Artigo, Leandro Narloch, Folha - Como a exposição do Santander, não devemos censurar a 'cura gay'

Se o leitor, como eu, não vê gays como pessoas doentes, deve ter achado um absurdo a decisão do juiz que afrouxa a proibição de psicólogos para tratarem a homossexualidade de pacientes.
Mas inspire um pouco de benevolência e tente enxergar a polêmica da "cura gay" por outro lado.
Em sessões de psicologia clínica, o conceito de bem-estar é subjetivo. Depende do paciente definir o que considera um mal, um distúrbio que deseja tratar. Deve ter liberdade para tentar se livrar de um traço de personalidade que o incomoda ou aprender a lidar com ele. Não são especialistas, ativistas ou burocratas que devem definir o que é um comportamento saudável.

Uma mulher pode se incomodar com uma vida sexual promíscua e procurar um psicólogo para mudar de conduta, enquanto outra busca ajuda justamente para se libertar de amarras sexuais.

Muitos homens procuram aconselhamento para conseguirem sair do armário e contar à família sobre sua orientação sexual.

CLIQUE AQUI para ler mais.

13 comentários:

Anônimo disse...

É tão óbvio isso.
O sujeito é gay, não quer mais ser, não pode procurar um profissional?
Essa gente perdeu toda e qualquer razoabilidade das coisas.

Anônimo disse...

Essa proibição de terapia é só mais uma maneira de ganhar dinheiro em processos na "injustiça" contra os psicólogos.
São os intere$$$$e$.
Vai haver muitas falsas alegações de que psicólogos estão tentando curar os gays.

Anônimo disse...

Não temos mais o que tratar.

Anônimo disse...

Tenho um filho gay. Formado em curso superior, com mestrado e doutorado. Tem um bom emprego, ganha bem. Vive feliz com o companheiro dele, tb com curso superior. São pessoas cultas, educadas. Andando na rua, ninguém diz da relação deles. São aceitos pelas duas famílias, como filhos normais.

Ele sempre será meu filho. Tudo fiz e tudo farei por ele, enquanto viver.

- Qdo o mundo conhecer a Doutrina Espírita, saberá que ninguém é gay/lésbica por que tá na moda. O Espírito reencarna e mtas vezes, dependendo da cultura do povo em que reencarnou, a homossexualidade se manifesta de maneira normal. Outros povos e culturas, principalmente a muçulmana, inclusive são mortos em praça pública. Aki no Brasil querem fazer tratamento psicológico.

- O Espírito reencarnado não aceita o corpo físico em que reencarnou, tanto no homem qto na mulher.

- Respeitem a liberdade individual, deixem preconceito de lado. Homo ssexualismo nada tem de doença. É uma decisão daquele Espírito reencarnado no corpo errado.

Anônimo disse...

Não considero os gays que não querem transformar todos em gays, inclusive as crianças, como doentes. Se querem hegemonia gay também querem destruir todos heterossexuais. Acho que é de foro íntimo e não existe, em matéria de sexo, o certo e o errado. Considero doentes e necessitados de tratamento  e, em alguns casos, camisa de força nos braços e na boca para não cuspir, casos como o ator coadjuvante bostal "Ze Cu de breu" e o cuspidos mor da câmara jeânus. Estes precisam urgentemente de tratamento numa sessão de descarrego e, depois, internamento em clínica para doidos.

Fernando Campos disse...

Tem coisas mais importantes com o que se preocupar no momento. Uma quadrilha governa o país e o cerco se fecha sobre o Brasil com a escassez de recursos naturais no mundo. Somos a bola da vez e estamos vulneráveis, certamente não por causa dos gays. Judiciário está muito lento em tirar essa quadrilha do poder, que está se aliando ao que tem de pior no empresariado nacional e internacional. O tempo urge. Deixem os gays em paz e vamos focar no Brasil para não perdê-lo.

Anônimo disse...

Acho que foi distorcida a atitude do magistrado e estão "fazendo tempestade em copo d'agua", além de não tratar-se de "cura gay". Creio que o juiz somente corrigiu uma Resolução Autoritária do Conselho de Psicologia proibindo seus filiados a "auxiliarem" as pessoas que não querem, motivo não importa, assumir sua homossexualidade. Como diz a matéria: "....aconselhamento para sair do armário", ou, para não sair, direito de qualquer um, ou será que não é?

A. Costa disse...

Disse tudo, temos de respeitar a liberdade individual, inclusive a liberdade do indivíduo procurar ajuda psicológica caso seja homossexual e nao deseje ser.

Anônimo disse...

CORRETO EM PARTE Anônimo das 21 de setembro de 2017 12:00, o ESPÍRITO reencarna para cumprir o resgate de seus KARMAs, portanto é seu DEVER(DARMA) lutar contra os fatos que o levaram a tal situação antinatural em vida carnal ou vidas carnais anteriores, a PROMISCUIDADE SEXUAL. Isto tudo independe da intelectualidade, TODO OU QUALQUER conhecimento profissional ou não.

TODOS nós precisamos de psicólogos e talvez psiquiatras, MAS o remédio MAIS barato está na RELIGIÃO estudada.








Mordaz disse...

O discurso de normalidade do homossexualismo é ideológico e político. Não científico. Para tal se ignora todo o conhecimento científico para criar uma entidade inexistente chamada "genero". De que homens podem nascer tanto homens como mulheres; e mulheres podem nascer tanto mulheres como homens. Uma grande mentira científica. Homens e mulheres gays não se reproduzem, sendo portanto uma doença grava que leva a impotência nesta área. Como levar a mutilações, castrações, uso de medicação para transformar o indivíduo normal em alguma coisa que jamais será. Uma farsa apoiada pela psicologia impotente.

Anônimo disse...

Isso é tão obvio que nem deveria ser discutido. Mas a gritaria gay tem outra finalidade. É um pedido de socorro: "Nos somos diferentes mas queremos ser iguais a vocês"~, "não aguentamos mais ficarmos dentro do armário" Socorro! É como se fosse um psicoterapia coletiva!
Obviamente que eles não querem que sejam tratados como casos patológicos. Mas tem muitos casos de origem familiar, crianças maltratadas, estupradas, sem pai, famílias desestruturadas que podem precisar de orientação psicológica.

Jonny krause disse...

Talvez 90% dos problemas que aparecem no "set" psicanalitico tenham uma origem de natureza sexual. Podia, pode e continuará podendo "tratar" o desconforto do paciente com a situação. Um juíz, judicioso, deveria dizer isto. Estudos sobre sexo e sexualidade os há em profusão. O que não pode é submeter o analisando a experimentos( imagine-se uma pílula que "revertesse", ela teria de passar por todas as exaustívas etapas necessárias até chegar ao mercado), só pode ser utilizadas técnicas e conceitos adquiridos baseados em evidências.
Este juíz, ou é burro, ou idiota, ou mal intencionado, não cabe a ele (em sede de liminar) dizer o que deve ser feito em matéria com esta complexidade(sexualidade).

Mordaz disse...

A psicologia é algo tão inconsistente que o Conselho Federal quer aprovar o uso de acupuntura por psicólogos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/