Temos à frente a imensa tarefa de reformar um Estado
disfuncional e uma sociedade injusta.
As coisas – assim como as ideias e os livros – estão no
mundo, só que, como no samba, é preciso aprender. E foi assim que nos anos mais
duros do regime autoritário abriu caminho, aos poucos e não sem muito atraso, a
noção de que nosso país, em tumultuado processo de modernização conservadora,
mesmo sem resgatar integralmente as hipotecas do passado, estava fadado a
construir estruturas e culturas políticas de tipo “ocidental”, que dariam a
todos a régua e o compasso para pensar os problemas e elaborar, com meios
propriamente políticos, as hipóteses de sua superação.
Do ponto de vista dos opositores do autoritarismo, a
lição da realidade parecia cada vez mais clara.
CLIQUE AQUI para ler tudo.
11 comentários:
Que vergonha, Polibio! Dar espaço a um dos organizadores das obras de Gramsci, e que tem a pecha de chamar Salvador Allende de estadista.
"Temos à frente a imensa tarefa de reformar um Estado disfuncional e uma sociedade injusta" -
Na verdade, desde 1500 estamos tentando fazer essa tarefa.
Enquanto nossas elites não implementarem um modelo econômico que diminua as desigualdades sociais, teremos sempre um campo fértil para as idéias de esquerda.
É importante observar que existem setores da sociedade que querem colocar em risco nossa democracia tanto À esquerda quanto pela direita: retorno da ditadura (extrema direita sustentando Bolsonaro) e aqueles que sonham com o modelo bolivariano.
Vamos resumir: na verdade temos um estado que foi tomado por um bando de canalhas, nos três poderes da república; as evidências saltam aos olhos.
A cumplicidade dos que podem fazer algo e não fazem, é evidência clara de que estão metidos na ladroagem tanto quanto os demais.
Servidores públicos e empregados de estatais são meros joguetes e, interesseiros que são, só tratam de resguardar suas regalias.
Solução: os 90% da população espoliada devem apear todos dos seus confortáveis lugares.
ESSA MANCHETE É ENGANOSA, FAKE, POLÍBIO! O CARA QUE ESCREVE, COMO TODO ESQUERDINHA, FALA, FALA, E NADA DIZ MAS APENAS APRESENTA SUAS CREDENCIAIS DE PALADINO DE ALLENDE! E SE ORGULHA DE SER O GUARDIÃO DE GRAMSCI! ESTAMOS MUITO MAL!
A VENEZUELA SERÁ AQUI, DAQUI A POUCOS ANOS, SE OS IRANIANOS, RUSSOS, CHINESES, E MILHARES DE CUBANOS NÃO FORAM VARRIDOS O QUANTO ANTES POR TRUMP! TEMOS 2 MIL KM DE FRONTEIRA COM A VENEZUELA! A BOLIVIA, O EQUADOR SÃO AS BOLAS DA VEZ. A COLOMBIA TERÁ A VISITA DO PAPA VERMELHO PARA DAR MA FORCINHA PARA AS FARCS! 1 MILHÃO DE FUZIS IMPORTADOS POR CHAVEZ É UM GRANDE PROBLEMA. ACHO QUE O VIETNAM PODERÁ SER AQUI, NA AMAZÔNIA!
A VENEZUELA está às portas de uma guerra civil. O povo sofre com o desabastecimento de alimentos, remédios e a falta de LIBERDADE. A dívida externa do país é de US$ 120 BILHÕES e suas reservas de US$ 10 BILHÕES . O que me preocupa é que, mesmo conhecendo a difícil realidade por que passa o país vizinho , alguns partidos políticos de esquerda do BRASIL , de forma irresponsável , continuem dizendo-se alinhados com a ditadura de NICOLAS MADURO .!!! Tia Glória .
O malandro quer "reformar um Estado disfuncional e uma sociedade injusta."
Quem é o malandro: um organizador das obras de GRAMSCI.
Mais cara-de-pau impossível!
Na VENEZUELA de MADURO nem o General RAUL BADUEL , ex-Ministro da Defesa do governo CHAVEZ , escapou. Por discordar do atual governo foi preso no último dia 08 de Agosto, em casa, por militares. Sumiu. Sua família , amigos, e até a Anistia Internacional o procuram pelo país. !!!
A Venezuela não é aqui e nunca será, Luiz Sérgio Henriques!
No fundo, no fundo o senhor está torcendo para que o Brasil se torne a Venezuela. Fale a verdade! O senhor se autodenunciou ao chamar o comunista allende (em minúsculas) de estadista.
O senhor deve ter recebido muitos pixulecos nos bons tempos do partido da traição=pt.
Todas as vezes, daqui para a frente, antes de começar a ler um artigo, dar uma olhada no final para ver as credenciais do autor. Tivesse feito isso com esse artigo, não o teria lido. Deveria ter parado quando o ilusionista enalteceu Allende que, por bem ou por mal, Pinochet despachou para um papinho com o Capiroto.
Aqui é muito pior que a Venezuela, tanto no quesito miséria como na violencia
Na verdade o autor esquerdista, social democrata creio eu, acredita que a esquerda que chegou ao poder no Brasil, situada mais à esquerda da esquerda, não soube dar o rumo certo ao seu governo de esquerda, radicalizando o seu esquerdismo, e que o ideal seria ficar mais ali do centro para a esquerda. Entenderam ou querem que desenhe?
Postar um comentário