Análise, Leonardo Della Pasqua - Saiba o que o assalto ao carro-forte denuncia sobre a segurança em Porto Alegre

Leonardo Della Pasqua , em análise que intitula "O que a tentativa de assalto do carro-forte no Zaffari da rua Fernandes Vieira denuncia?", conta que nesta sexta-feira (26/09/2014) uma tentativa de assalto foi frustrada no supermercado Zaffari da rua Fernandes Viera, no bairro Bom Fim, em Porto Alegre. A violência extrema da ação, onde mais de 50 tiros foram disparados pelos assaltantes e pelos vigilantes da empresa Prosegur, denunciam algumas questões que são importantes.

. Leia tudo:

Refletirmos sobre o funcionamento da sociedade contemporânea:
1º A ousadia dos delinquentes, que não mais procuram locais afastados e horários sem muita circulação de pessoas provocam uma sensação de insegurança extrema, com características de uma verdadeira guerra civil. As pessoas parecem servir de escudo para o crime;
2º  O modelo do atual capitalismo predatório - baseado na ostentação, na concentração de renda, no status que o dinheiro pode comprar - potencializa cada vez mais a vulnerabilidade e a exposição à violência a que está sujeita a burguesia brasileira. Já faz tempo que a insegurança não é exclusividade das classes menos favorecidas;
3º Qual seria o motivo racional que leva as empresas de segurança, em especial modo os carros-forte, a trabalharem nos horários de pico do comércio e do sistema financeiro? Por que não trabalhar em horários alternativos, como tarde da noite ou nas madrugadas, onde a circulação de civis é muita reduzida? Qual a lógica disso? O custo seria maior? A logística seria mais complicada? E daí? Temos que aceitar passivamente isso?
4º o fato da reação ostensiva por parte dos vigilantes provoca mais questionamentos! Parece que o dinheiro é mais importante que as pessoas. Para salvar a grana de poucos, vale a pena colocar a vida de muitos em perigo. Não existem outros modos de proteger o capital dessas corporações multibilionárias? Tudo vale a pena para salvar o deus dinheiro?
5º o armamento dos meliantes e da segurança dos carros-forte mostram a falência em que se encontra nossa Brigada Militar, nossa Polícia Civil e nosso Exército. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

11 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei pensando no "capitalismo predatório", o cidadão deve ter o direito à segurança mesmo quando agir como idiota e ostentar sua riqueza fruto do trabalho lícito.

Anônimo disse...

O texto sugere que para "proteger" pessoas devemos não reagir ao crime. Esta "solução" iria desestimular os assaltos? Justificar bandidagem em razão do capitalismo é uma abordagem correta?
Se os vigilantes não reagirem, eles morrem. Se a sociedade não reagir, virá o caos, aliás o quadro atual é o caos justamente por políticas condescendentes com os criminosos. Há quem diga que o caos é parte de algo planejado para implantar, em definitivo, a pá de cal no país.
Mass

ALMIR OLIVEIRA disse...

UM AMONTOADO DE IDIOTICES. ESSE TAL DE PASCUA DEVE SER MAIS UM "SOCIALISTA" FRUSTRADO, TIRANDO CONCLUSÕES SEM QUALQUER FUNDAMENTO. É POR ESSAS E OUTRAS QUE OS PETRALHAS CONSEGUEM DIRIGIR UM ELEITORADO DE M...A, COMO UM ENORME REBANHO DE ZUMBÍS

Anônimo disse...

Então tá, o problema é o capitalismo !
Os bandidos são gente boa, devem ser bem tratados, são explorados pelos maus!
Por favor ...

Anônimo disse...

Essa reflexões são dignas de um delinquente moral e intelectual. Querer colocar a culpa na burguesia e nos banqueiros é coisa de esquerdista com uma visão míope causada pela ideologia. Porque não cobrar mais investimentos na segurança, como por exemplo, aumentando o efetivo da brigada, que é o mesmo da década de setenta? Porque não cobrar mudanças no código penal para acabar com a impunidade? Não, isso não...Aí teríamos que meter na cadeia os coitadinhos vitimas da injustiça social que assaltam carros forte para colocar o pão na mesa. Ora, vai catar coquinhos.

Anônimo disse...

No mesmo horário do assalto havia 4 viaturas (3 da PC e 1 da BM) em frente a uma sinagoga na Rua Mariante. Qual a grande importância de se proteger uma sinagoga? Aliás, o MPE está com uma mostra sobre o Holocausto Judeu, o qual, foi uma grande tragédia. Mas, o problema é utilizar uma palavra como sinônimo de somente uma situação, a judaica. Ora, tivemos outros holocaustos, dos índios, ciganos e negros. Aliás, o que dizer dos mais de 20 milhões de pessoas mortas pelo Comunismo? Temos que parar com esta hipocrisia dos "mais iguais". Meu filho perguntou na mostra do MPE por quê não estavam sendo mostradas as outras tragédias e ficou sem resposta.

Anônimo disse...

Políbio,

Quanta bobagem.

Só mais um idiota que, com suas teorias furadas, alimenta a violência.

O Brasil esta a mais de 20 anos na mão de políticos de Esquerda, mas a culpa é sempre do capitalismo e da Direita.

A corrupção da Esquerda é que incentiva o bandido a pegar seu "quinhão de riqueza" sem trabalhar.

JulioK


Anônimo disse...

Parece mais um artigo escrito, talvez, por um socialistinha idiota e babaca, que em vez de culpar os marginais, culpa o "modelo do atual capitalismo predatório", e culpa também quem está trabalhando e fazendo o país funcionar, e a bandidagem é somente fruto da sociedade capitalista opressora. Eu me sinto mais seguro com seguranças armados do meu lado do que sem eles!
Isso é a mesma coisa que culpar alguém pelo roubo de seu próprio carro, afirmando a ela que não deveria ter estacionado naquele local porque ali acontece muitos roubos de veículos. Está havendo a total inversão de valores neste país, e isso faz parte da agenda marxista cultural, a qual o Leonardo Della Pasqua está seguindo 'pari passu', talvez até mesmo sem saber, só está seguindo a onda!

Anônimo disse...

carro forte de madrugada? então os bancos, supermercados, etc. terão de ficar com funcionários a disposição das seguradoras (e depois irem para casa, também sujeitos a violência urbana)? quem sabe proibir a movimentação em dinheiro no centro das grandes cidades?

Anônimo disse...

Só para lembrar a quem não sabe: Todo "dinheiro" transportado ou em Caixas Eletrônicos ou que estão em Banco, via de regra estão no SEGURO. Então durante um tiroteio, alguém perde a vida, porque a vida não vale nada, mas o Dono do Dinheiro, também não perde seu "dindim" porque está no SEGURO. Entenderam agora a lógica. Nossas vida não vale nada, por isso não temos segurança em nenhum lugar.

Anônimo disse...

Polibio. Sera´que algum candidato ficou sem a grana do assalto para a campanha política? Alguem já fez uma pesquisa para saber se aumentam os assaltos a bancos em ano eleitoral?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/