Os produtores de azeitonas do Rio Grande do Sul estão otimistas em conseguir manter em 2017 a mesma produção de 15 mil litros de azeite de oliva extra virgem de 2016.A temporada de colheita de azeitonas em 2017 iniciou nesta primeira quinzena de fevereiro em mais de 300 hectares dos olivais para a produção do azeite de oliva extra virgem Prosperatos, nas cidades de Barra do Ribeiro, São Sepé, Caçapava do Sul e Sentinela do Sul. No ano passado, foram produzidos 15 mil litros deste azeite de oliva, o único produto brasileiro premiado com a medalha de prata no Domina International Olive Oil Contest, na Itália, pelo monovarietal Koroneiki e consta do guia Flos Olei 2017, publicação que leva em conta toda a cadeia produtiva da oliveira no mundo.
7 comentários:
O PROBLEMA É QUE TUDO NO BRASIL E EM ESPECIAL NO RS, CUSTA MAIS CARO QUE O PRODUTO IMPORTADO! O AZEITE DE QUALIDADE DO CHILE OU DE PORTUGAL CUSTA METADE DO VALOR COMPARADO COM O AZEITE DOS PAMPAS!
Senhor culto editor! Saiba que não existe pleonasmo nos óleos comestíveis. AZEITE só pode ser de OLIVA, é, das AZEItonas. Escrever AZEITE DE OLIVA é uma repetição que agride nosso idioma. Os portugueses iriam se arrepiar. E não se diz óleo de oliveira, nem óleo de azeitona. É só AZEITE. Vivendo e aprendendo, né?
Não tenho dúvidas de que se trata de um ótimo produto, o problema é que esse azeite produzido aqui no Rio Grande é muito mais caro que os demais.
E tem azeitona suficiente pra manter as esmagadoras com trabalho o ano todo? creio q seja um fator inportante e limitante para atrair investimento na area
Isso é problema da tributação. Nosso azeite de oliva é melhor do que os europeus, chilenos e argentinos. Apenas os azeites do Uruguai são equivalentes aos azeites gaúchos. Além disso, São Paulo e Minas Gerais também possuem produção de azeites. Sobre o assunto:
http://direitoagrario.com/olivicultura-cresce-procura-por-areas-para-olivicultura-no-rio-grande-do-sul/
http://direitoagrario.com/portaria-define-o-zoneamento-agricola-de-risco-climatico-da-cultura-de-oliva-para-os-estados-de-sao-paulo-e-rio-grande-do-sul/
qual o percentual de óleo de soja que é permitido, pela legislação brasileira, no "azeite de oliva extra virgem" de pindorama?
Azeite só se usa quando a matéria-prima é uma fruta. Vivendo mais para aprender melhor.
Postar um comentário