, tratou-se de uma campanha de mensagens "bastante incomum", segundo descreveu um ex-integrante da alta cúpula do Departamento de Estado ao jornal. 

A missão envolveu membros da CIA, do Departamento de Estado, do Pentágono, da Casa Branca e das Forças Armadas norte-americanas, de acordo com o Financial Times, foi na prática , uma guerra híbrida, onde secretário de defesa Lloyd Austin, que disse em visita ao Brasil que as forças militares e de segurança precisam estar sob "forte controle civil"; pelo chefe da CIA, William Burns, que disse ao governo Bolsonaro para não mexer com as eleições; e pelo general Laura Richardson, chefe do Comando Sul dos EUA.

A missão ganhou força após a reunião de Bolsonaro com embaixadores, em julho de 2022, às vésperas do pleito eleitoral no País. Na ocasião, o presidente voltou a desacreditar as urnas eletrônicas aos diplomatas e reiterou a necessidade de eleições "limpas" e "transparentes".  

Havia muita preocupação, por exemplo, com o então comandante da Marinha, o almirante Almir Garnier Santos, um dos militares mais aliados a Bolsonaro. Os Estados Unidos ameaçaram romper todos os acordos militares com o Brasil caso as Forças Armadas embarcarem na tentativa de golpe. A ação foi endossada por pessoas próximas a Bolsonaro, como o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o então ministro da Infraestrutura e atual governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos-SP), e o então vice-presidente e atual senador, Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

Com o resultado das eleições favorável ao presidente Lula, o silêncio de Bolsonaro e a sua viagem aos Estados Unidos, no fim de dezembro, os ânimos se arrefeceram. Em 8 de janeiro, quando apoiadores bolsonaristas invadiram a Praça dos Três Poderes e depredaram prédios públicos clamando por um golpe de Estado, foi dada a última cartada: o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ligou para Lula e, em seguida, intermediou uma nota conjunta com o México e o Canadá a favor do Brasil.

Anônimo disse...

22 - 9 ministro que supostamente já virou 13 aí teve 22 milhões de multa para o partido dia 22 o jugamento , coincidência de um tse. Que nem sabe jugar ficha de candidatura por muitas reportagens que vi tem parlamentar que em uma eleição se declara uma coisa na outra outra coisa casaram deltan é por o motivo que casaram o deltan tem muitos parlamentares que se reelege para fugir da justiça mas não são casados porque o tse é cego ou é a justiça que é cega ( ultimamente é cega para alguns sujeitos 🐽)

Anônimo disse...

Não teme porque até esse feito Bolsonaro conquistou, criar desafetos internacionais.

Anônimo disse...

Chamar embaixadores estrangeiros pra falar mal do país pode mas convidar jornalistas estrangeiros pra acompanhar o julgamento aí não pode, né Políbio???

Carlos Edison Domingues disse...

POLÍBIO. Pelo que entendo não existe "ação de investigação"; investigação é da competência do Delegado de Polícia, através de inquérito. O que é de estranhar a faculdade do TSE em convidar a imprensa estrangeira para acompanhar uma "investigação" e o Presidente da República não ter a faculdade de reunir representações diplomáticas Carlos Edison Domingues

Anônimo disse...

Com tanto palhaço lulla lòver julgano o fracobiroliro, o circo é certo.

Anônimo disse...

Sem dúvidas,será um julgamento espetacular e terá que ser também espetaculoso.
Bozó deveria oferecer a milagrosa Cloroquina para os magistrados.

lucia maria disse...

Os fora da lei vão fazer circo internacional pra mostrar o quanto
aviltam a constituição e o quanto perseguem todos que não fazem parte da quadrilha.

Anônimo disse...

"Pelo amor de Deus Cidão,o Bolsonaro vai ser preso."

Anônimo disse...

Incomum e provavelmente será a crucificação do Presidente Bolsonaro.

Anônimo disse...

Fidel Castro mandava os inimigos pro paredon depois de um "justo julgamento".
Como o tse não tem paredon, convida jornalistas estrangeiros, para legitimar a farsa.
Assim como as ffaa foram usadas pra legitimar as eleições. Caíram como anjinhos.

Anônimo disse...

O caso a ser julgado é de interesse nacional ou internacional? Essa atitude noticiada não deixa dúvidas!

Anônimo disse...

mensagem ao mundo?

Anônimo disse...

Bastante inusual.
Na verdade uma vergonha.
Sujeitos incertos vão passar óleo de peroba na cara para pronunciar inverdades.
Falta convicção a elementos colocados em um "tribunal" e o estão conduzido ao descrédito pela população dos seres humanos de boa vontade.
é triste a nossa condição de brasileiros. Cada vez mais os argentários tudo fazem para nos conduzir ao desaparecimento. Mais parece ser uma obra anti cristã, satânica

Anônimo disse...

Muito bom. Chama Le Monde, Pravda e CNN para assistirem a realização da encomenda da NOM. MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA.

Anônimo disse...

Lisura total pra enterrar um pústula

Anônimo disse...

Quanto mais transparecia melhor. Ou não? Existe algo a ser escondido?

Anônimo disse...

Tudo carta marcada, a data, cobertura estrangeira, etc,ect, pois a decisão pela inelegibilidade já foi tomada pelo "sistema", até o "9Finger" já disse que o Mito ficaria inelegível, o julgamento é só "pró forma". Viva a democracia tupiniquim.

Anônimo disse...

Pustula? Ah tu falou do teu LADRÃO de estimação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/