Presidente da OAB do RS, Leonardo Lamachia, diz que o ativismo judicial do STF ataca o estado democrático de direito

O próprio título do artigo que escreve o presidente da OAB do RS no jornal Zero Hora deste final de semana, indica por si mesmo o tom do conteúdo.

É um corajoso e inesperado libelo escrito pelo advogado Leonardo Lamachia.

Como se vê, encorpa-se a lista dos líderes brasileiros que se insurgem contra os arreganhos autoritários dos ministros do STF. Ensina Lamachia:

- As decisões (ele critica a posição ilegal de Alexandre de Moraes no caso do PL 2630) colocam o STF como árbitro do debate público no Brasil, o que não é correto em um estado de direito por não ser previsto constitucionalmente.

No fecho do artigo, o presidente da OAB do RS avisa que "decisões que não respeitam o devido processo legal também se caracterizam como ferimento ao Estado de direito".

Leonardo Lamachia não se refere ao caso Deltan Dallagnol, mas este aviso final pode ser aplicado exemplarmente a mais este ponto fora da curva praticado por outra alta Corte, o TSE.

11 comentários:

Zulmir Rasch disse...

Parabéns Lamachia pela sua posição na defesa da democracia. Meus pêsames ao presidente nacional da entidade. Tenha coragem e abra divergência.

Anônimo disse...

Nossa, se ele não diz a gente não ficava sabendo. Que novidade o $tf usurpando a lei e descumprindo a CF, já virou rotina, o que nós estamos esperando é a punição.

Anônimo disse...

Essas cortes superiores servem à bandidagem, já está mais do que fundamentado, falta o enquadramento de quase todos aqueles "ministros" e prisão.

Murilo disse...

Quem sabe os advogados param se atuar um tempo ?

Anônimo disse...

Aleluia! Ao menos a Secção RS ainda respira a democracia, a Constituição e se manifesta.

Anônimo disse...

É muito pouco caro advogado. Sei que não pode fazer mais. A coisa está feia demais. Estado democrático soa como piada. Já adentramos em uma ditadura ferrenha e estamos ainda nos primeiros passos. Talvez por isso alguns ainda não se deram conta.

Anônimo disse...

Ora, de "inesperado" esse artigo não tem nada. É notório e antigo o bolsonarismo da seção gaúcha da Ordem. Uma vergonha.

Anônimo disse...

Leonardo vai se dar mal.
Bravatas heróicas nunca resultaram positivas desde contra poderosos.
Existem maneiras obliquas mais amenas menos diretas.
Agora já foi.
Tá ido.
E fudido.

KAFANGO BOROK disse...

SÓ ELE DA OAB QUE VIU ISSO, E SÓ AGORA, ESSAS AÇÕES CRIMINOSAS E FORA DAS LEIS VEM OCORRENDO DESDE O PRIMEIRO DIA DE 2019, COM MAIS DE UMA CENTENA DE INTERFERÊNCIAS E EXTRAPOLAÇÕES DE PRERROGATIVAS E LEGITIMIDADES POR PARTE DESSES VULPINOS, CALHORDAS, PATIFES E LACAIOS DO LADRÃO LULA QUE HABITAM OS PULGUENTOS GABINETES DO MORFÉTICO PUTEIRO SUPREMO. NÃO SÃO JUÍZES E AQUILO TÃO POUCO É UM TRIBUNAL...UM CABARÉ DO MAIS BAIXO MERETRÍCIO.

Anônimo disse...

Olha como o STF está preocupado, cheio de medo.
Vai precisar muito mais do que discursinho e cara feia.

Anônimo disse...

Quando o STF julgou o "mensalão" ai estava correto, agora que tenta manter a ordem constitucional é "ativismo politico", vai DISPUTAR UMA ELEIÇÃO PRA VER O QUE É BOM.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/