Enem provoca bolsonaristas com tema só compreendido por gays


Justamente no ano em que os setores mais conservadores da sociedade brasileira impuseram uma derrota acachapante ao lulopetismo e aos renegados sociais, o Enem tratou ontem de um tema que contempla apenas os interesses dos homossexuais de todos os gêneros.

Um enunciado (veja ao lado) trazia o relato de um cidadão americano contando como ele foi testemunha das mudanças jurídicas e de costumes na sociedade dos EUA ao longo dos últimos 40 anos. Segundo o texto, gays e lésbicas eram proibidos de se casar e alguns homossexuais  - não assumidos - em posições de poder chegavam até a prejudicar seus semelhantes.

A questão pedia para que o aluno explicasse quais foram as condições necessárias para a dimensão política de transformação sugerida pelo relato do americano. Seguem as opções de resposta:

a) ampliação da noção de cidadania
b) reformulação de concepções religiosas
c) manutenção de ideologias conservadoras
d) implantação de cotas nas linhas partidárias
e) alteração da composição étnica da população

18 comentários:

Anônimo disse...

EMBARGO IMEDIATO DA PROVA CADE O MINISTERIO PUBLICO FEDERAL?

Anônimo disse...

Não encontrei na imagem menção alguma do cidadão americano testemunha de mudanças jurídicas. A foto está correta?

Anônimo disse...

é muita cultura...

Anônimo disse...

Não é preciso ser gay pra compreender o tema, basta ter um mínimo de discernimento. Com essa chamada tu tá insinuando que os heteros são tapados, editor.

Anônimo disse...

acho que nem os profis revisores sabem a resposta...

se colocar essa pergunta ai de supetão para os teachers da rede publica responderem na lata, sem consulta, da pra dizer que nenhum deles acertaria...

ate porque é uma questão de resposta meramente subjetiva...

a pergunta tem como base o "relato" do que teria sido uma testemunha e bla, bla, bla...

Anônimo disse...

Esta questão deve ser anulada, pois abrange assunto fora do contexto escolar habitual. Seria o mesmo que incluir uma questão incluindo uma integral no ENEM, uns poucos mais esclarecidos em matemática entenderiam , a grande maioria não. O todo tem que prevalecer sobre um segmento restrito, assim é a democracia.

Anônimo disse...

Gentalha!!!! Só isso que tenho pra dizer

Anônimo disse...

Menos, Políbio, menos!

Mordaz disse...

Um absurdo.

Anônimo disse...

No próximo Enem a redação tem que ser: Como exterminar um petista.

Anônimo disse...

ENEM é Cultura? ENEM é educação?? ?? ENEM é processo de seleção??? Ou NEM é uma coisa E nem outra. É uma peneira para só deixar entrar entulho vagaba nas universidades federais formadoras de mais do mesmo.

Anônimo disse...

Urge intervir neste lixo que predomina no MEC. Respeito às minorias sim, mas apologia não.

ZARATHUSTRA disse...

A opção "a" parece a mais afinada com o que os autores da questão pensam ser "correta"...

Anônimo disse...

Precisamos de um MEC?

Torcendo pelo Governador disse...

Acho que esse linguajar não tem nada a ver com gays é sim uma linguagem de travestis.

Anônimo disse...

Passou da hora de tirar essa cambada vermelha da educação.

Anônimo disse...



O ENEM se submeteu tanto à linguagem gay que está tendo dificuldade para se comunicar em português. Vide: "se não ...." logo no início do citado texto. "Se não" referindo-se a "do contrário" "de outro modo" tem que ser grafado como "SENÃO". Éééé.... o Bolsonaro vai ter um trabalhão para colocar este país nos trilhos. Ainda bem que Deus o está protegendo em tempo integral. Força Presidente, pois tem brasileiro à beça torcendo por você. Aliás, torcer pelo governo do Capitão significa nossa sobrevivência como país livre do petismo, do comunismo, do atraso, da corrupção e outras mazelas mais. Giovanina-B.Hte.

Dino disse...

Anular a questão por favorecer a um grupo específico. Independente de qualquer coisa. Leio bastante e não conhecia essa tal " linguagem"...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/