Artigo, Igor Gielow, Folha - Enredos possíveis

A gestão Dilma-2, como já dito aqui, acabou antes de começar. Subsiste uma presidente, cujo partido se desintegrou sob o peso da corrupção, tirando fotos com claque a soldo e convivendo com o governo de fato do PMDB, que entrega a sua Agenda Brasil cheia de coisas inexequíveis, oportunidades de negócios e alguns pontos interessantes.

Algo pode até virar realidade, mas a agenda não passa de um McGuffin, um recurso narrativo típico dos filmes de Alfred Hitchcock destinado a esconder a verdadeira trama. Como a dinheirama roubada por Marion Crane, que domina o início de "Psicose" só para escamotear a história do "über-psicopata" Norman Bates.

No filme patrocinado por Lula para desarmar o impeachment de Dilma, cuja gestação encontrava-se adiantada, Renan Calheiros ganha algo a ser desvelado para travar tudo. Isso, somado ao respiro que Joaquim Levy ganhou da Moody's, deu um alento inesperado ao governo.

Para o público, vende-se uma reedição do parlamentarismo branco do primeiro semestre, desta vez com a chancela do Planalto. Só que falta combinar com a Câmara sob o vilão predileto de todos, Eduardo Cunha.

Mas o McGuffin pode também desviar a atenção de um enredo peemedebista que vislumbra a queda de Dilma. Se ela ganhou alguma sobrevida na semana, suas fragilidades continuam as mesmas, e a vocação do PMDB não sugere solidariedade.

A presença ostensiva de Romero "líder de qualquer governo" Jucá e das digitais de José Serra na Agenda é detalhe nada desprezível. O PMDB toca então barco, à espera de uma Lava Jato cada vez mais aguda, inclusive contra si, e talvez novidades nas apurações do TSE.


E há também os atos de rua deste domingo (16), quando será possível aferir se as manifestações da era da rede social têm musculatura para ultrapassar a categoria de "evento de Facebook" e influenciar de forma mais decisiva o debate.

3 comentários:

Anônimo disse...

Se acontecer com Dilma o que legalmente ocorreu com Collor e naquela vez foi por muito menos, Lula e seus asseclas já disseram que vão sair com armas, portanto estão incitando seus black blocs contra o povo. O MP , a OAB e a CNBB estão mancomunadas com as esquerdas, pois eles se acham no direito de até dizer que sairão armados. Se mato um bandido para me salvar, vou preso, as esquerdas já ameaçam clara e inequivocamente ir as armas se a constituição for aplicada como o foi para Collor e agora aqueles que nos desarmaram não fazem nada????? Collor caiu por uma Elba, Dilma cairá por um Brasil de canalhices!

Anônimo disse...

AS MANIFESTAÇÃO DEPOIS DE AMANHÃ VÃO SE "MUTAR" OU SEJA > SERÁ MAIS SEGUIDA E COM MENOS PESSOAS DE CADA VEZ PARA NÃO "CANSAR". ATÉ ... 2018 SE PRECISO.

ELES VÃO CANSAR > 200 MILHÕES DE PESSOAS SE ALTERNANDO NÃO.

Anônimo disse...

EU IREI EM TODAS!!!! JAMAIS CANSAREI!!!!!! ESSES ESQUERDISTAS VÃO AGORA SABER COM QUEM MEXERAM!!!!! NÓS SOMOS O POVO!!!!! CADEIA PARA DILMA E LULA!!!! FORA PT!!!! CHEGA DESSA PODRIDÃO!!!!!!!! CADEIA!!!!!! CADEIA!!!!!!!!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/